Modelação Digital

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

MÉTODOS DE ENSINO

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:

– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;

– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:

– Avaliação contínua;

– Exame.

 A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

 

AVALIAÇÃO CONTÍNUA

– Exercício 1 – peso de 40% na avaliação global;

– Exercício 2 – peso de 60% na avaliação global.

EXAME

– Componente prática – peso de 100% na avaliação global do exame

Resultados de Aprendizagem

1 Utilizar software específico para representação em desenho técnico;

2 Produzir e visualizar formas e espaços em ambiente tridimensional;

3 Conhecer ferramentas de modelação virtual;


4 Utilizar ferramentas para gerar desenho técnico através da modelação;

5 Domínio de técnicas de renderização;


6 Saber apresentar um produto com recurso às ferramentas digitais.

Programa

1 Desenho técnico – representação digital

1.1 Apresentação do programa/software

1.2 Conceitos fundamentais

1.3 Iniciação e área gráfica

1.4 Sistemas de coordenadas

1.5 Funções auxiliares

1.6 Comandos fundamentais para desenho em 2D

1.7 Entidades Elementares

1.8 Linhas auxiliares

1.9 Texto

1.10 Criação e edição de cotas

1.11 Estilos e variável

1.12 Impressão

2 Modelação tridimensional: Apresentação de interface do software de modelação tridimensional

2.1 Introdução ao software

Apresentação de interface

Conceitos fundamentais 

2.2  Modelação 3D

Estrutura dos componentes

Ferramentas de Modelação

Sistemas de clonagem Mograph e instância;

Optimização, subdivisão e correção de malha tridimensional;

2.3 Apresentação de Produto;

Materiais

Importação de texturas

Tipos de projeção em superfície tridimencional

Iluminação

Ambientes

Camaras

Renderização

Compositing: Optimização de render em pós produção

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Exercício 1 - 40.0%
  • - Exercício 2 - 60.0%
Exame de componente prática
  • - Frequência - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alley, T. (2005). Exploring 3D Modeling with Cinema 4D R9. London: Idea Group Inc.

Arlindo S., Dias, J. & Sousa, L. (2002). Desenho Técnico Moderno. Lidel.


Block, J. & Leisure, J. (1987). Understanding three dimensions. Prentice-Hall

Campbell, N. and Schmidt, C. (2020). Introduction to Cinema 4D. Consulta em: https://training.greyscalegorilla.com/courses/introduction-to-cinema-4d

Cunha, L. (1999). Desenho Técnico. Fundação Calouste Gulbenkian.


Crook, I. e Beare, P. (2016) Motion Graphics, Principles and practices from the ground up. Bloomsburry.

Leach, S. L. (2020). AutoCAD 2021. Publicações de SDC.

Paschoarelli, L. & Silva, J. (2013). Design ergonómico – Estudos e Aplicações. Canal6Editora.

Schneider, W. (2008). Desenho Técnico Industrial. Hemus.

Shaw, A. (2015). Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design. Routledge

Woodson, W., Tillman, B. & Tillman, P. (1992). Human factor design handbook. McGraw-Hill