Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino adotada é baseada na exposição dos conceitos fundamentais da topografia e no método interrogativo para fomentar o espírito de reflexão. Além disso, espera-se uma forte componente prática que desempenhará um papel relevante na motivação dos alunos para o manuseamento dos equipamentos na realização de levantamentos topográficos.
Resultados de Aprendizagem
Constituem objetivos da presente unidade curricular:
a) Conhecer os conceitos gerais relativos aos levantamentos topográficos;
b) Identificar os conceitos de planimetria e altimetria, e os diversos métodos utilizados para a representação do relevo;
c) Identificar elementos de fotogrametria;
d) Conhecer os diferentes métodos e procedimentos de posicionamento (fundamentos e aplicações) que proporcionam precisão adequada na georreferenciação e estabelecimento de vértices de referência e posicionamento de vértices de limites (artificiais e naturais).
Programa
Módulo I. Topografia e equipamentos topográficos (9 horas)
a) Os levantamentos topográficos;
b) Elementos de Fotogrametria;
c) Equipamentos topográficos. Erros de medição. Erros e limitações de precisão;
d) Prática individual de utilização de equipamentos topográficos.
Módulo II. Técnicas de posicionamento (fundamentos e aplicações) (6 horas)
a) Métodos de posicionamento (estático, dinâmico e pós-processamento em Tempo-Real);
b) Erros nas observações espaciais;
c) Prática em contexto de formação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - 1 Prova escrita individual (Módulo I) - 50.0%
- - 1 trabalho (Módulo II) - 50.0%
- - 1 trabalho (Módulo II) - 50.0%
- - Prova escrita individual (Módulo I) - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
A. (2010) Topografia aplicada à Engenharia Civil. Vol. 1. São Paulo: Edgard Blücher.
Borges, A. (1992). Exercício de Topografia. 3.ª ed. São Paulo: Edgard Blücher. Casaca, J. et al. (2005). Topografia Geral. Lidel.