Análise Exploratória de Dados

Esta unidade curricular pressupõe conhecimentos básicos de Estatística, correspondentes à (s) unidade(s) curricular(es) de Estatística de uma licenciatura.

Aulas de cariz teórico-práticas, de acordo com o estipulado no plano curricular.

• Componente teórica: exposição dos conceitos e resolução de exemplos ilustrativos; perguntas aos alunos durante a exposição.
  • Componente prática: resolução de exercícios práticos ilustrativos e complementares da matéria exposta nas aulas teóricas, sob orientação do professor, mas incentivando a resolução autónoma (recorrendo à utilização de software estatístico).

Esta unidade curricular tem por objetivo apresentar um conjunto de técnicas estatísticas de análise e interpretação de dados, com recurso a um software estatístico.

Dada a inserção da UC em cursos de mestrado pretende-se assim desenvolver conhecimentos e competências nos alunos com vista à operacionalização dos modelos de análise mais adequados para problemas concretos, usando um software estatístico.

Capítulo 1 – Notas de Estatística

• Introdução ao SPSS
  • Revisão de Conceitos Básicos de Estatística
  • Estimação e testes de hipóteses

Capítulo 2 – Estatística Multivariada

• Análise fatorial
  • Análise de clusters

Capítulo 3 – Modelos Econométricos

• Modelos de regressão
  • Extensões do modelo de regressão

Bibliografia Fundamental

Maroco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics. 8ª Edição, ReportNumber.

Alwan, L. C., Craig, B. A. and McCabe, G.P. (2020). The Practice of Statistics for Business and Economics, 5th Edition. Macmillan Learning.

Newbold, P., Carlson, W. and Thorne, B. (2019). Statistics for Business and Economics, 9th Edition. Pearson.

Bibliografia Complementar

Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J., Anderson, R.E. (2019). Multivariate Data Analysis, 8th Edition. Cengage.
Anderson, D.R., Sweeney, D.J. and Williams, T.A. (2000). Estatística Aplicada à Administração e Economia.
Pioneira
Maroco, J. (2014). Análise de Equações Estruturais – Fundamentos teóricos, Software e Aplicações. Report
Number
Hill, M., Hill. A. (2012). Investigação por questionário, 2.ª edição revista e corrigida. Edições Sílabo.