Objetivos do Curso
Os objetivos gerais do CE tomam como referência o perfil de desempenho profissional definido pelo DL nº 241/2001 de 30 agosto, conjugado com o DL 79/2014 de 14 de maio e demais legislação relativa a graus e diplomas do ensino superior. Assim, o CE organiza-se como um curso de habilitação para a docência no domínio 1º e 2º CEB, visando, fundamentalmente, a formação de professores/as capazes de desenvolver práticas intencionais e de qualidade.
Condições de Acesso e Ingresso
Em conformidade com o regime jurídico da habilitação profissional para a docência em vigor (DL. n.º 79/2014, de 14 de maio, na sua atual redação), podem candidatar-se ao acesso ao presente ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, para o ano letivo 2025/2026:
1. os titulares da licenciatura em Educação Básica; e
2. os titulares de outras licenciaturas desde que satisfaçam os requisitos de créditos mínimos, tal como definidos no anexo do D.L. n.º 9-A/2025 de 14 de fevereiro, isto é, licenciatura que atribua créditos do ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação nos seguintes termos:
a) Áreas de docência e área das didáticas específicas: mínimo de 90 créditos. Os créditos relativos à componente de formação na área de docência distribuem-se nos seguintes termos:
• 20 a 30 créditos em Português;
• 20 a 30 créditos em Matemática;
• 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal
• 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física.
b) Área educacional: 10 a 20 créditos.
3. Dando cumprimento ao disposto no art.º 17.º da mesma legislação, para comprovar o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica os candidatos deverão fazer prova documental, conforme disposto no edital de candidatura.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Confere habilitação profissional para a docência nos grupos de recrutamento 110 e 230, de acordo com o Dec. Lei. nº 79/2014 de 14 de maio (mestrados profissionalizantes).
Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aquiLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Tendo em linha de conta os objetivos gerais do CE pretende-se que o grau de mestre em ensino do 1º/2º CEB (CN/M) e a correspondente habilitação profissional para a docência neste nível do sistema educativo, seja conferido aos que demonstrem:
– Competências e conhecimentos no domínio genérico do 1º/2ºCEB, que sustentem o desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade e a adoção de uma atitude investigativa e de análise crítica da realidade;
– Conhecimentos científicos e didáticos nas áreas de conteúdo do 1º /2ºCEB (CN/M), e a capacidade para promover a
sua articulação interdisciplinar;
– Competências e aptidões favoráveis à adoção de práticas integradas, sustentadas numa pedagogia apropriada à
idade das crianças;
– Aptidão para identificar o impacto dos diversos âmbitos educativos e dos contextos comunitários em que estes se
inserem, e competências para o trabalho colaborativo e em rede;
– Competências e atitudes de aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente em processos auto-orientados.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Tronco comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Prática Educativa em 1º Ciclo do Ensino Básico | 21016329 | 24 | Anual |
Estudo do Meio e Didática do Estudo do Meio no 1º Ciclo do Ensino Básico | 21016335 | 6 | 1º S |
Matemática e Didática da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico | 21016346 | 6 | 1º S |
Português e Didática do Português no 1º Ciclo do Ensino Básico | 21016354 | 6 | 1º S |
Artes e Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico | 21016360 | 6 | 2º S |
Metodologias de Investigação em Educação | 21016371 | 3 | 2º S |
Seminário Interdisciplinar em 1º Ciclo do Ensino Básico | 21016631 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Educação Social e Emocional | 21016393 | 3 | 2º S |
Inteligência Artificial em Educação | 21016406 | 3 | 2º S |
Necessidades Educativas Específicas | 21016417 | 3 | 2º S |
Neurociências e Educação | 21016428 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Prática Educativa em 2º Ciclo do Ensino Básico | 21016439 | 24 | Anual |
Ciências Experimentais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | 21016502 | 6 | 1º S |
Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico | 21016513 | 9 | 1º S |
Organização e Gestão Educacional | 21016450 | 3 | 1º S |
Didática da Matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico | 21016524 | 6 | 2º S |
Didática das Ciências Experimentais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | 21016530 | 6 | 2º S |
Seminário Interdisciplinar em 2º Ciclo do Ensino Básico | 21016642 | 6 | 2º S |