Objetivos do Curso
Objetivos gerais do CE:
Oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde os conhecimentos obtidos ao nível da licenciatura nas áreas do marketing e da comunicação, possibilitando a sua aplicação e desenvolvimento em contextos originais, complexos e multidisciplinares;
Fomentar a investigação aplicada e o desenvolvimento de natureza profissional de alto nível;
Dotar os alunos de métodos e técnicas de análise, planeamento, implementação e controlo atualizados e avançados;
Estimular a reflexão e o espírito crítico no diagnóstico e desenvolvimento de soluções;
Fomentar a comunicação de conclusões, bem como dos conhecimentos e dos raciocínios a elas subjacentes, com clareza e sem ambiguidades a diferentes públicos;
Ter desenvolvido as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de modo auto-orientado e autónomo.
Possibilitar o prosseguimento de estudos de jovens licenciados e de profissionais com necessidades de aprofundamento de competências, com vista à melhoria do seu desempenho.
Estrutura curricular:
O ciclo de estudos, que tem como áreas científicas predominantes o Marketing e as Ciências da Comunicação, com a Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF) de 342 (principal) e 347 (secundária), assegura, predominantemente, a aquisição, pelo estudante, de uma especialização de natureza profissional.
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra: a) Um curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, denominado curso de mestrado, a que corresponde 60 créditos; b) Uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, consoante os objetivos específicos visados, nos termos que sejam fixados pelas respetivas normas regulamentares, a que corresponde 48 créditos e uma unidade curricular articulada com a primeira de 12 créditos.
A estrutura do curso assenta num conjunto de 30 ECTS de tronco comum contento as matérias estruturantes para as áreas do Marketing e da Comunicação e o 2º semestre apresenta a divisão da turma por Especializações. Cada ramo apresenta duas UC obrigatórias e três optativas (podendo estas corresponder às UC obrigatórias do outro ramo). O 2º ano é inteiramente dedicado à elaboração do trabalho final, numa das três tipologias que a lei prevê (Estágio/Projeto/Dissertação). Nesse ano, são ainda oferecidos seminários sobre metodologias de investigação, para suporte ao trabalho final. O trabalho final é defendido perante um júri, nos termos do regulamento do ciclo de estudos.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar‐se ao mestrado: a)Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional; b)Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c)Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo conselho técnico‐científico da ESEC e da ESTGOH, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado; d)Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico‐Científico da ESEC e da ESTGOH, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Gestor de Marketing e Comunicação.
Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aquiLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Com uma abordagem integradora das variáveis fundamentais que constituem o marketing-mix, o Mestrado em Marketing e Comunicação conjuga numa formação pós-graduada as competências em termos de inovação e desenvolvimento de produtos e marcas (product), gestão de preços (price) e gestão dos canais de distribuição (placement), com as que dizem respeito às diferentes ferramentas que constituem a comunicação integrada de marketing (promotion).
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O grau de mestre permite o acesso ao 3.º ciclo de estudos conducentes ao grau de Doutor.
Coordenador(es) do Curso
Gestão de Marketing
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Comportamento Organizacional | 30006119 | 6 | 1º S |
Identidade, Cultura e Mercados | 30006125 | 6 | 1º S |
Marketing Estratégico | 30006091 | 6 | 1º S |
Marketing Research | 30006136 | 6 | 1º S |
Planeamento e Gestão Estratégica da Comunicação | 30006108 | 6 | 1º S |
Análise de Dados Multivariada | 30006147 | 6 | 2º S |
Análise de Dados Multivariada | 30006153 | 6 | 2º S |
Inovação e Desenvolvimento de Produtos | 30006164 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Comunicação e Responsabilidade Social Empresarial | 30006260 | 6 | 2º S |
Direito de Marketing | 30006181 | 6 | 2º S |
e-Marketing | 30006192 | 6 | 2º S |
Gestão de Equipas de Trabalho | 30006271 | 6 | 2º S |
Gestão e Comunicação da Marca | 30006229 | 6 | 2º S |
Relações com os Media | 30006254 | 6 | 2º S |
Sistemas de Apoio à Decisão em Marketing | 30006207 | 6 | 2º S |
Técnicas de Comunicação de Marketing | 30006246 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Projecto/Estágio | 30006080 | 48 | Anual |
Seminário | 30006282 | 12 | 1º S |