Conhecimentos de Base Recomendados
Métodos de Ensino
A exposição dos conteúdos é feita nas aulas teóricas, utilizando como principal suporte a projeção de
diapositivos ou transparências. A participação dos alunos é suscitada através da formulação de questões que
os levem a refletir sobre os diferentes assuntos tratados e criando oportunidades para esclarecimento de
dúvidas.
Nas aulas TP são resolvidos problemas de aplicação possibilitando aos alunos o contacto com as questões
práticas e a análise crítica aos resultados obtidos. Algum tempo letivo das aulas TP será usado para a
realização de trabalho de pesquisa com vista à elaboração do relatório do trabalho de grupo.
Condições de Obtenção e Dispensa de Frequência:
Para obter frequência os alunos têm que atingir um mínimo de 75 % de presenças nas aulas. São dispensados de obtenção de frequência os seguintes alunos: trabalhadores estudantes, dirigentes associativos, bombeiros, alunos enquadrados noutras situações previstas na lei ou em situação de falta justificada por motivo de doença ou apoio à família, desde que devidamente comprovada.
Condições de Acesso a Exame:
Sem restrições para alunos trabalhadores estudantes, dirigentes associativos, bombeiros, alunos enquadrados noutras situações previstas na lei ou em situação de falta justificada por motivo de doença ou apoio à família, desde que devidamente comprovado.
Para os restantes alunos, o acesso a exame está condicionado à obtenção de frequência.
Resultados de Aprendizagem
Fornecer aos alunos conhecimentos sobre Gestão de Ativos Físicos. Pretende-se que estes desenvolvam
competências que lhes permitam compreender os conceitos relacionados com a análise, avaliação e gestão de
activos físicos tendo em conta o binómio Substituição/rendibilidade; identifique e seja capaz de utilizar os
principais modelos de gestão e de substituição de activos físicos. Determinar se é economicamente viável uma
grande reparação ou um upgrade tecnológico e quando um equipamento deve ser substituído na perspetiva
económica ou na perspetiva da obsolescência tecnológica. Conhecer técnicas de avaliação de performance,
modelos de custo e valores indicativos para diferentes tipos de ativos. Contabilizar os custos económico financeiros,
sociais e ambientais. Saber determinar os designados benefícios de um ativo. Conhecer os
modelos de custo-benefício no tempo (ciclo de vida), determinísticos e de caráter aleatório. Conhecer as
recomendações das ISO 55000; ISO 55001; ISO 55002.
Programa
1. Contextualização da gestão de activos físicos; política e visão da organização;
2. Âmbito da gestão de Activos Físicos: Financeiro; Espaços físicos; Operacional; Recursos Humanos;
3. Elementos do Sistema de Gestão de Activos: Requisitos Gerais; Política e Estratégia da Gestão de Activos;
4. Informação da Gestão dos activos; Avaliação de riscos e planeamento; Implementação e Operação;
5. Controlo da performance da gestão da manutenção e indicadores de desempenho dos Activos Físicos;
6. Organização do Parque de Activos
7. Aquisição e Substituição de activos – Modelos de análise e de decisão;
8. Análise do Ciclo de Vida (Life Cycle Cost – LCC versus Life Cycle Investment – LCI): Modelos econométricos
de análise do ciclo de vida;
9. Análise de investimento versus análise do ciclo de vida;
10. Modelo de Apoio à decisão na Gestão de Activos Fisicos;
11. Tendências tecnológicas e obsolescência;
12. Normas de suporte à Gestão de Activos Físicos: ISO 55000; ISO 55001; ISO 55002.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
Bibliografia
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Pinto, C. V. (2002). Organização e Gestão da Manutenção (2ª Ed.). Lisboa : Monitor. ISBN: 972-9413-39-8.
Amaral, Fernando D. (2016). Gestão da Manutenção na Indústria (1ª Ed.). Lisboa : Lidel. ISBN 978-989-752-151-5.
Haarman, M., Delahay G. (2012). Value Driven Maintenance – New Faith in Maintenance (3rd edition). Mainnovation. ISBN 90-808270-2-9.