Objetivos do Curso
– Oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde os conhecimentos obtidos ao nível do ensino secundário na área de marketing, apoiada em materiais de ensino de nível avançado, que proporcionem, em alguns domínios daquela área, saberes considerados de ponta;
– Fomentar a aplicação de conhecimentos e competências adquiridos na área de marketing, evidenciando uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido nessa área;
– Permitir a resolução de problemas na área de marketing, devidamente fundamentada numa argumentação adequada;
– Fornecer a capacidade de colher e tratar informação relevante que baseie a emissão de juízos e a construção de soluções numa lógica multidimensional, considerando aspetos sociais, científicos e éticos;
– Fomentar a capacidade de comunicação com clareza e sem ambiguidades com diferentes públicos;
– Desenvolver as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Condições de Acesso e Ingresso
Provas de ingresso (um dos seguintes conjuntos):
04 Economia 25% + 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais 25%
ou
04 Economia 30% + 18 Português 20%
ou
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais 30% + 18 Português 20%;
Classificação mínima:
Nota de candidatura: 95 pontos;
Provas de ingresso: 95 pontos.
Fórmula de cálculo:
Média do secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%.
Pré-requisitos de seriação – Não aplicável;
Preferência regional (área de influência):Coimbra, Guarda e Viseu; percentagem de vagas: 20%;
Preferência Habitacional: 10%.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
O licenciado em Marketing está apto a desempenhar uma ampla variedade de funções em organizações públicas e privadas, incluindo:
– Diretor de marketing;
– Diretor comercial;
– Gestor de marketing;
– Gestor de marca;
– Gestor de produto;
– Gestor de categoria;
– Gestor comercial;
– Gestor de clientes;
– Gestor de experiência do cliente;
– Gestor de comércio eletrónico;
– Gestor de trade marketing;
– Gestor de pontos de venda;
– Gestor de comunicação de marketing;
– Especialista em marketing digital;
– Especialista em pesquisa de marketing;
– Analista de marketing e inteligência de mercado;
– Consultor de marketing.
Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aquiLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Tendo em vista os objetivos gerais do ciclo de estudos, a estrutura curricular e o plano de estudos foram concebidos para que o licenciado em Marketing desenvolva os seguintes objetivos de aprendizagem e competências:
– Compreender os conceitos fundamentais do Marketing, demonstrando um conhecimento alargado que vá além do nível do ensino secundário;
– Aplicar os conhecimentos e as competências adquiridas na identificação e resolução de problemas na área do Marketing, evidenciando uma abordagem profissional e fundamentando as soluções com argumentação adequada;
– Recolher, analisar e avaliar informação relevante para sustentar a formulação de juízos e a construção de soluções, considerando dimensões sociais, científicas e éticas;
– Demonstrar autonomia e eficácia no trabalho individual e em grupo, promovendo a colaboração e a partilha de conhecimentos;
– Comunicar de forma clara e eficaz com diferentes públicos, utilizando linguagens e meios apropriados ao contexto profissional;
– Desenvolver a capacidade de aprendizagem contínua e autónoma, adaptando-se a novos desafios e evoluções no campo do Marketing.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O grau de licenciado permite o acesso ao 2.º ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre.
Coordenador(es) do Curso
Tronco Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Comportamento do Consumidor | 31000044 | 6 | Semestral |
Estatística | 31000983 | 6 | Semestral |
Gestão de Produtos e Marcas | 31000056 | 6 | Semestral |
Introdução ao Marketing | 31000033 | 6 | Semestral |
Introdução à Gestão | 31000939 | 6 | Semestral |
Macroeconomia | 31000945 | 6 | Semestral |
Matemática | 31000950 | 6 | Semestral |
Microeconomia | 31000972 | 6 | Semestral |
Multimédia | 31000067 | 6 | Semestral |
Tecnologias de Informação | 31000961 | 6 | Semestral |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Avaliação e Gestão de Projetos | 31000121 | 6 | Semestral |
Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos | 31000994 | 6 | Semestral |
Comunicação de Marketing | 31000089 | 6 | Semestral |
Contabilidade Financeira | 31001001 | 6 | Semestral |
Direito Comercial | 31001023 | 6 | Semestral |
Gestão da Distribuição | 31000078 | 6 | Semestral |
Gestão de Preços | 31000110 | 6 | Semestral |
Gestão de Vendas | 31000104 | 6 | Semestral |
Gestão Estratégica | 31001012 | 6 | Semestral |
Pesquisa de Marketing | 31000095 | 6 | Semestral |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Contabilidade de Gestão e Sistemas de Controlo | 31000132 | 6 | Semestral |
Direito de Marketing | 31000157 | 6 | Semestral |
Empreendedorismo e Criação de Empresas | 31001034 | 6 | Semestral |
Estágio | 31000179 | 18 | Semestral |
Marketing de Serviços | 31001040 | 6 | Semestral |
Marketing Digital | 31000143 | 6 | Semestral |
Marketing Internacional | 31000168 | 6 | Semestral |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Controlo de Marketing | 31000185 | 3 | Semestral |
Direito do Consumidor | 31000231 | 6 | Semestral |
Economia da Empresa | 31000220 | 3 | Semestral |
Finanças | 31000214 | 3 | Semestral |
Gestão da Qualidade | 31001055 | 6 | Semestral |
Marketing Territorial | 31000203 | 3 | Semestral |
Simulação de Marketing | 31000196 | 3 | Semestral |