Objetivos do Curso
O curso tem por missão a formação de profissionais de qualidade, capazes de se inserirem activamente no mercado de trabalho e de prestarem serviço no campo da Comunicação Organizacional, Relações Públicas,
Comunicação de Marketing e Estudos de Mercado e Opinião, com competências profissionais que habilitem para o exercício de actividades profissionais diversificadas. Sendo um curso superior politécnico, a filosofia e
estrutura do plano de estudos concilia os objectivos: a) articular uma sólida formação no domínio geral das Ciências Sociais e do Comportamento e nos domínios específicos da Psicologia Social, das Ciências da Comunicação, da Comunicação Empresarial, das Relações Públicas, da Comunicação de Marketing, das Ciências das Organizações e das Metodologias de Investigação; b) articular uma formação científica a uma formação técnica associada ao domínio de competências operativas e do saber-agir; c) articular com o mercado de trabalho e contribuir para a inovação e desenvolvimento das práticas profissionais.
Condições de Acesso e Ingresso
PROVAS DE INGRESSO EM 2025/2026 e em 2026/2027
Duas das seguintes Provas de Ingresso:
04 Economia
09 Geografia
18 Português
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Média do ensino secundário: 65% Prova(s)de ingresso: 35%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável
PREFERÊNCIA REGIONAL:
Área de influência: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viseu, R. A. Açores, R. A. Madeira
Percentagem das Vagas: 40%
PREFERÊNCIA HABILITACIONAL:
Cursos com acesso preferencial: 085 – Administração (DL 74/2004) 086 – Marketing (DL 74/2004) 602 – Cursos Técnico-Profissionais (Todos os Cursos) 604 – Cursos da Via Profissionalizante do 12º Ano (Todos) 831 – Agrupamento 3 / Administração 832 – Agrupamento 3 / Serviços Comerciais 841 – Agrupamento 4 / Comunicação 980 – Recorrente – Administração (DL 74/2004) 981 Recorrente – Marketing (DL 74/2004) G80 – Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL nº 74/2004
Percentagem de Vagas: 20%
Saídas Profissionais e Empregabilidade
A licenciatura de Comunicação Organizacional (diurno) está associada às seguintes saídas profissionais:
– Consultores e Gestores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas
– Consultores de Comportamento Organizacional
– Consultores e Gestores de Imagem e Reputação
– Consultores e gestores de responsabilidade social empresarial,
– Gestores de Comunicação Interna
– Gestores de comunicação de marketing, marca e produto
– Assessores de imprensa e jornalismo empresarial
– Gestores de relacionamento com clientes
– Assessores publicitários e produtores de conteúdos
– Organizadores de eventos
– Gestores de sistemas da qualidade
– Técnicos superiores para as várias áreas de comunicação
– Técnicos superior na gestão de comportamento organizacional
– Especialistas em estudos de opinião, imagem, notoriedade e comportamento de consumidor
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O plano de estudos da licenciatura em Comunicação Organizacional (diurno) foi construído a partir do referencial das competências definidas no artigo 5º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março, de forma a definir, para todas as competências consignadas na legislação, a sua especificação para o perfil de formação definido para este curso.
Para além das competências definidas no artigo 5º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de Março, este trabalho considerou também as competências definidas pelos Descritores de Dublin e projecto Tunning.
O curso organiza-se em quatro componentes: a componente de Fundamentação Teórica, que integra 8 unidades curriculares que totalizam 42 créditos ECTS (23,3%); a Componente de Domínio de Técnicas Específicas, composta por 15 ou 16 unidades curriculares, em cada um dos percursos alternativos, correspondendo a 75 créditos ECTS (41,7%); a Componente de Inserção Profissional, com 6 unidades curriculares para cada percurso alternativo (sendo uma delas um estágio com 30 créditos ECTS), num total de 45 créditos ECTS (25,0%); e a Componente de Formação Geral e Transversal, agrupando 5 ou 6 unidades curriculares (em função das opções dos estudantes), num total de 18 créditos ECTS (10%). Como se constata, esta estrutura curricular valoriza o domínio de técnicas específicas e a inserção profissional que, no conjunto, representam 66,7% do total de créditos ECTS do curso, assegurando aos estudantes uma considerável componente prática e profissionalizante que está conforme os objectivos de formação atribuídos ao ensino politécnico.
Aquando da adequação do curso ao Processo de Bolonha foram definidas as competências, saberes disciplinares e saberes profissionais para cada uma das unidades curriculares, garantindo a articulação entre estas e o cumprimento dos objectivos definidos para o curso de acordo com o perfil de saída desejado para os diplomados. Esta matriz é referência para a elaboração dos programas e orienta, anualmente, a definição das modalidades de avaliação das competências, a organização de trabalhos aplicados nas diferentes unidades curriculares, e por vezes agregando valências de duas ou mais unidades, bem como está presente na análise dos resultados académicos dos alunos e cumprimento do programa previsto. Garante-se assim a manutenção de uma matriz formativa consistente e orientada para a concretização dos objectivos definidos para o curso e para a Escola/Instituto Politécnico.
