Estatística Aplicada

Métodos de Ensino

De acordo com o que está definido no plano curricular, as aulas são teórico-práticas. O método utilizado para apresentar os conceitos
teóricos definidos no programa da unidade curricular é o expositivo.
Relativamente à parte prática, os alunos são solicitados a resolver exercícios, sempre que possível, utilizando dados reais e um software
estatístico.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principal objetivo a aplicação de técnicas estatísticas na resolução de problemas reais.
Pretende-se assim que os alunos:
– Adquiram noções fundamentais da teoria das probabilidades, incluindo probabilidade condicionada, variáveis aleatórias e distribuições
de probabilidade mais importantes e suas aplicações no mundo real;
– Saibam aplicar técnicas de estimação pontual e intervalar para inferir sobre os parâmetros populacionais e interpretar os resultados
obtidos;
– Realizem e interpretem testes de hipóteses paramétricos relativos a diferentes parâmetros populacionais;
– Compreendam as hipóteses subjacentes ao modelo de regressão linear, estimação e aplicação a problemas concretos;
– Sejam capazes de resolver cada problema concreto com o recurso a um software estatístico.

Programa

1. Enquadramento: pensamento estatístico
2. Probabilidades e distribuições teóricas
2.1. Conceitos e teoremas fundamentais
2.2. Variáveis aleatórias discretas e contínuas
2.3. Distribuições teóricas discretas e contínuas
3. Inferência Estatística
3.1. Introdução
3.2. Intervalos de confiança para diferentes parâmetros populacionais usuais
3.3. Testes de hipóteses paramétricos para diferentes parâmetros populacionais usuais
4. Modelo de regressão linear

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Anderson, D.R., et al. (2017). Statistics for Business & Economics,13e. Cengage Learning.
Bruce, P., Bruce, A. & Gedek, P. (2020). Practical Statistics for Data Scientists: 50+ Essential Concepts Using R and Phyton, 2e. O’Reilly
Media.
Keller, G & Gaciu, N. (2016). Statistics for Management and Economics. 2e. Cengage Learning EMEA.
Murteira, B. et al. (2015). Introdução à Estatística. 3ªEd, Escolar Editora.
Newbold, P., Carlson, W. & Thorne, B. (2022). Statistics for Business and Economics, Global Edition, Pearson Education Limited.
Pedrosa, A. & Gama, S. (2016). Introdução computacional à Probabilidade e Estatística, 3ª Ed. Porto Editora.
Tintle, N., Chance, B.L., Cobb, G.W., Rossman, A.J., Roy, S., Swanson, T., & VanderStoep, J. (2020). Introduction to Statistical
Investigations, 2st Edition, Wiley.