Comportamento dos Materiais em Serviço

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura em Engenharia Mecânica ou áreas afins.

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas o conteúdo é exposto através da utilização conjunta do quadro e de apresentações em PowerPoint. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios tipo.
A avaliação desta unidade curricular é realizada através de uma prova escrita no final do semestre. Esta prova engloba duas componentes, uma componente teórica e uma teórico-prática, correspondendo cada a 50% da nota final.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo desta unidade curricular é transmitir aos alunos os conceitos sobre algumas das ferramentas fundamentais no âmbito do projecto e do controlo da ruína de equipamentos mecânicos tendo em conta as suas condições reais de serviço. A aplicação dos conceitos e ferramentas leccionados abrange uma vasta área de aplicação, nomeadamente, nas indústrias aeroespacial, aeronáutica e naval, no projecto de veículos de transporte terrestre e de reservatórios sobre pressão, e ainda a diversos outros componentes e estruturas sujeitas a solicitações estáticas ou dinâmicas.

Programa

1. Principais modos de rotura e ruína em equip. mecânicos.
2. Complementos sobre fadiga de materiais: fadiga supercíclica; fadiga no domínio plástico; comportamento dos metais à deformação plástica cíclica; curvas deformação/vida; previsão da vida de componentes com entalhes.
3. Mecânica da fractura linear elástica: teoria de Griffith; modos de rotura; definição do factor de intensidade de tensão; plastificação na extremidade da fenda; determinação experimental de K1c.
4. Mecânica da fractura elastoplástica: parâmetros COD e Integral J, determinação experimental; aplicação da mecânica da fractura elastoplástica.
5. Corrosão sob tensão: ensaios corrosão sob tensão; aplicações da curva da/dt-K.
6. Aplicação da mecânica da fractura à fadiga: curvas da/dN-?K; influência da razão de tensão; o fenómeno do fecho de fenda; leis da propagação de fendas de fadiga.
7. Fluência e relaxação de tensões: ensaios de fluência de longa duração; relaxação de tensões e recuperação.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO