Objetivos do Curso
Os objetivos gerais do CE tomam como referência o perfil de desempenho profissional definido pelo DL nº 241/2001 de 30 agosto, conjugado com o DL 79/2014 de 14 de maio e demais legislação relativa a graus e diplomas do ensino superior. Assim, o CE organiza-se como um curso de habilitação para a docência no domínio 1º e 2º CEB (Português e História e Geografia de Portugal), visando, fundamentalmente, a formação de professores/as capazes de desenvolver práticas intencionais e de qualidade.
Estrutura Curricular: 4 semestres e defesa pública de um Relatório Final decorrente da articulação entre a Prática de Ensino Supervisionada e a Didáticas Específicas.
Engloba 4 componentes de formação: 1) A componente de formação educacional geral (FEG), com 9 ECTS; 2) A componente de formação na área de docência (FAD), com 27 ECTS; 3) A componente de didáticas específicas (DE), com 33 ECTS; 4) A componente relativa à prática de ensino supervisionada (PES), com 51 ECTS.
Condições de Acesso e Ingresso
Em conformidade com o regime jurídico da habilitação profissional para a docência em vigor (DL. n.º 79/2014, de 14 de maio, na sua atual redação), podem candidatar-se ao acesso ao presente ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, para o ano letivo 2025/2026:
1. os titulares da licenciatura em Educação Básica; e
2. os titulares de outras licenciaturas desde que satisfaçam os requisitos de créditos mínimos, tal como definidos no anexo do D.L. n.º 9-A/2025 de 14 de fevereiro, isto é, licenciatura que atribua créditos do ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado, distribuídos pelas componentes de formação nos seguintes termos:
a) Áreas de docência e área das didáticas específicas: mínimo de 90 créditos. Os créditos relativos à componente de formação na área de docência distribuem-se nos seguintes termos:
• 20 a 30 créditos em Português;
• 20 a 30 créditos em Matemática;
• 20 a 40 créditos em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal
• 18 a 25 créditos em Educação Artística e em Educação Física.
b) Área educacional: 10 a 20 créditos.
3. Dando cumprimento ao disposto no art.º 17.º da mesma legislação, para comprovar o domínio oral e escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica os candidatos deverão fazer prova documental, conforme disposto no edital de candidatura.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Habilitação para a docência no grupo 110;
Habilitação para a docência no grupo 200;
Habilitação para prossecução de estudos em Doutoramento.
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Tendo em linha de conta os objetivos gerais do CE pretende-se que o grau de mestre em ensino do 1º e 2º CEB (P/HGP) e a correspondente habilitação profissional para a docência neste nível do sistema educativo, seja conferido aos que demonstrem: Competências e conhecimentos no domínio genérico do 1º e 2º CEB, que sustentem o desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade e a adoção de uma atitude investigativa e de análise crítica da realidade; Conhecimentos científicos e didáticos nas áreas de conteúdo do 1º e 2º CEB, e a capacidade para promover a sua articulação interdisciplinar; Competências e aptidões favoráveis à adoção de práticas integradas, sustentadas numa pedagogia apropriada à idade das crianças; Aptidão para identificar o impacto dos diversos âmbitos educativos e dos contextos comunitários em que estes se inserem, e competências para o trabalho colaborativo e em rede; Competências e atitudes de aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente em processos auto-orientados.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo
Coordenador(es) do Curso
Tronco comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Prática Educativa em 1º Ciclo do Ensino Básico | 21016329 | 24 | Anual |
Estudo do Meio e Didática do Estudo do Meio no 1º Ciclo do Ensino Básico | 21016335 | 6 | 1º S |
Matemática e Didática da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico | 21016346 | 6 | 1º S |
Português e Didática do Português no 1º Ciclo do Ensino Básico | 21016354 | 6 | 1º S |
Artes e Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico | 21016360 | 6 | 2º S |
Metodologias de Investigação em Educação | 21016371 | 3 | 2º S |
Seminário Interdisciplinar em 1º Ciclo do Ensino Básico | 21016382 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Educação Social e Emocional | 21016393 | 3 | 2º S |
Inteligência Artificial em Educação | 21016406 | 3 | 2º S |
Necessidades Educativas Específicas | 21016417 | 3 | 2º S |
Neurociências e Educação | 21016428 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Prática Educativa em 2º Ciclo do Ensino Básico | 21016439 | 24 | Anual |
História e Geografia de Portugal | 21016445 | 6 | 1º S |
Organização e Gestão Educacional | 21016450 | 3 | 1º S |
Português no 2º Ciclo do Ensino Basico | 21016461 | 9 | 1º S |
Didática da História e Geografia de Portugal | 21016472 | 6 | 2º S |
Didática do Português no 2º Ciclo do Ensino Básico | 21016483 | 6 | 2º S |
Seminário Interdisciplinar em 2º Ciclo do Ensino Básico | 21016494 | 6 | 2º S |