Objetivos do Curso
A licenciatura em Animação Socioeducativa (ASE) da Escola Superior de Educação de Coimbra tem como missão qualificar profissionais para assumir funções de criação, gestão e direcção de projectos e instituições, de formação de animadores, de coordenação de equipas educativas com projectos pedagógicos que se enquadrem em contextos de lazer, de aprendizagem e de formação e/ou de Desenvolvimento Local.
O curso funciona em seis semestres (cada um com 30 ECTS) podendo os alunos optar pela opção vocacional em Educação e Lazer ou Educação de Adultos e Desenvolvimento Local.
Os objetivos do curso são:
1. Qualificar profissionais para assumir funções de criação, gestão e direção de projetos e instituições, de formação de animadores, de coordenação de equipas educativas com projetos pedagógicos que se enquadrem em contextos de lazer, de aprendizagem, de formação e de Desenvolvimento Local.
2. Qualificar profissionais capazes de efetuar estudos que permitam analisar e compreender os contextos sociais e educativos como realidades dinâmicas e complexas sobre as quais poderão agir profissionalmente, a partir da responsabilidade inerente à sua condição de agente socioeducativo e a partir de abordagens participativas.
3. Qualificar profissionais de conceber, executar e avaliar projetos socioeducativos a partir de iniciativas empreendedoras, da captação de recursos e da criação de redes de parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais, que respondam a necessidades sociais, educativas e culturais de nível local, nacional e europeu.
Condições de Acesso e Ingresso
PROVAS DE INGRESSO:
[09 – Geografia] ou [11 – História] ou [18 – Português]
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Média do ensino secundário: 65% Prova(s)de ingresso: 35%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável
PREFERENCIA REGIONAL:
Área de influência: Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, R. A. Açores, R. A. Madeira
Percentagem das Vagas: 40%
PREFERÊNCIA HABILITACIONAL:
Cursos com acesso preferencial: 602 – Cursos Técnico-Profissionais (Todos os Cursos) 604 – Cursos da Via Profissionalizante do 12º Ano (Todos) G80 – Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL nº 74/2004
Percentagem de Vagas: 30%
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Técnico Superior em Desenvolvimento Local e Intervenção Comunitária;
Técnico Superior de Animação e Gestão Sociocultural;
Gestor de Projectos Educativos e de Tempos Livres (com crianças e jovens);
Educador, formador e mediador de adultos;
Técnico Superior de Inclusão Social.
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os objetivos de aprendizagem centram-se na aquisição e domínio de conhecimentos teóricos e técnicos, na capacitação dos estudantes para a análise crítica construtiva das realidades socioeducativas e na aquisição e desenvolvimento de competências que os permitam investigar e agir nesses contextos. Agrupam-se em:
1. Aquisição e domínio de conhecimentos. – Os estudantes têm de demonstrar conhecimento e compreender: os âmbitos e os princípios da animação sociocultural e socieducativa; os quadros teóricos, científicos e metodológicos de suporte à ASE; as problemáticas do desenvolvimento e da mudança social; o desenvolvimento psicológico e físico do ser humano, suas características e comportamentos; as tipologias de educação formal, não formal e informal, suas especificidades e potencialidades; as especificidades da aprendizagem em contextos de educação não formal e de lazer; a metodologia de investigação-ação, seus princípios, técnicas e instrumentos como base da intervenção socioeducativa; a metodologia de projeto, seus princípios, técnicas e instrumentos; os contextos de intervenção; os recursos locais como via de dinamização de projetos socioeducativos e culturais; a importância do património cultural e natural com via de realização de projetos socioeducativos;
2. Aquisição e desenvolvimento de competências e aptidões. – Os estudantes têm de desenvolver e demonstrar competências tais como capacidades para: articular os conteúdos teóricos com realizações e produções práticas de ASE; fundamentar as suas opções, realizações e avaliações de intervenção em ASE; conceber projetos que contemplem as fases de diagnóstico, planificação, implementação e avaliação, de forma participada, com intencionalidade educativa, de acordo com as necessidades e potencialidades dos destinatários e em áreas de intervenção diferenciadas; conceber, realizar e gerir atividades direcionadas a grupos específicos de destinatários; atuar na formação, gestão e desenvolvimento de equipas em contextos de trabalho; conceber, desenvolver, avaliar e apresentar um processo de investigação-ação e seus resultados; comunicar e apresentar projetos de ASE, os seus resultados e impacto na comunidade.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Licenciatura em Animação Socioeducativa dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Educação de Adultos e Desenvolvimento Local
