Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos fundamentais de matemática (ao nível do 12.º ano).
Métodos de Ensino
A unidade curricular de Acústica II integra um conjunto alargado de atividades e utilização de ferramentas que facilitarão o desenvolvimento de competências úteis e uma visão mais completa sobre como funciona qualquer sistema de aquisição e processamento de sinais digitais em contexto de investigação. A título de exemplo refira-se a utilização de programas de simulação de estímulos auditivos (ex. E-Synth – Harmonic Synthesis – version 1.25) e ferramentas de cálculo (ex. Excel) a usar na quantificação de grandezas acústicas e compreensão dos conceitos usados para o efeito.
A unidade curricular compreende:
– 1 aula teórico-prática de 1 hora por semana, onde o professor expõe sumariamente os conteúdos programáticos da disciplina e aplica os conceitos físicos e matemáticos apresentados à compreensão de exemplos práticos pertencentes ao universo do profissional de Audiologia;
– 1 aula teórico-prática de 1 hora por semana, onde o professor ajuda o aluno à aplicação dos conceitos e mecanismos na resolução de problemas, incentivando o aluno a uma maior autonomia;
– 1 aula prática-laboratorial de 1 hora por semana, onde os alunos procedem à realização acompanhada de atividades laboratoriais, envolvendo a aquisição e processamento de dados experimentais, relacionando os conteúdos temáticos identificados nessas atividades com os assuntos abordados na componente teórico-prática.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Acústica II, no seguimento da UC de Acústica I, tem como objetivo dotar os alunos do curso de Audiologia com uma base sólida no que respeita a conceitos fundamentais de Acústica necessários à prossecução dos objetivos gerais inscritos no plano de formação do curso de Audiologia da ESTeS Coimbra, dando especial ênfase a conceitos acústicos fundamentais, incluindo a relação entre as caraterísticas do som e a sua perceção, os princípios da propagação do som e da acústica de edifícios e a compreensão sobre como estes se aplicam ao ambiente em que são realizados os ensaios audiométricos e à calibração de equipamentos; Pretende-se ainda facilitar o desenvolvimento de competências de resolução de problemas e espírito crítico, particularmente quando as informações audiométricas parecem inconsistentes.
Programa
1. Impedância acústica (6 horas)
Impedância acústica – definição; correlação com função de transferência de um sistema acústico e a sua resposta em frequência; aplicações à Audiologia
Sistemas acústicos – relação entre sistemas mecânicos e acústicos; ressoador de Helmholtz; sistemas complexos; fontes e recetores sonoros
2. Aspetos físicos e fisiológicos da perceção auditiva humana (15 horas)
Escalas logarítmicas – definição; o decibel (dB) e referências; cálculos em escalas dB
Nível de intensidade sonora – lei de Webner-Fechner; definição de nível de intensidade sonora e nível de pressão sonora; escalas ponderadas; perceção auditiva de intensidade: limiares de audibilidade, diferença mínima percetível, curvas de sensibilidade constante, nível de audição e a escala de fones
Sensação de altura – relação entre altura e frequência; escalas de Mel e de Bark; bandas críticas e mascaramento
3. Propagação do som e acústica de edifícios: lei do quadrado das distâncias, reflexão, refração, difração, reverberação e fórmula de Sabine e coeficientes de absorção. Campos sonoros. Condicionamento acústico interior. (12 Horas)
4. Radiação sonora: monopolos, dipolos e quadripolos; Eficiência da radiação e direcionalidade. (3 Horas)
5. Ruído: tipos de ruído, medição de ruído, legislação aplicável ao contexto laboral (6 h)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. SPEAKS, Introduction to Sound (3ª edição)
Editora: Singular Publishing Group
Ano de Edição: 1999
2. HAUGHTON, Acoustics for Audiologists
Editora: Academic Press
Ano de Edição: 2002
3. PATRÍCIO, A Acústica nos Edifícios
Editora: LNEC
Ano de Edição: 2003
4. PEDROSO DE LIMA, Ouvido, Ondas e Vibrações
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Ano de Edição: 2013