Semestralmente, as diferentes áreas científicas da ESEC responsáveis pela leccionação e programas de u.c. do curso analisam o cumprimento dos programas bem como o sucesso académico obtido. Estes dados permitem um melhor acompanhamento e eventual intervenção correctiva, sempre que se evidenciarem obstáculos ao cumprimento dos objectivos de aprendizagem definidos para o curso. No final dos estágios, o Núcleo de Estágios e Saídas Profissionais envia um inquérito às entidades acolhedoras para verificar a satisfação com o estágio e com o desempenho dos alunos.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Licenciatura em Comunicação Organizacional – Diurno dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Percurso em Comunicação de Marketing
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Atelier de Inserção às Práticas Organizacionais | 21005228 | 6 | 1º S |
Desenvolvimento de Competências Académicas | 21005250 | 3 | 1º S |
Economia de Empresa | 21005245 | 3 | 1º S |
História Económica e Social | 21005239 | 6 | 1º S |
Psicologia Social dos Grupos e Equipas de Trabalho | 21005217 | 6 | 1º S |
Teorias da Comunicação | 21005206 | 6 | 1º S |
Atelier de Introdução ao Marketing | 21005305 | 3 | 2º S |
Contabilidade e Gestão de Empresas | 21005283 | 6 | 2º S |
Fundamentos Teóricos das Relações Públicas | 21005294 | 3 | 2º S |
Gestão de Recursos Humanos | 21005316 | 6 | 2º S |
Psicologia Social das Organizações | 21005272 | 6 | 2º S |
Teoria das Organizações | 21005261 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Atelier de Gestão de Recursos Humanos | 21005349 | 3 | 1º S |
Deontologia e Responsabilidade Social Empresarial | 21005373 | 3 | 1º S |
Direito da Comunicação e do Marketing | 21005351 | 3 | 1º S |
Marketing de Serviços | 21005813 | 6 | 1º S |
Marketing Digital | 21005384 | 3 | 1º S |
Marketing Estratégico | 21005327 | 6 | 1º S |
Metodologia da Investigação Aplicada à Comunicação Organizacional | 21005338 | 6 | 1º S |
Atelier de Comunicação de Marketing | 21005824 | 3 | 2º S |
Comportamento e Comunicação Organizacional | 21005390 | 6 | 2º S |
Formação de Ativos em Empresas | 21005415 | 3 | 2º S |
Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos | 21005452 | 3 | 2º S |
Planeamento e Gestão Estratégica | 21005830 | 6 | 2º S |
Psicologia do Consumidor | 21005409 | 6 | 2º S |
Técnicas de Pesquisa de Marketing | 21005841 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Atelier de Marketing Relacional | 21005865 | 3 | 1º S |
Marketing de Marcas | 21005876 | 3 | 1º S |
Mudança e Desenvolvimento Organizacional | 21005474 | 6 | 1º S |
Representação e Culturas Visuais | 21005463 | 6 | 1º S |
Sondagens e Estudos de Opinião | 21005859 | 6 | 1º S |
Estágio | 21005887 | 30 | 2º S |
Percurso em Comunicação Empresarial e Relações Públicas
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Atelier de Inserção às Práticas Organizacionais | 21005228 | 6 | 1º S |
Desenvolvimento de Competências Académicas | 21005250 | 3 | 1º S |
Economia de Empresa | 21005245 | 3 | 1º S |
História Económica e Social | 21005239 | 6 | 1º S |
Psicologia Social dos Grupos e Equipas de Trabalho | 21005217 | 6 | 1º S |
Teorias da Comunicação | 21005206 | 6 | 1º S |
Atelier de Introdução ao Marketing | 21005305 | 3 | 2º S |
Contabilidade e Gestão de Empresas | 21005283 | 6 | 2º S |
Fundamentos Teóricos das Relações Públicas | 21005294 | 3 | 2º S |
Gestão de Recursos Humanos | 21005316 | 6 | 2º S |
Psicologia Social das Organizações | 21005272 | 6 | 2º S |
Teoria das Organizações | 21005261 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Análise Estratégica em Relações Públicas | 21005362 | 6 | 1º S |
Atelier de Gestão de Recursos Humanos | 21005349 | 3 | 1º S |
Deontologia e Responsabilidade Social Empresarial | 21005373 | 3 | 1º S |
Direito da Comunicação e do Marketing | 21005351 | 3 | 1º S |
Marketing Digital | 21005384 | 3 | 1º S |
Marketing Estratégico | 21005327 | 6 | 1º S |
Metodologia da Investigação Aplicada à Comunicação Organizacional | 21005338 | 6 | 1º S |
Atelier de Comunicação Institucional | 21005426 | 3 | 2º S |
Comportamento e Comunicação Organizacional | 21005390 | 6 | 2º S |
Formação de Ativos em Empresas | 21005415 | 3 | 2º S |
Gestão do Conhecimento Organizacional | 21005437 | 6 | 2º S |
Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos | 21005452 | 3 | 2º S |
Planeamento de Ações em Relações Públicas | 21005448 | 3 | 2º S |
Psicologia do Consumidor | 21005409 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Atelier de Relações com os Media | 21005491 | 3 | 1º S |
Comunicação Interna nas Organizações | 21005504 | 3 | 1º S |
Gestão da Qualidade Total | 21005480 | 6 | 1º S |
Mudança e Desenvolvimento Organizacional | 21005474 | 6 | 1º S |
Representação e Culturas Visuais | 21005463 | 6 | 1º S |
Estágio | 21005510 | 30 | 2º S |