Objetivos do Curso
A licenciatura em Teatro e Educação tem como objetivos principais a formação de atores e atrizes, assistentes de encenação, orientadores de grupos teatrais não-profissionais e criadores de projetos teatrais em diferentes contextos socioculturais. É sobretudo nestes dois últimos objetivos que entronca a vertente de Educação que caracteriza o curso. A concretização destes dois últimos objetivos permite aos alunos a aquisição de competências para intervir nas áreas da educação não-formal e mediação de atividades dramáticas assim como na área da formação, ao nível do Teatro e da Expressão Dramática.Pretende-se também que a formação ministrada contribua para a capacitação dos seus estudantes no sentido da progressão de estudos num segundo ciclo de ensino teatral ou voltado para a docência do Teatro e da Expressão Dramática no ensino formal.
O curso funciona em seis semestres (cada um com 30 ECTS). No último semestre os alunos realizam o seu estágio.
Condições de Acesso e Ingresso
PROVAS DE INGRESSO:
[12 – Hist. da Cultura e Artes] ou [15 – Literatura portuguesa] ou [18 – Português]
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Prova Vocacional Específica: 70% Média do ensino secundário: 20% Prova(s)de ingresso: 10%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável
Saídas Profissionais e Empregabilidade
A Licenciatura em Teatro e Educação da Escola Superior de Educação de Coimbra tem por missão a formação de profissionais habilitados a trabalhar em âmbitos de atividade como a Interpretação, Assistência de Encenação e Direcção de Actores, Direcção de Cena e Contra-Regra, Produção e Programação Teatral, Dinamização Teatral e Intervenção Comunitária (Sócio-Cultural e Educativa). As saídas profissionais são:
Actores / Actrizes
Directores de Actores
Assistentes de Encenação
Directores e orientadores de grupos não-profissionais
Mediadores de Atividades Dramáticas
Formadores em Teatro e Expressão Dramática
Interventores em ações de animação teatral em instituições de índole diversa
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
A história do Curso de Teatro e Educação na Escola Superior de Educação teve início em 2000. Durante este período tem conseguido, como sempre foi seu objetivo, formar com qualidade agentes de intervenção teatral a vários níveis. Para além dos inúmeros espetáculo levados à cena durante estes dezoito anos, a sua vertente de Educação tem permitido aos licenciados a ação na intervenção formativa no âmbito da Expressão Dramática. A divulgação do trabalho deste curso enquanto formador de atores está patente nos vários momentos de apresentação pública. No quinto semestre do curso, por exemplo, o resultado da unidade curricular “Projeto de Intervenção” consiste num projeto de intervenção teatral que estimule o interesse dos alunos por um teatro de arte comprometido com a cidadania e promova a articulação entre o espetáculo teatral e o contexto sociocultural no qual se insere, com vista ao estreitamento dos laços entre o teatro e a comunidade circundante, sendo apresentado a público. Durante a criação do espetáculo, em vários momentos, os alunos têm de planificar, desenvolver e analisar criticamente os processos e estratégias adotados para intervir junto do público-alvo, reforçando assim as competências do objetivo secundário do curso. No sexto semestre, o estágio desta licenciatura compreende a montagem de um espetáculo teatral, com encenador que a ESEC contrata para o efeito. Os espetáculos são apresentados numa estrutura teatral da região, fazendo parte da programação de atividades da mesma. Esta opção para a realização do Estágio permite a todos os alunos: 1- Uma experiência de trabalho num coletivo em estreita ligação com o meio profissional; 2- Manter o foco na área da interpretação mas possibilitando agora em contacto com diferentes domínios da atividade teatral tais como a produção, a divulgação, figurinos, cenografia e a direção de cena, entre outros; e, 3- Reforçar as competências e conceitos adquiridos ao longo do curso, testados em contexto profissional real e com a possibilidade da sua validação prática e reflexão crítica. Paralelamente ao estágio e ao projeto de intervenção são organizadas pelos alunos estagiários sessões de debate e/ou outras atividades paralelas relacionadas com o espetáculo. A vertente de formação em educação tem sido aceite pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) para a creditação dos licenciados como formadores.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Licenciatura em Teatro e Educação dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Tronco comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Análise Dramatúrgica I | 20042871 | 3 | 1º S |
Corpo I | 20042854 | 3 | 1º S |
Improvisação | 20042882 | 6 | 1º S |
Interpretação I | 20042846 | 9 | 1º S |
Prática Vocal I | 20042860 | 3 | 1º S |
Técnicas de Cena - Luminotecnia | 20042893 | 3 | 1º S |
Técnicas de Cena - Sonoplastia | 20042908 | 3 | 1º S |
Análise Dramatúrgica II | 20042947 | 3 | 2º S |
Corpo II | 20042925 | 3 | 2º S |
Educação Não-formal com Populações Específicas | 20043175 | 3 | 2º S |
Expressão Dramática | 20042964 | 3 | 2º S |
História do Teatro e da Literatura Dramática I | 20042953 | 3 | 2º S |
Interpretação II | 20042919 | 9 | 2º S |
Prática Vocal II | 20042936 | 3 | 2º S |
Psicologia Comunitária | 20042970 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Educação e Intervenção Comunitária | 20043032 | 6 | 1º S |
Estética Teatral | 20043057 | 3 | 1º S |
História do Teatro e da Literatura Dramática II | 20043043 | 3 | 1º S |
Interpretação III | 20042992 | 9 | 1º S |
Introdução à Encenação | 20043068 | 3 | 1º S |
Movimento e Dança | 20043010 | 3 | 1º S |
Prática Vocal III | 20043021 | 3 | 1º S |
Articulação de Corpo e Voz | 20043085 | 3 | 2º S |
Conceção de Projetos de Intervenção Comunitária | 20043096 | 6 | 2º S |
Dramaturgia Contemporânea | 20043131 | 3 | 2º S |
História do Teatro e da Literatura Dramática III | 20043103 | 3 | 2º S |
Interpretação IV | 20043079 | 9 | 2º S |
Metodologias de Intervenção Teatral | 20043114 | 3 | 2º S |
Seminário de Teatro e Educação | 20043120 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Oficina de Corpo e Voz I | 20043158 | 3 | 1º S |
Oficina de Encenação | 20043186 | 6 | 1º S |
Produção Teatral | 20042981 | 3 | 1º S |
Projeto de Intervenção | 20043142 | 12 | 1º S |
Estágio | 20043197 | 21 | 2º S |
Formação de Formadores | 20043169 | 6 | 2º S |
Oficina de Corpo e Voz II | 20043202 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Escrita Criativa | 20043213 | 3 | 1º S |
História da Arte e dos Movimentos Artísticos | 20043224 | 3 | 1º S |
Introdução à Cenografia | 20043230 | 3 | 1º S |
Leitura Encenada | 20043241 | 3 | 1º S |
Seminário de Estudos Teatrais | 20043259 | 3 | 1º S |