Mestrado em Marketing e Comunicação (Especialização Comunicação de Marketing)

Objetivos do Curso

Objetivos gerais do CE:
Oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde os conhecimentos obtidos ao nível da licenciatura nas áreas do marketing e da comunicação, possibilitando a sua aplicação e desenvolvimento em contextos originais, complexos e multidisciplinares;
Fomentar a investigação aplicada e o desenvolvimento de natureza profissional de alto nível;
Dotar os alunos de métodos e técnicas de análise, planeamento, implementação e controlo atualizados e avançados;
Estimular a reflexão e o espírito crítico no diagnóstico e desenvolvimento de soluções;
Fomentar a comunicação de conclusões, bem como dos conhecimentos e dos raciocínios a elas subjacentes, com clareza e sem ambiguidades a diferentes públicos;
Ter desenvolvido as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de modo auto-orientado e autónomo.
Possibilitar o prosseguimento de estudos de jovens licenciados e de profissionais com necessidades de aprofundamento de competências, com vista à melhoria do seu desempenho.

Estrutura curricular:
O ciclo de estudos, que tem como áreas científicas predominantes o Marketing e as Ciências da Comunicação, com a Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF) de 342 (principal) e 347 (secundária), assegura, predominantemente, a aquisição, pelo estudante, de uma especialização de natureza profissional.
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra: a) Um curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, denominado curso de mestrado, a que corresponde 60 créditos; b) Uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, consoante os objetivos específicos visados, nos termos que sejam fixados pelas respetivas normas regulamentares, a que corresponde 48 créditos e uma unidade curricular articulada com a primeira de 12 créditos.
A estrutura do curso assenta num conjunto de 30 ECTS de tronco comum contento as matérias estruturantes para as áreas do Marketing e da Comunicação e o 2º semestre apresenta a divisão da turma por Especializações. Cada ramo apresenta duas UC obrigatórias e três optativas (podendo estas corresponder às UC obrigatórias do outro ramo). O 2º ano é inteiramente dedicado à elaboração do trabalho final, numa das três tipologias que a lei prevê (Estágio/Projeto/Dissertação). Nesse ano, são ainda oferecidos seminários sobre metodologias de investigação, para suporte ao trabalho final. O trabalho final é defendido perante um júri, nos termos do regulamento do ciclo de estudos.

Condições de Acesso e Ingresso

De acordo com o Regulamento do Ciclo de Estudos conducente a? obtenc?a?o do grau de Mestre pelo IPC, podem candidatar-se a este ciclo de estudos os titulares do grau de Licenciado ou equivalente, titulares de um grau acade?mico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na seque?ncia de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princi?pios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas mesmas a?reas, os titulares de um grau acade?mico superior, nacional ou estrangeiro, que seja reconhecido pelos Conselhos Te?cnico-Cienti?fico das duas Escolas, como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado nas ja? referidas a?reas e os detentores de um curri?culo escolar, cienti?fico ou profissional, que seja reconhecido, pelos Conselhos Te?cnico-Cienti?fico das duas Escolas, como atestando capacidade para a realizac?a?o deste ciclo de estudo.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Com uma abordagem integradora das variáveis fundamentais que constituem o marketing-mix, o Mestrado em Marketing e Comunicação conjuga numa formação pós-graduada as competências em termos de inovação e desenvolvimento de produtos e marcas (product), gestão de preços (price) e gestão dos canais de distribuição (placement), com as que dizem respeito às diferentes ferramentas que constituem a comunicação integrada de marketing (promotion).

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Marketing e Comunicação, Especialização Comunicação de Marketing dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Especialização: Comunicação de Marketing

Unidade curricular Código ECTS Período
Projecto/Estágio 20022033 48 N.A.
Seminário 20022011 12 1