Objetivos do Curso
O curso visa formar técnicos superiores profissionais que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, dominando as técnicas adequadas e as melhores práticas, consiga planificar, organizar, coordenar e controlar as diferentes atividades comerciais e de marketing de uma organização.
O CTeSP em Gestão Comercial e de Marketing proporciona conhecimentos fundamentais de inglês técnico, economia, métodos quantitativos e tecnologias e sistemas de informação de apoio à gestão, assim como conhecimentos especializados de gestão de equipas comerciais, técnicas de negociação, comportamento do consumidor, pesquisa de marketing, marketing estratégico e operacional, organização e gestão de empresas, direito comercial e do consumo, comércio internacional, gestão de espaços comerciais, comércio eletrónico, marketing digital, gestão de operações e da cadeia de abastecimento e finanças empresariais.
O curso apresenta uma componente de formação geral e científica, uma componente de formação técnica e uma componente de formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio. Tem a duração de 2 anos, integrando 120 ECTS, e confere um diploma de Técnico Superior Profissional de nível 5 (Nível de Qualificação do Quadro Nacional de Qualificações e do European Qualification Framework).
Condições de Acesso e Ingresso
Segundo o disposto no Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se à inscrição num CTeSP (Curso Técnico Superior Profissional):
a. os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b. os candidatos aprovados através do regime de ingresso dos maiores de 23 anos;
c. os titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Exercício de funções em: Departamentos Comerciais e/ou de Marketing; Gestão de Produtos e de Equipas de Vendas; Atividades Logísticas; Atividades de Internacionalização; Atividades ligadas ao Comércio e ao Retalho.
Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aquiLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português. Inglês (u.c. de Inglês Técnico).
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Elaborar pesquisas de marketing relativas à envolvente contextual (político-legal, económico, sociocultural, tecnológica e ambiental), mercados, setores de atividade e concorrência, recorrendo a diversas fontes de informação;
Elaborar planos para os ciclos de interação com o cliente, estabelecendo procedimentos para a sua captação, retenção e fidelização;
Elaborar a estratégia de comércio eletrónico e de marketing digital da organização;
Elaborar planos de internacionalização das atividades comerciais da organização;
Gerir a estratégia de desenvolvimento, a organização e a animação do espaço de venda;
Gerir os serviços de pós-venda, assegurando a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda;
Gerir atividades de marketing estratégico e operacional;
Gerir operações e atividades logísticas da cadeia de abastecimento;
Gerir as atividades comerciais da empresa em contexto internacional;
Coordenar a prospeção de mercado da organização, recorrendo a diferentes técnicas e fontes de informação;
Coordenar a força de vendas da organização;
Coordenar os procedimentos necessários ao cumprimento da legislação comercial e do consumo em vigor aplicável ao contexto da organização;
Coordenar o desempenho global, comercial e de marketing da organização a partir de indicadores quantitativos e qualitativos;
Elaborar relatórios sobre o desempenho comercial e de marketing da organização.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
A formação conferida pelo curso dá acesso às Licenciaturas em Contabilidade e Administração, em Gestão, em Gestão de Bioindústrias e em Marketing ministradas pela ESTGOH.
Coordenador(es) do Curso
Tronco Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Marketing | 30007253 | 6 | Anual S |
Direito Comercial e do Consumo | 30007281 | 6 | Anual S |
Gestão de Equipas Comerciais | 30007236 | 6 | Anual S |
Inglês Técnico | 30007084 | 6 | Anual S |
Métodos Quantitativos | 30006902 | 6 | Anual S |
Princípios de Economia | 30007090 | 6 | Anual S |
Princípios de Gestão | 30007270 | 6 | Anual S |
Princípios de Marketing | 30007264 | 6 | Anual S |
Técnicas de Venda e Negociação Comercial | 30007247 | 6 | Anual S |
Tecnologias e Sistemas de Informação de Apoio à Gestão | 30007225 | 6 | Anual S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Comércio Internacional | 30007292 | 6 | Anual S |
E-Marketing e Comércio Eletrónico | 30007318 | 6 | Anual S |
Estágio | 30006899 | 30 | Anual S |
Gestão de Espaços Comerciais | 30007307 | 6 | Anual S |
Gestão de Operações e da Cadeia de Abastecimento | 30007329 | 6 | Anual S |
Noções de Finanças Empresariais | 30007335 | 6 | Anual S |