Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico

Objetivos do Curso

Os objetivos gerais do CE tomam como referência o perfil de desempenho profissional definido pelo DL nº 241/2001 de 30 agosto, conjugado com o DL 79/2014 de 14 de maio e demais legislação relativa a graus e diplomas do ensino superior. Assim, o CE organiza-se como um curso de habilitação para a docência no domínio 1º e 2º CEB, visando, fundamentalmente, a formação de professores/as capazes de desenvolver práticas intencionais e de qualidade.

Condições de Acesso e Ingresso

Em conformidade com o regime jurídico da habilitação profissional para a docência em vigor (DL. n.º 79/2014, de 14 de maio, na sua atual redação), podem candidatar-se ao acesso ao presente ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, para o ano letivo 2025/2026:

1. os titulares da licenciatura em Educação Básica; e

2. os titulares de outras licenciaturas desde que satisfaçam os requisitos de créditos mínimos, tal como definidos no anexo do D.L. n.º 9-A/2025 de 14 de fevereiro, isto é, licenciatura que atribua créditos do ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação nos seguintes termos:
a) Áreas de docência e área das didáticas específicas: mínimo de 90 créditos. Os créditos relativos à componente de formação na área de docência distribuem-se nos seguintes termos:
• 20 a 30 créditos em Português;
• 20 a 30 créditos em Matemática;
• 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal
• 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física.
b) Área educacional: 10 a 20 créditos.

3. Dando cumprimento ao disposto no art.º 17.º da mesma legislação, para comprovar o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica os candidatos deverão fazer prova documental, conforme disposto no edital de candidatura.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Confere habilitação profissional para a docência nos grupos de recrutamento 110 e 230, de acordo com o Dec. Lei. nº 79/2014 de 14 de maio (mestrados profissionalizantes).

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Tendo em linha de conta os objetivos gerais do CE pretende-se que o grau de mestre em ensino do 1º/2º CEB (CN/M) e a correspondente habilitação profissional para a docência neste nível do sistema educativo, seja conferido aos que demonstrem:
– Competências e conhecimentos no domínio genérico do 1º/2ºCEB, que sustentem o desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade e a adoção de uma atitude investigativa e de análise crítica da realidade;
– Conhecimentos científicos e didáticos nas áreas de conteúdo do 1º /2ºCEB (CN/M), e a capacidade para promover a
sua articulação interdisciplinar;
– Competências e aptidões favoráveis à adoção de práticas integradas, sustentadas numa pedagogia apropriada à
idade das crianças;
– Aptidão para identificar o impacto dos diversos âmbitos educativos e dos contextos comunitários em que estes se
inserem, e competências para o trabalho colaborativo e em rede;
– Competências e atitudes de aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente em processos auto-orientados.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso