Objetivos do Curso
Promover uma sólida formação turística teórica e prática abrangente, com intervenção em diferentes fases do setor turístico;
Articular a formação científica com uma formação técnica adequada aos domínios de competências definidas para os diferentes perfis profissionais;
Estabelecer uma articulação entre a formação académica e as exigências do mercado de trabalho, tendo em vista a dinamização do setor turístico mediante a utilização de dinâmicas inovadoras;
Promover a conciliação entre a formação científica e competências profissionais, com vista ao incremento de relações interpessoais conducentes à manifestação de atitudes de abertura a projectos de auto-formação e de formação ao longo da vida;
Incrementar o intercâmbio de discentes através de programas de mobilidade internacional que visem promover a abertura a outras realidades de formação superior em Turismo
Estimular o emprendedorismo como uma via diferenciadora de aplicação de conhecimentos e de inovação no setor turístico
Condições de Acesso e Ingresso
PROVAS DE INGRESSO EM 2025/2026 e em 2026/2027
Duas das seguintes Provas de Ingresso:
04 Economia
09 Geografia
18 Português
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Média do ensino secundário: 65% Prova(s)de ingresso: 35%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável
PREFERÊNCIA REGIONAL:
Área de influência: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém, Vila Real
Percentagem das Vagas: 40%
PREFERÊNCIA HABILITACIONAL:
Cursos com acesso preferencial: 602 – Cursos Técnico-Profissionais (Todos os Cursos) G80 – Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL nº 74/2004 P77 – Técnico de Receção P91 – Técnico de Turismo
Percentagem de Vagas: 30%
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Institutos Públicos, Direcções Gerais, Direcções Regionais
Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Câmaras Municipais,
Regiões de Turismo, Postos de Turismo, Empresas Municipais, Associações de Desenvolvimento
Empresas de Animação Turística, Empresas de Consultoria
Empresas de Organização de Eventos e Congressos
Operadores Turísticos e Agências de Viagens;
Empreendimentos Turísticos
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Promover uma sólida formação turística teórica e prática como intervenção em diferentes fases do setor de Turismo
Articular uma formação científica consistente com uma formação técnica adequada aos domínios de competências definidas para os diferentes perfis profissionais
Estabelecer uma articulação entre a formação académica e as exigências do mercado de trabalho tendo em vista a dinamização do setor turístico através de dinâmicas inovadoras
Promover a conciliação entre a formação científica e competências profissionais e promotoras de relações interpessoais conducentes à manifestação de atitudes de abertura a projetos de auto-formação e de formação ao longo da vida
Incrementar o intercâmbio de discentes através de programas de mobilidade internacional que visem promover a abertura a outras realidades de formação em turismo.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Licenciatura em Turismo dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Tronco comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Comportamento do Consumidor | 20034572 | 3 | 1º S |
Geografia do Turismo | 20011466 | 6 | 1º S |
Introdução ao Turismo | 20011067 | 6 | 1º S |
Língua Estrangeira I - Inglês | 20004043 | 6 | 1º S |
Sistemas de Informação Turística | 20007247 | 3 | 1º S |
Sociologia da Cultura do Lazer e Turismo | 20033873 | 6 | 1º S |
Desenvolvimento de Produtos Turísticos | 20011488 | 6 | 2º S |
Economia do Turismo | 20011507 | 3 | 2º S |
Língua Estrangeira II - Inglês | 20004057 | 6 | 2º S |
Métodos Quantitativos | 20012880 | 3 | 2º S |
Organização e Legislação Turística | 20011499 | 3 | 2º S |
Território e Património Cultural | 20025768 | 6 | 2º S |
Turismo Ativo | 20011231 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Estudos de Mercado em Turismo | 20011104 | 3 | 1º S |
Gestão de Recursos Humanos | 20034430 | 3 | 1º S |
Gestão Financeira e Contabilística | 20034320 | 6 | 1º S |
Língua Estrangeira III - Inglês | 20004068 | 6 | 1º S |
Metodologia de Investigação em Turismo | 20011089 | 3 | 1º S |
Movimentos Artísticos e Património | 20025721 | 3 | 1º S |
Planeamento e Ordenamento Turístico | 20011143 | 6 | 1º S |
Agências de Viagens e Operadores Turísticos | 20011258 | 6 | 2º S |
Gestão do Património | 20025779 | 3 | 2º S |
Informação e Itinerários Turísticos | 20011529 | 3 | 2º S |
Marketing Turístico | 20011132 | 6 | 2º S |
Organização de Eventos | 20011518 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Língua Estrangeira IV - Espanhol | 20004114 | 6 | 2º S |
Língua Estrangeira IV - Francês | 20004096 | 6 | 2º S |
Língua Estrangeira IV - Inglês | 20004079 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Análise de Mercados Turísticos | 20011546 | 3 | 1º S |
Gestão Ambiental em Turismo | 20011302 | 3 | 1º S |
Gestão Hoteleira | 20011535 | 6 | 1º S |
Musealização e Interpretação do Património | 20025785 | 6 | 1º S |
Turismo Internacional | 20011185 | 6 | 1º S |
Estágio/Projecto | 20011554 | 30 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Língua Estrangeira V - Espanhol | 20004120 | 3 | 1º S |
Língua Estrangeira V - Francês | 20004103 | 3 | 1º S |
Língua Estrangeira V - Inglês | 20004085 | 3 | 1º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Empreendedorismo e Avaliação de Projectos | 20034331 | 3 | 1º S |
Qualidade em Turismo | 20011214 | 3 | 1º S |