Mestrado em Gestão Empresarial

Objetivos do Curso

Objectivos: Oferecer a formação adequada, no contexto nacional, que concilie de uma forma sinérgica e efectiva, a formação técnica na área de gestão empresarial e o despertar para o empreendedorismo; Abordar as mais recentes tendências e desenvolvimentos das ciências empresariais; Desenvolver as competências necessárias na criação de empresas e na gestão de PME’s, com especial incidência na criação e gestão de micro e pequenas empresas Sensibilizar os alunos e a comunidade académica para a crescente necessidade do fomento do espírito empreendedor e do incentivo de uma atitude criativa e inovadora na vida e nos negócios; Contribuir, decisivamente, para o desenvolvimento da região em que o ISCAC está inserido. Competências: Conceber planos de negócios; Instalar negócios; Conceber, implementar e acompanhar planos estratégicos empresariais; Conceber, implementar e acompanhar sistemas de avaliação da performance; Desenvolver planos de marketing; Estruturar e reestruturar financeiramente empresas; Conceber, implementar e acompanhar sistemas de inovação; Assegurar e optimizar a gestão de pequenas e médias empresas.   

Condições de Acesso e Ingresso

1. os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal conferido por uma instituição de ensino superior nacional, preferencialmente em Gestão, Economia, Finanças e Contabilidade e outras áreas afins; 2. os titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, preferencialmente em Gestão, Economia, Finanças e Contabilidade e outras áreas afins; 3. os titulares de um grau académico superior, nacional ou estrangeiro, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado; 4. os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

– Direcção funcional nomeadamente: Director Comercial / Marketing; Director de Produção; Director de Recursos Humanos; Director de Inovação; Director Financeiro e Direcção estratégica;
– Controller, Controller Financeiro e de Custos e Controller de Operações;
– Gestor de Projectos, nomeadamente: Projectos de I&D. Projectos de reestruturação de empresas;
– Consultor de Empresas, Formador.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Mestrado visa contribuir para a formação de pessoas com um elevado nível de qualificação, aptas para intervir na criação de empresas e em processos de inovação, reestruturação e desenvolvimento de empresas existentes, quer ao nível do perfil de empresário, quer ao nível de quadros superiores.
De entre as competências a adquirir, salientam-se as seguintes:
– Conceber e implementar planos de negócios;
– Conceber, implementar e acompanhar planos estratégicos empresariais e sistemas de avaliação da performance;
– Desenvolver planos de marketing;
– Estruturar e reestruturar financeiramente empresas;
– Conceber, implementar e acompanhar sistemas de inovação;
– Assegurar e optimizar a gestão de pequenas e médias empresas.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O grau de mestre permite o ingresso no 3º ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor

Coordenador(es) do Curso

Tronco Comum

Ano curricular: 2
Unidade curricular Código ECTS Período
Dissertação 51000440 60 N.A.
Estágio e Relatório 51000466 60 N.A.
Projecto 51000455 60 N.A.