Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Electrónica
Conhecimentos de Análise de Circuitos
Métodos de Ensino
Aulas teóricas (com apresentação de diapositivos)
Aulas práticas em regime presencial (resolução de exercícios, ferramentas de simulação, apresentação de diapositivos)
Resultados de Aprendizagem
A Unidade Curricular Electrónica Industrial propõe-se dar formação aos estudantes no que diz respeito à análise dos principais dispositivos semicondutores de potência e do funcionamento de diversas topologias de conversores electrónicos de potência. Pretende-se que no final da unidade curricular o estudante identifique as topologias necessárias à conversão CC/CC, CC/CA, CA/CC em regime estacionário. Pretende-se também que o aluno seja capaz de identificar a utilização desses conversores em aplicações industriais com e sem interface com a rede eléctrica, aplicações em energias renováveis e/ou aplicações para alimentação de cargas isoladas. No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de utilizar ferramentas de simulação para exemplificar o funcionamento dos conversores estudados e proceder ao projecto simplificado dos conversores.
Programa
1. Dispositivos semicondutores de potência: Díodo, tirístor, MOSFET, IGBT; limites e características.
2. Introdução aos conceitos da conversão CC/CC, CC/CA, CA/CC em regime estacionário.
3. Topologias básicas de conversão e problemáticas associadas: CA/CC (rectificadores controlados e não controlados, monofásicos e trifásicos), CC/CC (buck, boost, buck-boost); CC/CA (inversores monofásicos e trifásicos), e CA/CA.
4. Ferramentas de simulação.
5. Aplicações industriais e domésticas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Ahmed, A. (1998). Electrônica de Potência. Pearson.
Textos de apoio e material didático a ser fornecido pelo docente responsável (folha de problemas, diapositivos de acompanhamento de aulas teóricas);