Licenciatura em Marketing

Objetivos do Curso

– Oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde os conhecimentos obtidos ao nível do ensino secundário na área de marketing, apoiada em materiais de ensino de nível avançado, que proporcionem, em alguns domínios daquela área, saberes considerados de ponta;
– Fomentar a aplicação de conhecimentos e competências adquiridos na área de marketing, evidenciando uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido nessa área;
– Permitir a resolução de problemas na área de marketing, devidamente fundamentada numa argumentação adequada;
– Fornecer a capacidade de colher e tratar informação relevante que baseie a emissão de juízos e a construção de soluções numa lógica multidimensional, considerando aspetos sociais, científicos e éticos;
– Fomentar a capacidade de comunicação com clareza e sem ambiguidades com diferentes públicos;
– Desenvolver as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.

Condições de Acesso e Ingresso

Provas de ingresso (uma das seguintes provas):

04 Economia ou 18 Português ou 16 Matemática;

Classificação mínima:

Nota de candidatura: 95 pontos;

Provas de ingresso: 95 pontos.

Fórmula de cálculo:

Média do secundário: 65 %

Provas de ingresso: 35%.

Pré-requisitos de seriação – Não aplicável.
Preferência regional (área de influência): Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu; percentagem de vagas: 30%.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

O licenciado em Marketing fica habilitado a desempenhar, num amplo espetro de organizações, públicas ou privadas, um conjunto bastante diversificado de funções, designadamente:
– Diretor de marketing;
– Diretor comercial;
– Gestor de marca;
– Gestor de produto;
– Gestor de clientes;
– Gestor comercial;
– Gestor de pontos de venda;
– Gestor de comunicação de marketing;
– Especialista de marketing digital;
– Especialista de pesquisa de marketing;
– Consultor de marketing.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Tendo em vista os objetivos gerais do ciclo de estudos, a estrutura curricular e o plano de estudos foram concebidos de modo a que o licenciado em Marketing desenvolva os seguintes objetivos de aprendizagem e competências:
– Possuir uma base alargada de conhecimentos na área da Gestão, em geral, e do Marketing, em particular, que vão para além dos obtidos ao nível do ensino secundário;
– Aplicar os conhecimentos e as competências adquiridos na resolução de problemas da sua área de intervenção, evidenciando uma abordagem profissional e desenvolvendo soluções fundamentadas numa argumentação adequada;
– Ter capacidade de recolher e tratar informação relevante que baseie a emissão de juízos e a construção de soluções, considerando aspetos sociais, científicos e éticos;
– Ter capacidade de trabalhar individualmente e em grupo;
– Ter capacidade de comunicar de forma adequada com diferentes públicos;
– Ter capacidade de aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O grau de licenciado permite o acesso ao 2.º ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre.

Coordenador(es) do Curso

Tronco Comum

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Comportamento do Consumidor 31000044 6 Anual S
Estatística 31000983 6 Anual S
Gestão de Produtos e Marcas 31000056 6 Anual S
Introdução à Gestão 31000939 6 Anual S
Introdução ao Marketing 31000033 6 Anual S
Macroeconomia 31000945 6 Anual S
Matemática 31000950 6 Anual S
Microeconomia 31000972 6 Anual S
Multimédia 31000067 6 Anual S
Tecnologias de Informação 31000961 6 Anual S

Ano curricular: 2
Unidade curricular Código ECTS Período
Avaliação e Gestão de Projetos 31000121 6 Anual S
Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos 31000994 6 Anual S
Comunicação de Marketing 31000089 6 Anual S
Contabilidade Financeira 31001001 6 Anual S
Direito Comercial 31001023 6 Anual S
Gestão da Distribuição 31000078 6 Anual S
Gestão de Preços 31000110 6 Anual S
Gestão de Vendas 31000104 6 Anual S
Gestão Estratégica 31001012 6 Anual S
Pesquisa de Marketing 31000095 6 Anual S

Ano curricular: 3
Unidade curricular Código ECTS Período
Contabilidade de Gestão e Sistemas de Controlo 31000132 6 Anual S
Direito de Marketing 31000157 6 Anual S
Empreendedorismo e Criação de Empresas 31001034 6 Anual S
Estágio 31000179 18 Anual S
Marketing de Serviços 31001040 6 Anual S
Marketing Digital 31000143 6 Anual S
Marketing Internacional 31000168 6 Anual S
Grupo de Opção
Unidade curricular Código ECTS Período
Controlo de Marketing 31000185 3 Anual S
Direito do Consumidor 31000231 6 Anual S
Economia da Empresa 31000220 3 Anual S
Finanças 31000214 3 Anual S
Gestão da Qualidade 31001055 6 Anual S
Marketing Territorial 31000203 3 Anual S
Simulação de Marketing 31000196 3 Anual S