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Antropologia Social e Cultural | 20041420 | 3 | 1º S |
Atelier de Análise Social da Educação | 20041414 | 3 | 1º S |
Educação, Lazer e Animação de Tempos Livres | 20041385 | 6 | 1º S |
Fundamentos da Animação Socioeducativa | 20041379 | 6 | 1º S |
História Local e Regional | 20041431 | 6 | 1º S |
Psicologia Social | 20041396 | 6 | 1º S |
Atelier de Animação Cultural do Património | 20041505 | 3 | 2º S |
Educação e Intervenção Comunitária | 20041469 | 6 | 2º S |
Iniciação à Prática Profissional em Animação Socioeducativa I | 20041486 | 3 | 2º S |
Oficina Integrada de Expressões | 20041475 | 9 | 2º S |
Psicologia da Aprendizagem | 20041403 | 6 | 2º S |
Técnicas de Animação de Grupos | 21013683 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Conceção de Projetos de Intervenção Socioeducativa | 20041516 | 6 | 1º S |
Educação ao Longo da Vida | 20041683 | 3 | 1º S |
Ética e Cidadania | 20041442 | 3 | 1º S |
Gestão de Equipamentos e Recursos Socioeducativos | 20041527 | 6 | 1º S |
Metodologia de Investigação-Ação | 20041497 | 6 | 1º S |
Sociologia da Pobreza e da Exclusão | 20041694 | 3 | 1º S |
Sociologia do Desenvolvimento e da Mudança Social | 20041573 | 3 | 1º S |
Análise das Necessidades e Potencialidades Educativas | 20041551 | 6 | 2º S |
Desenvolvimento Local e Animação Comunitária | 20041718 | 6 | 2º S |
Iniciação à Prática Profissional em Animação Socioeducativa II | 20041584 | 3 | 2º S |
Modelos e Práticas de Educação de Adultos | 20041707 | 6 | 2º S |
Políticas Educativas e de Desenvolvimento Local e Regional | 20041538 | 3 | 2º S |
Técnicas de Animação Comunitária | 20041562 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Educação Intercultural | 20041639 | 6 | 1º S |
Formação de Formadores | 20041645 | 6 | 1º S |
Museologia e Património Cultural | 20041729 | 6 | 1º S |
Psicologia Ecológica do Desenvolvimento Humano | 20041628 | 6 | 1º S |
Seminário de Projeto | 20041650 | 6 | 1º S |
Estágio | 20041672 | 30 | 2º S |
Educação e Lazer
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Antropologia Social e Cultural | 20041420 | 3 | 1º S |
Atelier de Análise Social da Educação | 20041414 | 3 | 1º S |
Educação, Lazer e Animação de Tempos Livres | 20041385 | 6 | 1º S |
Fundamentos da Animação Socioeducativa | 20041379 | 6 | 1º S |
História Local e Regional | 20041431 | 6 | 1º S |
Psicologia Social | 20041396 | 6 | 1º S |
Atelier de Animação Cultural do Património | 20041505 | 3 | 2º S |
Educação e Intervenção Comunitária | 20041469 | 6 | 2º S |
Iniciação à Prática Profissional em Animação Socioeducativa I | 20041486 | 3 | 2º S |
Oficina Integrada de Expressões | 20041475 | 9 | 2º S |
Psicologia da Aprendizagem | 20041403 | 6 | 2º S |
Técnicas de Animação de Grupos | 21013683 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Conceção de Projetos de Intervenção Socioeducativa | 20041516 | 6 | 1º S |
Ética e Cidadania | 20041442 | 3 | 1º S |
Gestão de Equipamentos e Recursos Socioeducativos | 20041527 | 6 | 1º S |
Literacia | 20041549 | 6 | 1º S |
Metodologia de Investigação-Ação | 20041497 | 6 | 1º S |
Sociologia do Desenvolvimento e da Mudança Social | 20041573 | 3 | 1º S |
Análise das Necessidades e Potencialidades Educativas | 20041551 | 6 | 2º S |
Animação e Recreação Desportiva | 20041606 | 3 | 2º S |
Educação Especial e Inclusiva | 21011636 | 3 | 2º S |
Iniciação à Prática Profissional em Animação Socioeducativa II | 20041584 | 3 | 2º S |
Organização e Animação em Campos e Colónias de Férias | 20041590 | 6 | 2º S |
Políticas Educativas e de Desenvolvimento Local e Regional | 20041538 | 3 | 2º S |
Técnicas de Animação Comunitária | 20041562 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Educação Intercultural | 20041639 | 6 | 1º S |
Formação de Formadores | 20041645 | 6 | 1º S |
Literatura Infantil e Juvenil | 20041661 | 6 | 1º S |
Psicologia Ecológica do Desenvolvimento Humano | 20041628 | 6 | 1º S |
Seminário de Projeto | 20041650 | 6 | 1º S |
Estágio | 20041672 | 30 | 2º S |