Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos fundamentais de matemática (ao nível do 12.º ano).
Métodos de Ensino
A unidade curricular compreende:
– 1 aula teórica de 1 hora por semana, onde o professor da matriz teórica expõe sumariamente os conteúdos programáticos da disciplina;
– 1 aula teorico-prática de 1 hora por semana, onde o professor aplica os conceitos físicos apresentados na aula teórica à compreensão de exemplos práticos pertencentes ao universo do profissional de Saúde Ambiental, e introduz o aluno à aplicação desses conceitos na resolução de problemas;
– 1 aula teorico-prática de 1 hora por semana, onde os alunos procedem à resolução acompanhada de exercícios de aplicação prática formulados no âmbito do universo do profissional de Saúde Ambiental com o intuito de clarificar e relacionar os assuntos abordados na componente teórica, bem como de conferir competências efectivas na análise e resolução de problemas reais.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Física do Ambiente tem como objetivo dotar os alunos do curso de Saúde Ambiental com uma base sólida no que respeita a conceitos fundamentais de Física com aplicação no futuro desempenho da sua profissão.
Conhecimentos a adquirir pelo estudante:
Pretende-se que os alunos se familiarizem com conceitos e leis fundamentais das áreas temáticas da Mecânica, Acústica, Hidráulica, Termodinâmica, Eletricidade, Radiações Eletromagnéticas e da Radioatividade;
Aptidões a adquirir pelo estudante:
– Aplicar as leis e conceitos físicos na resolução de problemas;
– Utilizar as leis e conceitos da Física para explicar os fenómenos naturais, com ênfase para aqueles diretamente relacionados com os riscos físicos em contexto laboral;
– Aplicar os mecanismos intelectuais de compreensão e rigor subjacentes ao método científico, que transparecem no campo da Física;
Competências a adquirir pelo estudante:
– Utilizar criticamente ferramentas de cálculo (ex. Excel) e equipamento/software de aquisição/processamento de dados na quantificação/medição de grandezas físicas;
– Comunicar, de forma efetiva, recorrendo corretamente aos conceitos e leis da Física;
Programa
1 – Elementos de física clássica e aplicações(3h T + 6h TP)
1.1 Unidades e conversão de unidades e dimensões das grandezas físicas
1.2 Leis de Newton
1.3 Princípios de mecânica de fluidos e hidrodinâmica
1.4 Forças dissipativas: o atrito
1.5 Forças de arrasto; arrasto de superfície e de forma
1.6 Sedimentação e velocidade de sedimentação
2 – Energia (2h T + 4h TP)
2.1 Energia cinética, energia potencial, trabalho
2.2 Princípio da conservação da energia
2.3 Forças dissipativas, potência e rendimento energético
2.4 Produção vs. transferência de energia
3 – Calor, energia térmica e termodinâmica (1h T + 2h TP)
3.1 Temperatura e calor, capacidade calorífica e calor específico
3.3 As leis da termodinâmica
3.4 Processos de transferência de energia térmica
4 – Electricidade (2h T + 6h TP)
4.1 Força eléctrica, campo eléctrico, potencial
4.2 Lei de Ohm; circuitos eléctricos simples
4.3 Corrente contínua vs corrente alterna; condensadores
4.4 Bioelectricidade: potencial de acção e propagação do estímulo
4.5 Segurança eléctrica
4.6 Produção de energia eléctrica: centrais termoeléctricas, hidroeléctricas, eólicas, energia das ondas e das marés
5 – Radiação electromagnética (1 h T + 2h TP)
5.1 Espectro electromagnético
5.2 Fotões e energia da radiação electromagnética
5.3 Produção de energia eléctrica: painéis fotovoltaicos
5.4 Interacção da radiação electromagnética com a matéria biológica
6 – Radioactividade e energia nuclear (2h T + 4h TP)
6.1 As forças fundamentais da natureza
6.2 Introdução à física nuclear e às propriedades do núcleo atómico
6.3 Isótopos estáveis e instáveis: decaimento beta, decaimento alfa e cisão nuclear
6.4 Lei do decaimento radioactivo
6.5 Produção de energia em centrais nucleares
6.6 Utilização das propriedades nucleares em imagiologia clínica e impacto ambiental
7 – Acústica (2h T + 2h TP)
7.1 Movimentos ondulatórios – conceito de onda e sua caracterização qualitativa; frentes de onda; ondas periódicas: amplitude, frequência, comprimento de onda e velocidade de propagação
7.2 Ondas sonoras – quantidades físicas usadas na sua descrição: pressão acústica, densidade do meio, elongação e velocidade das partículas; sons puros; quantificação do som: energia sonora, intensidade sonora, nível de intensidade; propagação do som: velocidade do som, lei do inverso do quadrado da distância
7.3 Sistemas acústicos – impedância característica específica de um meio; reflexão e transmissão numa fronteira
7.4 Instrumentação em acústica: medida da intensidade sonora; princípios físicos do funcionamento de microfones e altifalantes
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal:
TIPLER e MOSCA, Física para Cientistas e Engenheiros (5ª ed.) – volumes 1, 2 e 3
Editora: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora Lda
Ano de Edição: 2006
GIANCOLI, Physics: Principles with Applications, Global Edition
Editora: Pearson Education
Ano de Edição: 2015
DURÁN, Biofísica – Fundamentos e Aplicações
Editora: Makron Books / Prentice Hall
Ano de Edição: 2003
Bibliografia Secundária:
CLARE SMITH, Environmental Physics
Editora: Routledge Edt., NY
Ano de Edição: 2001
John Monteith e Mike Unsworth, Principles of Environmental Physics
Editora: Academic Press
Ano de Edição: 2013