Metodologias de Avaliação de Desempenho

Conhecimentos de Base Recomendados

É desejavel que tenham conhecimento de conceitos básicos de programação linear.

Métodos de Ensino

A Unidade curricular envolve uma abordagem interdisciplinar que combina conceitos matemáticos avançados com princípios de gestão e tomada de decisão.

O modelo pedagógico escolhido visa envolver os alunos de maneira ativa, proporcionando uma aprendizagem significativa e aplicável. No seguimento deste modelo pretende-se:

– Uma combinação de aulas expositivas, aulas com suporte informático com utilização de software de modelação e discussão em sala de aula com a análise problemas.

 – Oferecer feedback construtivo durante todo o processo de aprendizagem, incentivando a reflexão sobre as abordagens matemáticas e fornecendo orientações para melhoramento contínuo.

–  Realização de trabalhos de grupo para resolver problemas ou projetos relacionados com a avaliação de desempenho, o que promove o trabalho em equipa e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

 – Frequentemente são colocadas questões, para estimular a participação dos estudantes, bem como serão propostos problemas para realizar fora da aula com o propósito de avaliar e controlar a aquisição de conhecimentos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:

1. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre algumas abordagens e técnicas utilizadas na avaliação de desempenho.

2. Desenvolver a capacidade de identificar e selecionar indicadores de desempenho relevantes para diferentes contextos organizacionais.

3. Aprender a analisar criticamente as metodologias de avaliação de desempenho existentes, considerando as suas limitações e potencialidades.

4. Capacitar os alunos para a aplicação prática da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) para avaliação do desempenho de unidades organizacionais.

 

Competências:

1. Desenvolver competências na análise de dados de desempenho para extrair insights valiosos e informar decisões.

2.  Desenvolver a capacidade de discutir e comunicar de forma eficaz os resultados das avaliações de desempenho a diferentes partes interessadas.

3. Saber usar a metodologias de avaliação de desempenho e conseguir fazer a sua aplicação a diferentes setores e/ou organizações.

Programa

1. Indicadores e medidas de desempenho

1.1. Perspetivas e Caracterização de um Balanced Score Card

2. Introdução à Programação Linear Multiocritério

3. Modelos clássicos DEA

3.1. CCR
3.2. BCC
3.3 Modelo não orientado de retornos à escala (Aditivo)

4. Benchmarking
5. Rankings
6. Casos práticos com recurso a suporte informático

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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