Mestrado em Engenharia Eletrotécnica

Objetivos do Curso

Os programas de segundo ciclo, construídos sobre o conhecimento, competência e compreensão conceptual adquiridos num primeiro ciclo, visam desenvolver a capacidade de lidar de forma independente na aplicação do saber em problemas novos e complexos e na aquisição das aptidões para futuras carreiras no mundo profissional da indústria ou investigação. Para além da elevada competência técnica, os diplomados com o grau de mestre devem possuir boa capacidade de comunicação e de avaliar as responsabilidades éticas relacionadas com as soluções de engenharia.

O mestrado em Engenharia Eletrotécnica tem por objetivo proporcionar uma formação de elevada qualidade e de perfil profissionalizante. Visa a aquisição de competências em áreas fundamentais para o desenvolvimento nacional, para a criação de conhecimento aplicado e a produção de riqueza na indústria e nas organizações. A sua estrutura e funcionamento permitem a aquisição de competências de acordo com a Lei Portuguesa e o Processo de Bolonha, assim como com as recomendações das ordens profissionais, nacionais e internacionais.

A Engenharia Eletrotécnica é uma especialidade de referência no universo das engenharias, de fundamental importância para o desenvolvimento e qualidade de vida das sociedades modernas. Os Sistemas de Energia, a Automação e as Comunicações são áreas presentes em todos os sistemas tecnológicos modernos. Elas são fundamentais nos sistemas de produção, nos transportes, nos serviços, nos edifícios e nas infraestruturas de telecomunicações e Internet. Neste contexto, o mestrado oferece dois perfis de competências associados a duas áreas de especialização. A área de especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas de Energia” corresponde a um perfil de intervenção nos domínios dos sistemas de produção, distribuição e gestão de energia eléctrica, com capacidade para análise e avaliação de soluções nas áreas da energia eléctrica, das energias renováveis e dos impactos ambientais da produção, transporte e utilização da energia. A área de especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas Industriais” corresponde a um perfil de intervenção nos domínios dos sistemas e soluções integradas de automação, comunicações e de utilização de energia nas organizações em geral e na indústria em particular.

O mestrado integra um Curso de Especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares correspondente a 55% (66 ECTS) do total de créditos (120 ECTS), e um estágio de natureza profissional ou um projeto original ou uma dissertação num tema de relevância industrial, a que corresponde 45% (54 ECTS) do total. Reforçando o perfil profissionalizante e aplicado, uma percentagem elevada das horas de contacto no âmbito das unidades curriculares são práticas ou práticas-laboratoriais (33% a 43%). A conclusão do Curso de Especialização confere um Diploma de Especialização.

Pretende-se assim formar profissionais com elevadas competências técnicas e científicas para o exercício da atividade profissional, dominando a aplicação de práticas avançadas e atuais, e detendo uma consciência ética que lhes permita orientar a sua conduta profissional no sentido do rigor e da excelência. O mestrado promove a aprendizagem ao longo da vida e o prosseguimento dos estudos como formas de enfrentar novos desafios, e estimula o desenvolvimento da capacidade de investigação aplicada em colaboração com parceiros industriais, e numa perspetiva de transferência de conhecimento direcionada para o desenvolvimento integrado da industria e da sociedade.

O objetivo global é a formação de mestres em Engenharia Electrotécnica que sejam reconhecidos pela qualidade e equilíbrio da sua formação científica, técnica e humana. Esta formação deve permitir a integração no mercado de trabalho actual, assim como desenvolver uma cultura científica e humana de base que os torne críticos e activos na adaptação a novas realidades e na definição de novos paradigmas de desenvolvimento.

Condições de Acesso e Ingresso

Artigo 17.º DL 65/2018:
1 – Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

A Engenharia Eletrotécnica é uma especialidade de referência no universo das engenharias, de fundamental importância para o desenvolvimento e qualidade de vida das sociedades modernas. Os Sistemas de Energia, a Automação e as Comunicações são áreas presentes de forma generalizada em todos os sistemas tecnológicos modernos. Elas são fundamentais nos sistemas de produção, nos transportes, nos serviços, nos edifícios e nas infraestruturas de telecomunicações e Internet. Existe assim, uma necessidade crescente de profissionais que concebam, projetem, mantenham e atualizem estes sistemas, que podem incluir independentemente ou de forma integrada estas três áreas base.

As principais saídas profissionais dos diplomados são empresas de produção, distribuição e gestão de energia elétrica, de projeto, instalação e manutenção de instalações elétricas, de automação e de comunicações em edifícios e ainda nas áreas do desenvolvimento, instalação, operação e manutenção de sistemas de automação e comunicações na indústria, nos transportes e nas organizações.

Assim, as saídas profissionais são:
   Empresas de produção, distribuição, instalação e gestão de energia elétrica, incluindo energias renováveis e veículos elétricos;
   Projecto, operação e manutenção de instalações elétricas, de comunicações e de automação em edifícios;
   Empresas de desenvolvimento, instalação e manutenção de sistemas de automação e comunicações na indústria e nas organizações;
   Indústria extratora e transformadora;
   Empresas de transportes e logística;
   Gabinetes de projetos e consultadoria;
   Instituições públicas e privadas incluindo hospitais e instituições de ensino;
   Serviços da administração pública central e local;
   Prosseguimento de estudos.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português. Em caso de alunos estrangeiros ou alunos em mobilidade a avaliação pode ser realizada em língua Inglesa.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Mestrado em Engenharia Eletrotécnica é um segundo ciclo de estudos direccionando-se quer para profissionais integrados no mercado de trabalho, quer para alunos que tenham concluído um primeiro ciclo de estudos na área da Engenharia Eletrotécnica ou afim.

