Conhecimentos de Base Recomendados
Materiais condutores, sobretudo metálicos, e isolantes. Noções básicas de física e matemática, como análise fasorial.
Métodos de Ensino
Os conteúdos são, essencialmente, expostos nas aulas teóricas, complementado pela apresentação de modelos, mecanismos e sistemas eléctricos, de tendência mais aplicativa no decorrer das aulas teórico-práticas. Nas aulas teórico-práticas são feitas montagens e ensaios de esquemas eléctricos.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes): Esta unidade curricular tem como principal objectivo a aquisição de competências que permitam a capacidade para
dimensionar, instalar, operar e manter circuitos e sistemas eléctricos, e para conhecer e saber utilizar instrumentação de medida de grandezas eléctricas.
Programa
Introdução, definições. Corrente contínua. Associações de fontes e receptores. Principais leis e teoremas de análise de circuitos. Corrente Alternada. Necessidade e efeitos da corrente alternada. Corrente alternada sinusoidal monofásica. Valor médio e eficaz. Representação matemática e vectorial. Circuitos R, L, C; RL, RC, RLC. Ressonância série, paralelo. Impedância, associação de impedâncias. Potência activa, reactiva e aparente. Compensação do factor de potência. Sistemas trifásicos. Tensões simples, compostas. Ligações estrela e triângulo. Equivalência estrela-triângulo. Potências. Compensação do factor de potência. Motores eléctricos. Classificação de motores. Principais características e campo de aplicação dos vários tipos de motores. Tipos de arranque. Arranque directo, arranque estrela-triângulo. Instalações eléctricas. Dimensionamento de cabos de alimentação. Tipos e dimensionamento de aparelhos de comando, regulação e protecção. Circuitos de comando e circuitos de potência.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO