Conhecimentos de Base Recomendados
É desejavel que tenham conhecimento de conceitos básicos de programação linear.
Métodos de Ensino
A Unidade curricular envolve uma abordagem interdisciplinar que combina conceitos matemáticos avançados com princípios de gestão e tomada de decisão.
O modelo pedagógico escolhido visa envolver os alunos de maneira ativa, proporcionando uma aprendizagem significativa e aplicável. No seguimento deste modelo pretende-se:
– Uma combinação de aulas expositivas, aulas com suporte informático com utilização de software de modelação e discussão em sala de aula com a análise problemas.
– Oferecer feedback construtivo durante todo o processo de aprendizagem, incentivando a reflexão sobre as abordagens matemáticas e fornecendo orientações para melhoramento contínuo.
– Realização de trabalhos de grupo para resolver problemas ou projetos relacionados com a avaliação de desempenho, o que promove o trabalho em equipa e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.
– Frequentemente são colocadas questões, para estimular a participação dos estudantes, bem como serão propostos problemas para realizar fora da aula com o propósito de avaliar e controlar a aquisição de conhecimentos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
1. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre algumas abordagens e técnicas utilizadas na avaliação de desempenho.
2. Desenvolver a capacidade de identificar e selecionar indicadores de desempenho relevantes para diferentes contextos organizacionais.
3. Aprender a analisar criticamente as metodologias de avaliação de desempenho existentes, considerando as suas limitações e potencialidades.
4. Capacitar os alunos para a aplicação prática da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) para avaliação do desempenho de unidades organizacionais.
Competências:
1. Desenvolver competências na análise de dados de desempenho para extrair insights valiosos e informar decisões.
2. Desenvolver a capacidade de discutir e comunicar de forma eficaz os resultados das avaliações de desempenho a diferentes partes interessadas.
3. Saber usar a metodologias de avaliação de desempenho e conseguir fazer a sua aplicação a diferentes setores e/ou organizações.
Programa
1. Indicadores e medidas de desempenho
1.1. Perspetivas e Caracterização de um Balanced Score Card
2. Introdução à Programação Linear Multiocritério
3. Modelos clássicos DEA
3.1. CCR
3.2. BCC
3.3 Modelo não orientado de retornos à escala (Aditivo)
4. Benchmarking
5. Rankings
6. Casos práticos com recurso a suporte informático
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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