Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação
prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.
O objetivo destes trabalhos é triplo:
i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações;
ii) familiarização do corpo discente com a resolução de Casos Práticos;
iii) potenciar as relações com outras disciplinas.
Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados meios audiovisuais diversos.
Resultados de Aprendizagem
1. Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de gestão que permitam adquirir uma visão global do funcionamento das
empresas e da importância da gestão para o sucesso.
2. Pretende-se ainda apresentar ao aluno as funções de gestão com que o gestor lida – Planeamento, Organização, Motivação, Liderança
e Controlo.
3. Pretende-se também apresentar ao aluno algumas funções empresariais críticas de qualquer empresa – Inovação, Marketing e
Recursos Humanos.
4. Finalmente querem-se integrar os conhecimentos através do pensamento estratégico.
Competências a desenvolver pelos alunos:
1. Compreender o processo de gestão e as suas funções;
2. Compreender a importância da inovação, operações, marketing e finanças para o sucesso empresarial;
3. Compreender o papel central das pessoas nas organizações;
4. Compreender a necessidade de desenvolver a estratégia que define o caminho a seguir.
Programa
Capítulo 1: Introdução
1.1 As Organizações e a Gestão
1.2 Definição de Gestão
1.3 Níveis de Gestão
1.4 Funções dos Gestores
1.5 Aptidões e Capacidades dos Gestores
1.6 Meio Envolvente das Organizações
1.7 Gestão e Cultura Organizacional
Capítulo 2: Funções de Gestão
2.1 Planeamento
2.2 Organização
2.3 Motivação
2.4 Liderança
2.5 Controlo
Capítulo 3: Funções Empresariais
3.1 Inovação
3.2 Marketing
3.3 Recursos Humanos
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
• Maçães, M. (2018). Manual de Gestão Moderna (2nd ed.). Actual. Coimbra.
• Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações (3nd ed.). Escolar Editora. Lisboa.
• Needle, D. e Burns, J. (2019). Business in Context (7nd ed.). Cengage Learning. Boston.
• Bateman, T. e Konopaske, R. (2021). Management (14nd ed.). Mc-Graw Hill. NY.
• Boddy, D. (2020). Management – Using Practice and Theory to Develop Skill (8nd ed.). Pearson. London.
• Certo, S. e Certo, S. (2019). Modern Management Concepts and Skills (15nd ed.). Pearson. London.
• Costa, T. (2021). Gestão Contemporânea (3nd ed.). Edições Sílabo. Lisboa.
• Cunha, M., Rego, A. e Cardoso, C. (2019). Teoria das Organizações e da Gestão. Edições Sílabo. Lisboa
• Ebert, R. J. & Griffin, R. W. (2020). Business Essentials (12nd ed.). Pearson. London.
• Griffin, Ricky W. (2022). Fundamentals of Management (10nd ed.). Cengage Learning. Boston.
• Kinicki, A. e Soignet, D. (2022). Management – A Practical Introduction (10nd ed.). Mc-Graw Hill.