Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Nesta UC são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e
Textos Escritos;
3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação por frequência, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Trabalho em grupo.
2) Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Trabalho individual.
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação por frequência, compreendendo: a) uma prova escrita individual (com peso de 70 %) e b) Trabalho individual com apresentação e discussão (com peso de 30%).
2) Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual (com peso de 70%) e b) Trabalho individual (com 30%)
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Economia Regional e Inovação Territorial por objetivo contribuir para a formação interdisciplinar dos alunos, proporcionando-lhes conhecimentos e capacidade de reflexão crítica sobre:
a) os conceitos, métodos e técnicas de análise que os iniciem em novos modos de raciocínio e de abordagem da realidade económica;
b) a dimensão espacial na análise dos fenómenos económicos;
c) o valor e a transformação territorial;
d) políticas e estratégias de inovação;
e) promoção do crescimento económico e a sustentabilidade ambiental
Programa
1. Modelos de desenvolvimento regional
. O espaço e a teoria económica
. A dinâmica das regiões: convergência versus divergência
. A teoria da base económica
. A nova geografia económica
2. Disparidades no crescimento regional e local
. As desigualdades territoriais de desenvolvimento
. As regiões menos desenvolvidas
. Desigualdades em termos de capacidade de inovação
. A problemática do desenvolvimento local
3. Inovação e território
. O conceito de inovação
. Políticas públicas na promoção da inovação
. Processos de inovação de base territorial
. A mobilização regional e o fortalecimento através de redes
. Propostas inovadoras de valorização dos recursos
4. Políticas regionais
. A origem das políticas regionais
. Objetivos, instrumentos e avaliação das políticas regionais
. Política regional e inovação
. Portugal e a Política de Coesão
5. Estudos de caso regionais
. Estratégia de especialização inteligente: Região Centro de Portugal.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 70.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Frequência - 70.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CAMAGNI, R., (1998), Principi di Economia Urbana e Territoriale, 3ª ed., Carocci Editore, Roma
CASTRO, Eduardo; RODRIGUES, Carlos; ESTEVES, Carlos; ROSA PIRES, Artur (2000), The triple helix model as a motor for the creative use of telematics, Research Policy, Vol. 29, pp. 193-203.
COSTA, J. S., (Coord.), (2002), Compêndio de Economia Regional, APDR, Coimbra
FERRÃO, João (coord.), Políticas de inovação e desenvolvimento regional e local, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Lisbon, Portugal.
FUJITA, M., KRUGMAN, P. e VENABLES, A. J., (1999), The Spatial Economy. Cities, regions and international
trade, The MIT Press, Cambridge, London
HOOVER, E. M. e GIARRATANI, F., (1999), An Introduction to regional Economics,
http://www.rri.wvu.edu/WebBook/Giarratani/contents.htm
LABORDE, P., (1999), Les espaces urbains dans le monde, Nathan Université, Poitiers, France
LOPES, A. S., (1984), Desenvolvimento Regional: problemática, teoria, modelos, Fundação Calouste Gulbenkian