Licenciatura em Marketing

Objetivos do Curso

– Oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde os conhecimentos obtidos ao nível do ensino secundário na área de marketing, apoiada em materiais de ensino de nível avançado, que proporcionem, em alguns domínios daquela área, saberes considerados de ponta;
– Fomentar a aplicação de conhecimentos e competências adquiridos na área de marketing, evidenciando uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido nessa área;
– Permitir a resolução de problemas na área de marketing, devidamente fundamentada numa argumentação adequada;
– Fornecer a capacidade de colher e tratar informação relevante que baseie a emissão de juízos e a construção de soluções numa lógica multidimensional, considerando aspetos sociais, científicos e éticos;
– Fomentar a capacidade de comunicação com clareza e sem ambiguidades com diferentes públicos;
– Desenvolver as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.

Condições de Acesso e Ingresso

Provas de ingresso (um dos seguintes conjuntos):
04 Economia 25% + 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais 25%
ou
04 Economia 30% + 18 Português 20%
ou
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais 30% + 18 Português 20%;

Classificação mínima:

Nota de candidatura: 95 pontos;

Provas de ingresso: 95 pontos.

Fórmula de cálculo:

Média do secundário: 50%

Provas de ingresso: 50%.

Pré-requisitos de seriação – Não aplicável;

Preferência regional (área de influência):Coimbra, Guarda e Viseu; percentagem de vagas: 20%;

Preferência Habitacional: 10%.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

O licenciado em Marketing está apto a desempenhar uma ampla variedade de funções em organizações públicas e privadas, incluindo:

– Diretor de marketing;

– Diretor comercial;

– Gestor de marketing;

– Gestor de marca;

– Gestor de produto;

– Gestor de categoria;

– Gestor comercial;

– Gestor de clientes;

– Gestor de experiência do cliente;

– Gestor de comércio eletrónico;

– Gestor de trade marketing;

– Gestor de pontos de venda;

– Gestor de comunicação de marketing;

– Especialista em marketing digital;

– Especialista em pesquisa de marketing;

– Analista de marketing e inteligência de mercado;

– Consultor de marketing.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Tendo em vista os objetivos gerais do ciclo de estudos, a estrutura curricular e o plano de estudos foram concebidos para que o licenciado em Marketing desenvolva os seguintes objetivos de aprendizagem e competências:

– Compreender os conceitos fundamentais do Marketing, demonstrando um conhecimento alargado que vá além do nível do ensino secundário;

– Aplicar os conhecimentos e as competências adquiridas na identificação e resolução de problemas na área do Marketing, evidenciando uma abordagem profissional e fundamentando as soluções com argumentação adequada;

– Recolher, analisar e avaliar informação relevante para sustentar a formulação de juízos e a construção de soluções, considerando dimensões sociais, científicas e éticas;

– Demonstrar autonomia e eficácia no trabalho individual e em grupo, promovendo a colaboração e a partilha de conhecimentos;

– Comunicar de forma clara e eficaz com diferentes públicos, utilizando linguagens e meios apropriados ao contexto profissional;

– Desenvolver a capacidade de aprendizagem contínua e autónoma, adaptando-se a novos desafios e evoluções no campo do Marketing.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O grau de licenciado permite o acesso ao 2.º ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre.

Coordenador(es) do Curso

Tronco Comum

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Comportamento do Consumidor 31000044 6 Semestral
Estatística 31000983 6 Semestral
Gestão de Produtos e Marcas 31000056 6 Semestral
Introdução ao Marketing 31000033 6 Semestral
Introdução à Gestão 31000939 6 Semestral
Macroeconomia 31000945 6 Semestral
Matemática 31000950 6 Semestral
Microeconomia 31000972 6 Semestral
Multimédia 31000067 6 Semestral
Tecnologias de Informação 31000961 6 Semestral

Ano curricular: 2
Unidade curricular Código ECTS Período
Avaliação e Gestão de Projetos 31000121 6 Semestral
Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos 31000994 6 Semestral
Comunicação de Marketing 31000089 6 Semestral
Contabilidade Financeira 31001001 6 Semestral
Direito Comercial 31001023 6 Semestral
Gestão da Distribuição 31000078 6 Semestral
Gestão de Preços 31000110 6 Semestral
Gestão de Vendas 31000104 6 Semestral
Gestão Estratégica 31001012 6 Semestral
Pesquisa de Marketing 31000095 6 Semestral

Ano curricular: 3
Unidade curricular Código ECTS Período
Contabilidade de Gestão e Sistemas de Controlo 31000132 6 Semestral
Direito de Marketing 31000157 6 Semestral
Empreendedorismo e Criação de Empresas 31001034 6 Semestral
Estágio 31000179 18 Semestral
Marketing de Serviços 31001040 6 Semestral
Marketing Digital 31000143 6 Semestral
Marketing Internacional 31000168 6 Semestral
Grupo de Opção
Unidade curricular Código ECTS Período
Controlo de Marketing 31000185 3 Semestral
Direito do Consumidor 31000231 6 Semestral
Economia da Empresa 31000220 3 Semestral
Finanças 31000214 3 Semestral
Gestão da Qualidade 31001055 6 Semestral
Marketing Territorial 31000203 3 Semestral
Simulação de Marketing 31000196 3 Semestral