Estudos de Mercado

Métodos de Ensino

Aulas presenciais expositivas e com suporte informático. O período lectivo está estruturado em três
componentes: aulas dedicadas à apresentação dos conceitos teóricos e exemplos práticos; aulas dedicadas
ao uso de software e construção do questionário; aulas dedicadas a apoio do trabalho de simulação de um
estudo de mercado. As aulas serão intercaladas numa sequência que optimiza a aquisição de competências.

Resultados de Aprendizagem

Aprender as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado. Conhecer desenhos alternativos de
pesquisa, bem como conceitos, técnicas e métodos mais utilizados na execução de Estudos de Mercado.
Adequação do tipo de pesquisa para cada caso, metodologia, técnica de recolha de dados, definição amostral.
Usar técnicas de estatística multivariada e outras técnicas de classificação de dados. Compreender os
potenciais enviesamentos e limitações dos dados de Estudos de Mercado. Uso de um software (SPSS) de
análise estatística de dados. Apresentação e comunicação de resultados.

Programa

1. Introdução aos estudos de mercado
1.1. Formulação do problema de pesquisa
1.2. Tipologias de estudos de mercado
2. Dados
2.1. Fontes de dados
2.2. Mensuração e escalas
3. Amostragem
3.1. Tipos de amostras
3.2. Desenho da amostra
4. Métodos de recolha de dados
4.1. Desenho do questionário
4.2. Entrevistas pessoais, via correio ou por telefone
4.3. Trabalhos de campo
5. Análise e interpretação dos dados
5.1. Processamento dos dados
5.2. Análise dos resultados
5.3. Estatística multivariada
5.4. Relatórios conclusivos
5.5. Apresentação dos resultados

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BURNS, A.C. E BUSH, R. F. (2005) Marketing Research, 4ª ed. Pearson Education, Upper Saddle River, New
Jersey.
HILL, M.M. E HILL, A. (2000) Investigação por Questionário. Edições Sílabo, Lisboa.
MALHOTRA, N. K. (2005) Fundamentos da pesquisa de marketing, Prentice-Hall
MALHOTRA, N. E BIRKS, D. (2003) Marketing Research: An applied Approach, 2ª European ed. Prentice-Hall,
Harlow, Essex.
MAROCO, J. (2003) Análise Estatística com Utilização do SPSS. Edições Sílabo, Lisboa
HAIR, J. et al, (2002) Marketing Research: Within a Changing Information Environment 2 ed, McGraw-Hill
HAIR, JOSEPH ET AL. (1998) Multivariate Data Analysis, 5ª ed, Prentice-Hall
SOUSA, J.M.C. KAYMAK, U. (2002, World Scientific and Imperial College Editors.
VILARES, M.J., COELHO, P.S. (2005), Satisfação e lealdade do cliente, Escolar Ed