Licenciatura em Farmácia

Objetivos do Curso

Assegurar formação científica, técnica e humana ao licenciado em farmácia dirigida para uma prestação profissional com autonomia técnica e responsabilidade na equipa de saúde em que se insere.
Promover competências e conhecimentos que habilite para o exercício em todo o circuito do medicamento, desde a sua investigação, dispensa, informação e aconselhamento.
Desenvolver competências científicas e interrelacionais que proporcionem uma visão holística dos cuidados de saúde, de modo a responder ao devir da sociedade no âmbito da utilização racional do medicamento e produtos de saúde.
Desenvolver estudos e participar em projetos de investigação para potenciar a efetividade dos medicamentos e produtos de saúde proporcionando melhor qualidade de vida e ganhos em saúde.
Formar licenciados responsáveis e eticamente comprometidos com a sua atividade profissional, planeando, avaliando e promovendo o seu desenvolvimento.
A formação enquadra-se no nível 6 do quadro europeu de qualificações.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso nacional de acesso ao ensino superior público, com as provas de ingresso num dos seguintes conjuntos:
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
ou
02 Biologia e Geologia
16 Matemática

Para a candidatura é necessária a classificação mínima de 95 pontos nas provas de ingresso e na nota de candidatura, expressa numa escala de 0 a 200 pontos.

A fórmula de cálculo contempla 50% da média do secundário e 50% das provas de ingresso.

A preferência regional corresponde a 20% das vagas, para as áreas de influência de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

A conclusão do plano de estudos da licenciatura em Farmácia dá direito ao acesso à profissão de Técnico de Farmácia regulamentada pelo Decreto-Lei 320/99 de 11 de Agosto.
A cédula profissional deverá ser requerida ao Ministério da Saúde através da ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde)

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Portuguesa

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os conhecimentos, aptidões e competências genéricas a adquirir têm como referência o perfil definido na Portaria nº 782/2009 de 23 de Julho (Sistema Nacional de Qualificações).
Assim, a licenciatura em farmácia oferece ao aluno conhecimento científico, aptidões e competências técnicas necessárias ao desempenho efectivo das suas funções, com profissionalismo, autonomia e responsabilidade, respeitando os princípios éticos e legais inerentes à sua profissão.
Os objectivos de aprendizagem são: compreender os conceitos, princípios e teorias relacionadas com as ciências biológicas, sociais e humanas, médicas e farmacêuticas, relevantes para o desempenho de uma prática profissional baseada na evidência nas diferentes áreas de intervenção.
Desenvolver, aplicar e avaliar métodos e processos de natureza técnica em todas as fases do circuito do medicamento, desde a concepção, análises e ensaios farmacológicos, produção, certificação, distribuição e conservação até ao utilizador final.
Planear, executar e avaliar processos de natureza técnica com vista à produção com qualidade e segurança de produtos medicamentosos em ambientes assépticos.
Análise e interpretação de fórmulas galénicas e prescrições terapêuticas com vista à gestão da terapêutica e promoção da segurança do doente.
Planear, desenvolver e participar em acções e programas de formação, educação, sensibilização e esclarecimento de utentes e outros técnicos de saúde no âmbito da utilização e consumo de medicamento.
Desenvolver competências organizacionais e sistémicas com vista a gerir e avaliar o exercício profissional e promover o seu desenvolvimento.
Desenvolver estudos e participar em projectos de investigação aplicada relacionados com a utilização e consumo de medicamento e produtos de saúde, com vista a contribuir para os ganhos em saúde e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
A medição do grau de cumprimento dos objectivos é efectuado ao longo do ciclo de estudos através da realização de diferentes avaliações escritas e práticas que permitem saber se os objectivos específicos das unidades curriculares são atingidos pelos alunos.
As competências da área científica da farmácia são ainda avaliadas na prática com a resolução de simulação de casos clínicos, trabalhos práticos e/ou role-playing. A avaliação das unidades curriculares de Estágio I e II é efectuada através de relatório escrito com discussão perante um júri, permitindo aferir se o aluno atingiu os objectivos e adquiriu as competências exigidas para o ciclo de estudo.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O grau de licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados.

Coordenador(es) do Curso

Tronco Comum

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Anatomofisiologia I 41002199 3 1º S
Biologia Celular e Molecular 41002188 6 1º S
Física 40004993 4 1º S
Introdução à Farmácia 41002211 3 1º S
Química Geral e Inorgânica 40004907 5 1º S
Química Orgânica Aplicada 41002222 5 1º S
Técnicas Laboratoriais em Farmácia 41002200 4 1º S
Anatomofisiologia II 41002233 3 2º S
Bioquímica 41002244 5 2º S
Estágio I 40005250 6 2º S
Farmacocinética e Farmacodinâmica 41002278 4 2º S
Patologia Geral 41002256 3 2º S
Química dos Fármacos 40005206 4 2º S
Tecnologia e Farmácia Galénica I 41002267 5 2º S

Ano curricular: 2
Unidade curricular Código ECTS Período
Farmacologia I 41002289 6 1º S
Farmacoterapia I 41002332 5 1º S
Genética 41002321 4 1º S
Microbiologia 41002310 5 1º S
Química Analítica em Farmácia I 41002295 5 1º S
Tecnologia e Farmácia Galénica II 41002304 5 1º S
Farmacoepidemologia 41002368 5 2º S
Farmacognosia 41002343 5 2º S
Farmacologia II 41002385 6 2º S
Farmacoterapia II 41002396 5 2º S
Imunologia Geral 41002379 4 2º S
Química Analítica em Farmácia II 41002357 5 2º S

Ano curricular: 4
Unidade curricular Código ECTS Período
Estágio II 40005448 54 Anual
Investigação Aplicada em Farmácia 40005463 6 Anual