Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino: 1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos; 3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Economia tem por objectivo dotar os estudantes das primeiras competências para a compreensão dos movimentos agregados das economias de mercado contemporâneas. A disciplina concentra-se nos seguintes resultados da aprendizagem: a) Descrever a macroeconomia como uma ciência e analisar o objecto da macroeconomia. b) Identificar as variáveis macroeconómicas fundamentais e os principais problemas e questões macroeconómicas, nomeadamente o desemprego, o ciclo económico, a inflação e o défice externo. c) Medir e descrever o funcionamento global. Calcular os principais agregados macroeconómicos. d) Analisar os modelos macroeconómicos básicos e) Compreender e aplicar os conceitos de Microeconomia. f) Apreender a metodologia da lógica económica. g) Resolver problemas simples utilizando a metodologia da lógica económica e os conceitos aprendidos
Programa
1. Introdução e Conceitos 1.1 História do pensamento económico 1.2 Economia Política Clássica 1.3 O marginalismo e a corrente Neoclássica 1.4 Keynes e o Keynesianismo 1.5 O problema económico 2. Métodos quantitativos em análise económica 2.1 Inflação. Valores reais e valores nominais. 3. Produto, rendimento e despesa 4. Caracterização Económica das Famílias 5. Modelos macroeconómicos e a intervenção do Estado 6. Modelo simples da Oferta
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Teste 1 - 35.0%
- - Teste 3 - 30.0%
- - Teste 2 - 35.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Amaral, João F. et al. (2002), Introdução à Macroeconomia, Lisboa, Escolar Editora
Nabais, Carlos e Ferreira Ricardo (2012), Macroeconomia, Lições e Exercícios, Lidel.
Branson, W. H. (2001); Macroeconomia: teoria e prática; Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª edição
Dornbusch, R. e Fischer, S. (1998), Macroeconomia, Lisboa, McGraw-Hill
Ferraz, A. (2002), Análise Macroeconómica:Teoria e Prática, Lisboa, Escolar Editora
Samuelson, Paul. e Nordhaus, W. (2005), Macroeconomia, Lisboa, McGraw-Hill
Santos, José et al. (2001), Macroeconomia: Exercícios, Lisboa, McGraw-Hill
Varian, H. R. (2000); Microeconomia, princípios básicos; Campus
Ferreira, Ricardo e Nabais, Carlos (2010), Microeconomia Lições e Exercícios, Lidel
Samuelson, Paul. e Nordhaus, William (1999), Microeconomia, Lisboa, McGraw-Hil
Mata, J. (2000), Economia da Empresa, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
Mateus, Abel e Mateus, Margarida (2001), Microeconomia – Teoria e Aplicações (Volumes I e II), Lisboa, Verbo