Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
MÉTODOS DE ENSINO
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Exercício 1 – peso de 40% na avaliação global;
– Exercício 2 – peso de 60% na avaliação global.
EXAME
– Componente prática – peso de 100% na avaliação global do exame
Resultados de Aprendizagem
1 Utilizar software específico para representação em desenho técnico;
2 Produzir e visualizar formas e espaços em ambiente tridimensional;
3 Conhecer ferramentas de modelação virtual;
4 Utilizar ferramentas para gerar desenho técnico através da modelação;
5 Domínio de técnicas de renderização;
6 Saber apresentar um produto com recurso às ferramentas digitais.
Programa
1 Desenho técnico – representação digital
1.1 Apresentação do programa/software
1.2 Conceitos fundamentais
1.3 Iniciação e área gráfica
1.4 Sistemas de coordenadas
1.5 Funções auxiliares
1.6 Comandos fundamentais para desenho em 2D
1.7 Entidades Elementares
1.8 Linhas auxiliares
1.9 Texto
1.10 Criação e edição de cotas
1.11 Estilos e variável
1.12 Impressão
2 Modelação tridimensional: Apresentação de interface do software de modelação tridimensional
2.1 Introdução ao software
Apresentação de interface
Conceitos fundamentais
2.2 Modelação 3D
Estrutura dos componentes
Ferramentas de Modelação
Sistemas de clonagem Mograph e instância;
Optimização, subdivisão e correção de malha tridimensional;
2.3 Apresentação de Produto;
Materiais
Importação de texturas
Tipos de projeção em superfície tridimencional
Iluminação
Ambientes
Camaras
Renderização
Compositing: Optimização de render em pós produção
Métodos de Avaliação
- - Exercício 1 - 40.0%
- - Exercício 2 - 60.0%
- - Frequência - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alley, T. (2005). Exploring 3D Modeling with Cinema 4D R9. London: Idea Group Inc.
Arlindo S., Dias, J. & Sousa, L. (2002). Desenho Técnico Moderno. Lidel.
Block, J. & Leisure, J. (1987). Understanding three dimensions. Prentice-Hall
Campbell, N. and Schmidt, C. (2020). Introduction to Cinema 4D. Consulta em: https://training.greyscalegorilla.com/courses/introduction-to-cinema-4d
Cunha, L. (1999). Desenho Técnico. Fundação Calouste Gulbenkian.
Crook, I. e Beare, P. (2016) Motion Graphics, Principles and practices from the ground up. Bloomsburry.
Leach, S. L. (2020). AutoCAD 2021. Publicações de SDC.
Paschoarelli, L. & Silva, J. (2013). Design ergonómico – Estudos e Aplicações. Canal6Editora.
Schneider, W. (2008). Desenho Técnico Industrial. Hemus.
Shaw, A. (2015). Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design. Routledge
Woodson, W., Tillman, B. & Tillman, P. (1992). Human factor design handbook. McGraw-Hill