Motores de Combustão Interna

Conhecimentos de Base Recomendados

Ao nível das unidades curriculares de Termodinâmica, Mecânica de Fluidos e Tranferência de Calor.

Métodos de Ensino

a) Teóricas: exposição pelo docente.
b) Teórico – práticas: Incluem a resolução de exercícios de cálculo e o estudo de protótipos selecionados;
c) Trabalhos práticos em laboratório: Aulas laboratoriais de experiências com motores e hardware de teste. Estes incluem: Testes de compressão e estanquidade. Controlo elétrico/eletrónico de sistemas de injeção e ignição. Motor de arranque. Oscilogramas. Equilíbrio de potência. Gases de escape. Determinação de curvas características.
Avaliação:
(A) Dois testes no semestre (mínimo de 80% assiduidade e >= 8,5 valores na escala 0-20). Há também a opção de realização de exame final escrito ( >= 8,5 valores). É obrigatória a aprovação em (B) Trabalhos laboratoriais (>= 10 valores na escala 0-20). A classificação final é (0,75*A+0,25*B). Onde (B) é a classificação na parte laboratorial. Inclui 2 componentes: B.1) Trabalhos práticos (30%*B); B.2) Apresentação e discussão de relatórios (grupos<=6 estudantes) (70%*B).

Resultados de Aprendizagem

Objetivos:
1-Compreender os pormenores construtivos e os princípios de funcionamento; capacidade para instalar, operar e saber intervir, através de projetos simples na gestão de potência, consumos e impactos ambientais; saber responder às necessidades de manutenção e reparação; selecionar os diferentes componentes e sistemas; saber acompanhar as evoluções tecnológicas.
2-Saber desenvolver experiências de controlo de desempenho de motores e interpretar dados recolhidos em ensaios.
Competências:
1-Conhecer, compreender o funcionamento, saber operar e saber selecionar diferentes tipos de motores.
2-Saber efetuar medições, instrumentar e controlar o desempenho de motores.
3-Ter capacidade para instalar, operar e efetuar a manutenção de motores.
4-Saber aplicar técnicas de deteção de avarias em motores.
5-Realização de trabalhos laboratoriais: a)Ensaios de compressão e de estanquidade. b) Ensaios e diagnóstico de avarias em motores. c) Ensaio de motor em freio dinamométrico.

Programa

PARTE I-TEORIA DE MOTORES
Função e princípios de funcionamento de motores.
Ciclos teóricos de motores de combustão interna.
Combustíveis, combustão, fluido operante e emissões.
Atrito no motor, lubrificação e lubrificantes.
Ciclos reais. Diagramas de pressão.
Parâmetros geométricos e de desempenho. Balanço de energia do motor.
Motores de ignição comandada e motores de ignição por compressão de 4 tempos.
Motores de 2 tempos.
Sobrealimentação de motores.
Parâmetros ecológicos e sistemas anti-poluição.
Teste de motores em banco dinamométrico.
PARTE II-DESCRIÇÃO DE MOTORES/EXERCÍCIOS TEÓRICO-PRÁTICOS
Descrição prática de motores. Estrutura e construção de motores.
Sistema de distribuição do fluido operante.
Sistemas de alimentação e ignição de motores SI.
Sistema de alimentação de motores CI.
Grupos auxiliares:1-Sistemas de arrefecimento de motores;2-Sistema de lubrificação.
Resolução de exercícios teórico-práticos.
PARTE III-LABORATÓRIOS DE MOTORES
Aulas laboratoriais.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO