Objetivos do Curso
1. Formar profissionais qualificados para o desempenho de funções na área da educação e lazer, com elevada capacidade de planeamento, enquadramento e avaliação de atividades, projetos e programas, utilizando diversas tecnologias nomeadamente, a arte e a cultura, as atividades físicas e desportivas, o turismo, entre outras, com a perspetiva de intervenção social nos diversos contextos de lazer;
2. Aprofundar a formação técnica, pedagógica e científica obtida no 1º ciclo da licenciatura, para o exercício das funções de educação para e pelo lazer.
3. Fornecer ferramentas que garantam a realização de atividades de investigação passíveis de fundamentar a intervenção dos mestrandos enquanto agentes de mudança em contextos de lazer;
4. Proporcionar condições para adquirir conhecimentos aplicáveis ao desenvolvimento de projetos de investigação projetos de intervenção e/ou projetos de investigação-ação;
5. Dotar os mestrandos de autonomia científica e cultural para o prosseguimento de estudos de 3º ciclo doutoramento.
Condições de Acesso e Ingresso
O acesso faz-se conforme o disposto no Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do IPC.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
– Coordenador/ Técnico Superior em Educação e Lazer em diferentes contextos institucionais (Centros de Atividades de Tempos Livres e Lazer, Escolas do Ensino Básico e Secundário e respetivas comunidades, IPSSs, Associações de Desenvolvimento Local, Autarquias, Empresas, entre outras);
Consultor/ Organizador e Gestor de Projetos no âmbito da Educação e Lazer nos diferentes contextos institucionais descritos;
– Diretor/ Coordenador de Centros de Atividades de Tempos Livres e Lazer;
– Investigador e formador em Educação e Lazer.
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
1. Compreender o conceito de lazer na sociedade atual, a sua emergência, os seus contextos de desenvolvimento, numa perspetiva sociológica e educacional, habilitando os estudantes para conceber projetos, programas e atividades adequados aos diversos tipos de destinatários, nos diferentes contextos de lazer (formal, não formal e informal), numa perspetiva de educação pelo/para o lazer;
2. Entender a complexidade e âmbito de intervenção da sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem numa perspetiva de educação ao longo da vida, de modo a organizar atividades, projetos e programas de lazer em que a componente de conhecimento permita o enriquecimento dos grupos envolvidos;
3. Construir um quadro de representações sociais distanciado do contexto escolar que permita conceber, implementar e avaliar atividades de educação não-formal com intencionalidade(s) educativa(s) específica(s) utilizando diversos recursos (atividades físicas desportivas, expressões artísticas e outras atividades culturais, turismo, etc.);
4. Conceber projetos, programas e atividades em ambientes escolares e/ou comunitários que promovam a igualdade de oportunidades, o interesse pelas aprendizagens e a integração escolar e profissional, de crianças e jovens, desenvolvendo os seus contextos de lazer;
5. Desenvolver investigação científica fundamentadora da concepção (estratégias e instrumentos de diagnóstico), implementação (estratégias e instrumentos de investigação-ação) e avaliação (estratégias e instrumentos de monitorização) de projetos e programas educativos nos diferentes contextos de lazer.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Mestrado em Educação e Lazer dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Tronco Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Arte, Cultura e Educação | 21000022 | 6 | 1º S |
Educação ao Longo da Vida | 20028689 | 6 | 1º S |
Educação, Lazer e Sociedade | 21000011 | 6 | 1º S |
Metodologias de Investigação | 21000033 | 6 | 1º S |
Actividades Físicas e Desportivas | 20008252 | 6 | 2º S |
Análise de Dados Qualitativos e Quantitativos | 21000067 | 6 | 2º S |
Seminário de Projeto | 21000056 | 6 | 2º S |
Turismo de Natureza | 21000044 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Animação e Mediação Cultural | 21000104 | 6 | 1º S |
Contextos e Práticas de Educação Não-Formal | 21000110 | 6 | 1º S |
Desenvolvimento e Educação | 21000121 | 6 | 1º S |
Educação para a Cidadania | 21000143 | 6 | 1º S |
Educação para a Saúde | 21000157 | 6 | 1º S |
Saúde, Desporto e Lazer | 21000132 | 6 | 1º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Desenvolvimento Local | 21000168 | 6 | 2º S |
Gerontologia Educativa | 21000179 | 6 | 2º S |
Gestão de Desportos de Natureza | 21000185 | 6 | 2º S |
Mudança e Bem-estar Social | 21000196 | 6 | 2º S |
Planeamento e Organização de Projetos | 21000203 | 6 | 2º S |
Teatro e Intervenção | 21000214 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Dissertação | 21000095 | 60 | Anual |
Estágio | 21000078 | 60 | Anual |
Trabalho de Projeto | 21000089 | 60 | Anual |