Objetivos do Curso
O programa de doutoramento em sustentabilidade agroalimentar e ambiental, visa formar massa crítica e profissionais de elevado nível com competências para apoiar o desenvolvimento de áreas rurais em regiões vulneráveis face às alterações climáticas e socioeconómicas, como a Região Centro de Portugal. Para enfrentar os problemas de degradação e perda de capacidade produtiva e rendimentos, são necessárias novas soluções, e é necessária a formação de uma massa crítica de indivíduos de alto desempenho para analisar o status quo e desenvolver uma visão de desenvolvimento sustentável específica para cada região rural e conceber estratégias e implementar ações que possam reverter a tendência de degradação. O Programa de Doutoramento está inserido no CERNAS e na missão dos três Politécnicos que o acolhem, com pergaminhos no desenvolvimento regional das regiões rurais e dos setores agroalimentares há mais de um século, reforçando a sua missão de ensino, investigação e desenvolvimento.
Condições de Acesso e Ingresso
Os candidatos devem possuir um diploma de mestrado ou equivalente legal em Agricultura, Ambiente, Engenharia de Alimentos, Florestas, Geografia, Geologia, Biologia, Física, Química ou áreas relacionadas; possuir um diploma reconhecido pelo Conselho Técnico e Científico da Escola onde o candidato formalizar a sua inscrição como equivalente a um Curso de Português ou possuir um currículo profissional / científico, e reconhecido pelo Conselho Técnico e Científico da Escola onde o candidato formalizar a sua inscrição como fornecendo as competências necessárias para concluir com êxito o Programa Doutoral. Os candidatos titulares de um diploma de ensino superior estrangeiro que não cumpram a estrutura de Bolonha, nas mesmas áreas temáticas ou afins, devem ter seus diplomas reconhecidos como satisfazendo os objetivos de um diploma de Bolonha pelo órgão científico e estatutariamente competente.
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os doutorandos adquirirão competências, em linha com o artigo 28.º do DL 65/2018, para criar conhecimento, realizar investigação original e resolver problemas complexos enfrentados pelo mundo rural e pelo sector agroalimentar, nomeadamente:
1. Compreensão profunda das complexidades e nuances do sistema agroalimentar, da semente ao prato, abrangendo as dimensões ambiental, socioeconómica e tecnológica.
2. Mentalidade interdisciplinar, integrando ideias de agronomia, ambiente e tecnologia para enfrentar os desafios da sustentabilidade agroalimentar.
3. Capacidade de usar metodologias de investigação rigorosas, que conduzam a soluções inovadoras.
4. Pensamento sistémico, discernindo a interligação entre os vários intervenientes e processos agro-alimentares e os seus impactos ambientais.
5. Capacidade de comunicar claramente ideias complexas a públicos diversificados.
6. Visão das práticas éticas no domínio agroalimentar e do desenvolvimento, ao nível da equidade, inclusão e sustentabidade
Coordenador(es) do Curso