Conhecimentos de Base Recomendados
Mecânica dos Solos.
Métodos de Ensino
Nas aulas TP usa-se o método expositivo e inquisitivo para explicação dos assuntos teóricos e há resolução individual e em grupo de exercícios. Os alunos devem realizar 1 trabalho de pesquisa com relatório e apresentação oral. Nas aulas OT a metodologia é por competências. Há acompanhamento dos alunos, esclarecimento de dúvidas, resolução de exercícios e orientação dos trabalhos de pesquisa. Realizar-se-ão visitas de estudo se possível. Nas aulas PL os alunos assistem a demonstrações de ensaios in situ e realizam, apresentam e defendem os trabalhos de pesquisa em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são a tecnologia e o dimensionamento de estruturas de suporte de terras e fundações.
Competências Genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; Realização de julgamento e tomada de decisão; Auto-aprendizagem; Trabalho em equipa; Comunicação escrita e oral.
Competências específicas: Analisar e compreender o funcionamento de fundações e estruturas de suporte de terras. Reconhecer, diagnosticar e prevenir patologias estruturais e geotécnicas em construções, ao nível das fundações e do suporte de terras. No caso de muros rígidos de suporte e de fundações superficiais, os estudantes terão competências para projeto, fiscalização, condução e reparação de obras.
Programa
1. Impulsos de terras: Repouso; Coeficientes de impulso; Equilíbrio limite ativo e passivo; Métodos de Rankine e Coulomb; Caquot-Kérisel.
2. Estruturas de suporte: Rígidas e flexíveis; Muros gravidade, betão, gabiões, etc.; Solo reforçado; Cortinas; Dimensionamento e estabilidade; Método clássico; Eurocódigo 7; Drenagem.
3. Fundações: Classificação; Superficiais. Adequação; Rotura; Mecanismo Prandtl; Teorias de Terzaghi e Meyerhof; Capacidade de carga. Curto e longo prazo; Método clássico; EC7; Assentamentos; Tipos; Previsão; Imediatos, consolidação e fluência.
4. Ensaios in situ para previsão da capacidade de carga e da deformação de fundações: Penetração e carga; Pressiómetros Ménard e autoperfurador; Dilatómetro de Marchetti. Ensaios sísmicos. Correlações.
5. Fundações profundas: Classificação; Tipos; Capacidade de carga de uma estaca isolada. Resistências de ponta e lateral; Teorias de Terzaghi, Meyerhof, Berezantzev e Vesic; Métodos baseados no SPT e CPT; Fórmulas dinâmicas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
• Matos Fernandes, M. (2016). Mecânica dos Solos – volumes I e II. Portugal: FEUP Edições.
• Moreira, C., Dimensionamento de Muros de Suporte
• Moreira, C., Estruturas Flexíveis de Contenção Periférica