Objetivos do Curso
A Licenciatura em Bioengenharia pretende proporcionar uma formação integrada e abrangente na área das ciências da vida, combinando as técnicas de engenharia com a biologia, permitindo uma especialização em domínios como a Engenharia Biológica e a Tecnologia Ambiental.
A crise financeira global e os recentes desafios ambientais têm impulsionado a mudança para uma recuperação económica aliada a um crescimento ambiental e socialmente mais sustentável. Este “crescimento verde” perdurará suportado em profissionais especializados e sensibilizados para a sua importância. É neste contexto que surge a proposta da Licenciatura em Bioengenharia do ISEC.
A Licenciatura em Bioengenharia possui um perfil profissionalizante, equilibrando uma robusta componente em ciências de base e da engenharia com a especialização em domínios como a Engenharia Biológica e a Tecnologia Ambiental. É ainda atribuída uma formação sólida em técnicas laboratoriais, conferindo a capacidade de resolução de problemas em áreas multidisciplinares. Os diplomados serão profissionais capazes de desempenhar com excelência atos de engenharia nas indústrias onde predominem os processos biológicos, químicos ou físico-químicos, motivados para a sua integração sustentável.
A Licenciatura em Bioengenharia possui um total de 180 créditos, distribuídos por 6 semestres (3 anos) com dois percursos alternativos (ramos) possíveis: Engenharia Biológica e Tecnologia Ambiental. O último (6º) semestre desta licenciatura é preenchido integralmente por um estágio/projeto com elaboração de relatório/tese original e defesa pública.
Condições de Acesso e Ingresso
Os candidatos podem ingressar na licenciatura de Bioengenharia por via do Concurso Nacional de Acesso, Concursos Especiais e por Mudança de Par Instituição/Curso.
Pelo Concurso Nacional de Acesso, as provas de Ingresso até ao ano letivo de 2020/2021 (inclusive) são as seguintes:
Um dos seguintes conjuntos: (07) Física e Química e (16) Matemática OU (02) Biologia e Geologia e (16) Matemática
As classificações mínimas exigidas são: Nota de candidatura: 95 pontos; Provas de ingresso: 95 pontos
A fórmula de cálculo é dada por: Média do secundário: 65%; Provas de ingresso: 35%
Preferência regional: Percentagem de vagas: 25%; Aveiro, Coimbra, Leiria, Viseu
A licenciatura em Bioengenharia não possui pré-requisitos
Saídas Profissionais e Empregabilidade
A classificação da área principal da Licenciatura em Bioengenharia é a 524 – Tecnologia dos Processos Químicos. Esta licenciatura possui ainda classificação em duas áreas secundárias: 851 – Tecnologia de Proteção do Ambiente e 421 – Biologia e Bioquímica.
As saídas profissionais dos licenciados em Bioengenharia enquadram-se nos seguintes setores industriais:
Indústria agroalimentar, ambiental, farmacêutica e química;
Controlo de produção em bioprocessos industriais;
Laboratórios, desenvolvendo atividades de controlo de qualidade em bioprocessos e tratamento de efluentes;
Empresas de serviços, de projeto e de consultoria;
Organismos públicos e em instituições de ensino e de apoio à investigação científica.
Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
A Licenciatura em Bioengenharia tem como objetivo preparar profissionais em áreas de desenvolvimento de metodologias baseadas em agentes biológicos no processamento de materiais e em tecnologias ambientais. Nesse sentido é oferecida uma formação baseada no conhecimento das ciências básicas, aprofundada com a compreensão das ciências biológicas aplicadas, integrada com a prática nas ciências de engenharia e culminada no desenvolvimento de soluções de engenharia em processos que envolvem sistemas biológicos. O ensino ministrado, com uma forte componente laboratorial e um estágio curricular, forma diplomados com aptidões de natureza prática e competências que permitem:
– Aplicar os conhecimentos na resolução de problemas e sustentar com argumentação própria
– Planear e executar, em segurança, ensaios laboratoriais, projetar equipamento e preparar relatórios
– Enquadrar aspetos ambientais e económicos ao nível do projeto
– Trabalhar em grupo e desenvolver métodos de trabalho sustentados na qualidade
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Os licenciados em Bioengenharia podem concorrer a ciclos de estudo de 2º ciclo (mestrados) na área científica de Engenharia Química e Biológica e áreas afins.
Coordenador(es) do Curso