Metodologias de Avaliação de Desempenho

É desejavel que tenham conhecimento de conceitos básicos de programação linear.

A Unidade curricular envolve uma abordagem interdisciplinar que combina conceitos matemáticos avançados com princípios de gestão e tomada de decisão.

O modelo pedagógico escolhido visa envolver os alunos de maneira ativa, proporcionando uma aprendizagem significativa e aplicável. No seguimento deste modelo pretende-se:

– Uma combinação de aulas expositivas, aulas com suporte informático com utilização de software de modelação e discussão em sala de aula com a análise problemas.

– Oferecer feedback construtivo durante todo o processo de aprendizagem, incentivando a reflexão sobre as abordagens matemáticas e fornecendo orientações para melhoramento contínuo.

–  Realização de trabalhos de grupo para resolver problemas ou projetos relacionados com a avaliação de desempenho, o que promove o trabalho em equipa e a aplicação prática dos conceitos aprendidos.

– Frequentemente são colocadas questões, para estimular a participação dos estudantes, bem como serão propostos problemas para realizar fora da aula com o propósito de avaliar e controlar a aquisição de conhecimentos.

Objetivos:

1. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre algumas abordagens e técnicas utilizadas na avaliação de desempenho.

2. Desenvolver a capacidade de identificar e selecionar indicadores de desempenho relevantes para diferentes contextos organizacionais.

3. Aprender a analisar criticamente as metodologias de avaliação de desempenho existentes, considerando as suas limitações e potencialidades.

4. Capacitar os alunos para a aplicação prática da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) para avaliação do desempenho de unidades organizacionais.

Competências:

1. Desenvolver competências na análise de dados de desempenho para extrair insights valiosos e informar decisões.

2.  Desenvolver a capacidade de discutir e comunicar de forma eficaz os resultados das avaliações de desempenho a diferentes partes interessadas.

3. Saber usar a metodologias de avaliação de desempenho e conseguir fazer a sua aplicação a diferentes setores e/ou organizações.

1. Indicadores e medidas de desempenho

1.1. Perspetivas e Caracterização de um Balanced Score Card

2. Introdução à Programação Linear Multiocritério

3. Modelos clássicos DEA

3.1. CCR
3.2. BCC
3.3 Modelo não orientado de retornos à escala (Aditivo)

4. Benchmarking
5. Rankings
6. Casos práticos com recurso a suporte informático

• CHEN, T.; CHEN, L. DEA performance evaluation based on BSC indicators incorporated: the case of semiconductor industry. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 56, n. 4, p. 335-357, 2007.

• CROSS, K.; LYNCH, R. L. Managing the corporate warriors. Quality Progress, v.23, n.4, 1990. p.54-59.

• EILAT, H.; GOLANY, B.; SHTUB, A.. R&Dproject evaluation: an integrated DEA and balanced scorecard approach. Omega, v. 36, n. 5, p. 895-912, 2006. • EPSTEIN, M.; MANZONI, J. F. Implementing corporate strategy: from tableaux de bord to Balanced Scorecards. European Management Journal, v. 16, n. 2, p. 190-203, 1998.

• KAPLAN, R.; NORTON, D. The Balanced Scorecard – Measures that Drive Performance. Harvard Business Review, vol. 70, n.1, p.71-79, January- February, 1992.

• KAPLAN, R.; NORTON, D. Using the Balanced Scorecard as a strategic management system. Harvard Business Review, p.75-85, january-february, 1996.

• KAPLAN, R.; NORTON, D. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

• NEELY, A; ADAMS, C.:CROWE, P. The Performance Prism in Practice. Measuring Business Excellence, Bradford, v.5, n.2, 2001. • NEELY, A; ADAMS, C. Perspective on Performance: The Performance prism. Cranfield Centre for Business Performance , v.5, n.2, 2000.

• NORREKLIT, H. The balance on the Balanced Scorecard – a critical analysis of some of its assumptions. Management Accounting Research, v.11, p. 65-88, 2000.

• RICKARDS, R. Setting benchmarks and evaluating balanced scorecards with data envelopment analysis. Benchmarking: an international journal, v. 10, n. 3, p. 226-245, 2003

• SCHNEIDERMAN, A. M. Why balanced scorecards fail. Journal of Strategic Performance Measurement, Edição Especial, p. 6, 1999.

• A. Charnes, W. Cooper, A. Y. Lewin e L. M. Seiford, Data Envelopment Analysis: Theory, Methodology, and Application, Kluwer Academic Publishers, 1994. • M. Norman e B. Stoker, Data Envelopment Analysis: The Assessment of Performance, Wiley, 1991.

• W. Cooper, L. M. Seiford e K. Tone, Data Envelopment Analysis: A comprehensive Text with Models, Applications, Kluwer Academic Publishers, 2000.

• W. Cooper, L. M. Seiford e K. Tone, Introduction to Data Envelopment Analysis and its uses, Springer, 2006. • R. Ramanathan, An Introduction to Data Envelopment Analysis, A tool for performance measurement, SAGE publications, 2003.