O mestrado propõe duas áreas de especialização transversais e respetivos perfis de competências, que integram e articulam, de forma cientificamente coerente e profissionalmente muito relevante, as áreas dos Sistemas de Energia, da Automação e das Comunicações.

A área de especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas de Energia” corresponde a um perfil de intervenção nos domínios dos sistemas de produção, distribuição e gestão de energia elétrica, com capacidade para análise e avaliação de soluções nas áreas da energia eléctrica, das energias renováveis e dos impactos ambientais da produção, transporte e utilização da energia. Este perfil inclui formação nas áreas dos sistemas de energia, das energias renováveis, da gestão ambiental, dos veículos eléctricos e dos mercados de energia.

A área de especialização em “Automação e Comunicações em Sistemas Industriais” corresponde a um perfil de intervenção nos domínios dos sistemas e soluções integradas de automação e de utilização de energia nas organizações em geral e na indústria em particular. Este perfil inclui formação nas áreas dos sistemas robóticos, da integração de sistemas industriais, das comunicações sem fios e mobilidade e do desenvolvimento de aplicações industriais de sistemas de visão e multimédia.

Ambos os perfis incluem formação e competências gerais comuns em matemática aplicada à engenharia, sistemas de automação e controlo, sistemas de informação aplicados, automação de edifícios e domótica, e gestão de empresas.

A conclusão deste ciclo de estudos permitirá ainda o prosseguimento dos estudos, satisfazendo os objectivos da mobilidade e da formação ao longo da vida no espaço de ensino superior Europeu.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica poderá ser exigido ou valorizado para o acesso a cursos de Doutoramento na área da Engenharia Eletrotécnica ou áreas afins para as instituições/cursos que assim o determinem.

Coordenador(es) do Curso

Área de Especialização em Automação e Comunicações em Sistemas de Energia

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Comunicações Industriais e Empresariais 60013694 6 1º S
Edifícios Inteligentes e Domótica 60013718 6 1º S
Matemática Aplicada à Engenharia 60013672 6 1º S
Sistemas de Automação e Controlo 60013707 6 1º S
Sistemas de Informação Aplicados 60013683 6 1º S
Opção ACSE (Escolher no mínimo 4, no máximo 5 - consultar plano de estudos)
Unidade curricular Código ECTS Período
Energias Renováveis 60013729 6 2º S
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 60013760 6 2º S
Mercados de Energia 60013735 6 2º S
Supervisão e Controlo de Sistemas de Energia 60013746 6 2º S
Tração e Veículos Elétricos 60013754 6 2º S
Opção ACSI (Escolher no mínimo 0, no máximo 1 - consultar plano de estudos)
Unidade curricular Código ECTS Período
Aplicações de Máquinas Elétricas 60013793 6 2º S
Comunicações Sem Fios e Mobilidade 60013808 6 2º S
Sistemas Industriais Distribuídos 60013782 6 2º S
Sistemas Robóticos 60013771 6 2º S
Visão e Multimédia 60013819 6 2º S

Ano curricular: 2
Unidade curricular Código ECTS Período
Gestão de Empresas (TRI) 60013825 6 1º T
Estágio/Projeto/Dissertação
Unidade curricular Código ECTS Período
Dissertação 60013853 54 Anual
Estágio 60013836 54 Anual
Projeto 60013847 54 Anual

Área de Especialização em Automação e Comunicações em Sistemas Industriais

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Comunicações Industriais e Empresariais 60013694 6 1º S
Edifícios Inteligentes e Domótica 60013718 6 1º S
Matemática Aplicada à Engenharia 60013672 6 1º S
Sistemas de Automação e Controlo 60013707 6 1º S
Sistemas de Informação Aplicados 60013683 6 1º S
Opção ACSE (Escolher no mínimo 0, no máximo 1 - consultar plano de estudos)
Unidade curricular Código ECTS Período
Energias Renováveis 60013729 6 2º S
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 60013760 6 2º S
Mercados de Energia 60013735 6 2º S
Supervisão e Controlo de Sistemas de Energia 60013746 6 2º S
Tração e Veículos Elétricos 60013754 6 2º S
Opção ACSI (Escolher no mínimo 4, no máximo 5 - consultar plano de estudos)
Unidade curricular Código ECTS Período
Aplicações de Máquinas Elétricas 60013793 6 2º S
Comunicações Sem Fios e Mobilidade 60013808 6 2º S
Sistemas Industriais Distribuídos 60013782 6 2º S
Sistemas Robóticos 60013771 6 2º S
Visão e Multimédia 60013819 6 2º S

Ano curricular: 2
Unidade curricular Código ECTS Período
Gestão de Empresas (TRI) 60013825 6 1º T
Estágio/Projeto/Dissertação
Unidade curricular Código ECTS Período
Dissertação 60013853 54 Anual
Estágio 60013836 54 Anual
Projeto 60013847 54 Anual