Conhecimentos de Base Recomendados
(não aplicável)
Métodos de Ensino
É usado o método expositivo e inquisitivo durante a explicação dos diferentes conceitos nas aulas Teórico-Práticas sendo efetuados diversos exercícios de aplicação.
Os alunos realizam dois trabalhos práticos: um individual, de interpretação técnico-científica, e outro em grupos de dois elementos, de pesquisa e aplicação prática dos assuntos estudados.
Nas aulas Tutoriais segue-se uma metodologia de auto-aprendizagem e comunicação bem como o acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas teóricas, de resolução de exercícios e de orientação do trabalho prático.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos: Estudo da conceção e organização das redes viárias e análises de intersecções rodoviárias de nível em espaço urbano.
Competências Genéricas: Aplicação de conhecimentos e compreensão; Realização de julgamento e tomada de decisão; Comunicação; Auto-aprendizagem;
Competências Específicas: Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão no domínio da conceção, funcionamento e gestão das redes viárias à escala urbana. Saber analisar a definição geométrica e o desempenho das intersecções de nível mais usuais em ambiente urbano: cruzamentos prioritários, giratórios (rotundas) e semafóricos isolados.
Programa
1. Gestão da rede viária urbana: Funções das vias urbanas; Implementação de uma hierarquização viária e de cruzamentos; Aplicabilidade e influência da organização espacial das cidades; Problemas de implementação;
2. Cruzamentos como pontos críticos da rede viária. Cruzamentos prioritários: conceção geométrica, dados e avaliação de capacidades; Cruzamentos giratórios – rotundas: aplicabilidade, conceção geométrica e avaliação de capacidades; Cruzamentos semafóricos isolados: soluções, significado operacional dos tempos, fluxo de saturação e capacidade, escolha das fases, tratamento de conflitos, soluções a tempos fixos e atuadas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO