Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
Aulas teóricas expositivas com recurso a meios audiovisuais e interativos entre aluno e professor,
com utilização das aulas teórico-práticas para reforçar a compreensão dos conteúdos
programáticos das aulas teóricas.
Os alunos são acompanhados no decorrer do semestre com esclarecimento de dúvidas, sempre
que solicitado e como complemento de formação.
São disponibilizadas duas horas semanais, com horário pré-definido ou a combinar com o aluno.
São também entregues a cada aluno suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada em cada
aula, assim como as referências bibliográficas recomendadas para a disciplina, no inicio do ano
lectivo.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Hidrogeologia pretende habilitar o aluno com conceitos e princípios fundamentais de hidrologia subterrânea e geologia, bem como, as suas aplicações, estudo dos diferentes componentes da hidrologia superficial, estudo do mecanismo de propagação da água ao nível subterrâneo, processos de abertura e manutenção de captações e as formas de contaminação de aquíferos.
Pretende ainda desenvolver competências práticas no domínio das técnicas de avaliação, exploração e gestão de recursos hídricos subterrâneos, bem como da qualidade da água.
O aluno deve adquirir conhecimentos de:
Conceitos e princípios fundamentais de hidrologia subterrânea e geologia.
Componentes da hidrologia superficial;
Mecanismo de propagação da água ao nível subterrâneo;
Processos de abertura e manutenção de captações e as formas de contaminação de aquíferos.
O aluno deve adquirir aptidões para:
Desenvolver práticas no domínio das técnicas de avaliação, exploração e gestão de recursos hídricos
subterrâneos;
Reconhecer e compreender ciclo hidrológico.
O aluno deve adquirir competências para:
Pesquisar as quantidades de água gastas pelo homem nas suas atividades;
Distinguir entre contaminação e poluição;
Reconhecer tipos de poluição;
Identificar dos vários pontos de contaminação das águas.
Programa
Matriz teórica
1 -Noções gerais de geologia – 6 horas
1.1 – Mineral: definição, propriedades macroscópicas e sistematização
1.2 – Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas: definição, propriedades macroscópicas e
sistematização
1.3 – Aspetos gerais da tectónica terrestre
1.4 – Cartas topográficas e cartas geológicas
1.5 – Geologia de Portugal
2 – Pedologia – 2 horas
2.1 – Constituição e dinamismo de um solo
2.2 – Propriedades macroscópicas de um solo
3 – Princípios da Carta Europeia da Água; distribuição da água na Terra; importância da água
subterrânea e evolução dos consumos de água – 2 horas
4 – Hidrologia – 6 horas
4.1 – Ciclo hidrológico
4.2 – Precipitação, infiltração, evapotranspiração e escoamento
4.3 – A água nos solos e nas rochas
4.3.1 – Zonas saturadas e não saturadas
4.3.2 – Balanço hídrico ao nível do solo
4.4 – Bacia hidrográfica
5 – Formações hidrogeológicas – 8 horas
5.1 – Características: porosidade, coeficiente de armazenamento, coeficiente de permeabilidade
e transmissividade
5.2 – Aquífero, aquitardo, aquicluso e aquífugo. Tipos de aquíferos
5.3 – Estatística e dinâmica em meios porosos
5.4 – Lei de Darçy
5.5 – Escoamento em meios saturados: Zonas de recarga e descarga
5.6 Emergências naturais e tipos de captação artificial
6 – Qualidade da água – 4 horas
6.1 – Características físicas, químicas, bacteriológicas e radioativas
6.2 – Representações gráficas e expressões analíticas de análises químicas
6.3 – Classificação hidroquímica da água
6.4 – Qualidade e normas para águas de consumo: humano, agrícola e industrial
6.5 – Regulamentação Portuguesa
7 – Recursos hídricos subterrâneos em Portugal – 2 horas
Matriz teórico-prática
1- Observação de exemplares de minerais e rochas – 1 hora
2 – Elaboração de um perfil topográfico e de um corte geológico – 1 hora
3 – Consulta de mapas geológicos, cartas geológicas e identificação dos símbolos relacionados
com recursos hídricos – 1 hora
4 – Análise estatística de dados de precipitação – 2 hora
5 – Determinação da precipitação média e ponderada numa bacia hidrográfica – 2 horas
6 – Determinação dos valores de ETP e de ETR – 2 horas
7 – Realização de balanço hídrico sequencial mensal a nível do solo – 2 horas
8 – Observação da distribuição dos valores de P,R e ET em Portugal – 2 horas
9 – Aplicação da Lei de Darcy – 2 horas
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia primária:
Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico costa, J. Botelho da Fundação
Calouste Gulbenkian 2000
Noções gerais de geologia e geologia geral de portugal abreu, m.m. edição aeisa 1994
– Caracterização, origem e comportamento dos constituintes da crusta de meteorização. i
caracterização químico-estrutural dos constituintes da fase sólida; ii comportamento dos iões em
solução aquosa; iii mecanismos e processos de meteorização; iv comportamento das fases sólidas
no sistema sólido-líquido. Abreu, M.M. Edição Aeisa 1994/95/96
– Davies, S.W., Wiest, R. J. M., (1971) – Hidrogeologia Ariel
– Lencastre, A., Franco, F.M. (19849 – Lições de hidrologia. Univ. Nova de lisboa
– Rodrigues, J. D., (1984) – Noções de hidrogeologia. Geonovas, revista da associação portuguesa
de geólogos
– Ferreira, M. P., (2000) – Recursos hidricos disponíveis e usaveis: âmbito das responsabilidades
autarquicas, instituto de investigação da água. Faculdade de Ciências e Tecnologia da
Universidade de Coimbra
Bibliografia secundária:
– Introduction to geochemistry. 2nd edition. Krauskopf, K.B. Mc. Graw-hill int. Series in the earth
and planetary sciences 1983
– Le sol: interface dans l’environement, resource pour le développement Robert, M. Masson,
Paris 1996
– Manual de mineralogia, Dana, J.D. e Hurlbut, C.S. JR livros técnicos e científicos. Editora São
Paulo 1983
– Minerais constituintes das rochas – Uma introdução; Deer, W.A.; Howie, R.A. e Zussman, J.
Fundação Calouste Gulbenkian 1981
– Minerals in soil environments. 2ª edição J.B. Dixon e S. B. Weed (eds.) Soil sc. Soc. Of america.
Madison, USA 1989
– A evolução do território português no decurso dos tempos geológicos, Teixeira, C. Revista
pedagógica e cultural nº 28, Liceu Pedro Nunes, Lisboa 1966
– Geologia: petrogénese e orogénese, Carvalho, a. M. Galopim Universidade Aberta, Lisboa 1997
– Geologia: morfogénese e sedimentogénese, Carvalho, A. M. Galopim Universidade Aberta, Lisboa 1996