Métodos de Ensino
A leccionação é desenvolvida no formato de mentoria e facilitação de modo a serem identificadas
oportunidades de trabalho/estágio. São também promovidas palestras proferidas por individualidades
convidadas, subordinadas ao tema “From the Production to the MEAL: Eng. António Russo, (TPF Planege); Eng
Luis Neves, (Tetrapack); “Quem se importa”, filme sobre empreendedorismo, Debate; Bootcamp. Ensaio de
“Pitch”; Prof. Regina Nabais e Eng. Luísa Cruz, (SiA).
Seminário: cada um dos estudantes participa ativamente, realizando a sua apresentação com a duração de 10
minutos, seguido de um período de pergunta-resposta e avaliação.
Avaliação: Desempenho durante as aulas/palestras e Auto/Heteroavaliação – 50% +Seminário – 50% – Avaliação
do Seminário: 25% documento escrito, 50% apresentação oral, 25% qualidade das respostas às questões
formuladas durante o seminário.
Resultados de Aprendizagem
Explorar e explicar um determinado tópico e a sua aplicação a aspectos particulares da Ciência e Tecnologia
dos Alimentos.
Interagir com os palestrantes convidados, formulando questões.
Desenvolver a utilização de técnicas de pesquisa bibliográfica e discutir/analisar os resultados da pesquisa
bibliográfica.
Demonstrar a capacidade de organizar e apresentar um Seminário, com o objectivo de discutir o trabalho
conducente à realização de um Estágio Profissionalizante e a elaboração do respetivo Relatório.
Programa
Contato direto com personalidades intervenientes no Ensino Superior (Investigação e Desenvolvimento) e no
sector das Indústrias Agro-Alimentares.
Seleção de um tema a desenvolver na futura realização de um estágio profissionalizante e o respectivo local;
Definição dos objectivos de um estágio profissionalizante;
Elaboração de um plano de estágio e calendarização das tarefas/elaboração do cronograma;
Utilização das bases de dados para a pesquisa bibliográfica, conducentes a elaboração da revisão bibliográfica
sobre o tema selecionado;
Promoção da ambição profissional, da capacidade negocial, de liderança, de iniciativa e de planear e gerir;
Técnicas gerais para a realização de apresentações. Caso especial da elaboração de um Pitch, apresentação
simples e clara de quem é quem, o que procura, o que torna único e especial.
Facilitação para rasgar oportunidades de trabalho/estágio e mentoria.
Fomentação da capacidade de análise autocrítica e de auto- avaliação;
Métodos de Avaliação
- - Performance during lessons / lectures and Auto / hetero - 50.0%
- - Seminário - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
European Communities, 2007 Competitiveness of the European Food Industry An economic and legal
assessment ISBN 978-92-79-06033-5
John Biggam, 2011. Succeeding with you Master’s Dissertation: A Step-by-Step Handbook: A Step-by- step
Guide.
Alan Bond, 2006 Your Masters Thesis: How to Plan, Draft, Write and Revise (Studymates in Focus), Graham
Lawler (Editor) (2nd Revised edition) (ISBN: 1842850695 / 1-84285-069-5)
F. Xavier Malcata, 2002, Engenharia Alimentar em Portugal: avanço, transmissão e aplicação de conhecimento,
Universidade Católica Editora
Publicações Genéricas: Apontamentos, notas, artigos técnico-científicos, podcasts, redes sociais específicas
nos temas indicados no decurso da leccionação da UC.