Objetivos do Curso
Pretende-se com este CE, promover a construção e o desenvolvimento de saberes, práticas e atitudes no
domínio da Educação para a Saúde, com vista à formação de profissionais habilitados para uma
intervenção qualificada e informada nos diversos contextos onde exercem/ possam vir a exercer a sua
ação(empresas, escolas, creches, jardins de infância, lares de terceira idade, centros de dia, instituições
de apoio social a populações vulneráveis, centros educativos, estabelecimentos prisionais, centros de
saúde, centros de reabilitação, hospitais, etc).
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Educação para a Saúde:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de educação, ciências da saúde, áreas afins ou outras consideradas relevantes;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos nas áreas de educação, ciências da saúde, áreas afins ou outras consideradas relevantes, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho técnico científico da ESTeSC;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho técnico científico da ESTeSC.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
i) Desenvolver e aprofundar conhecimentos no domínio da Educação para a Saúde;
ii) Aplicar saberes, e contribuir para resolver problemas em situações novas, em contextos alargados e
multidisciplinares;
iii) Construir uma base de desenvolvimento e/ou aplicações originais dos saberes e competências no
domínio da intervenção, interligando o desenvolvimento de práticas de qualidade com a adopção de uma
atitude de análise crítica e investigativa sobre aprofundamentos e investigação relevante;
iv) Integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em
situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e
responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
v) Desenvolver a capacidade de comunicar as conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas
subjacentes, a monitores, a especialistas, a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
vi) Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo
fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
O grau de consecução destes objetivos será avaliado nas diversas UC do curso.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Esta qualificação permite o acesso ao grau de Doutor (3º Ciclo de Estudos).
Coordenador(es) do Curso