Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.
Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados, sempre que possível, diversos meios audiovisuais.
Será disponibilizado material de apoio aos alunos.
A avaliação é feita de duas formas alternativas à escolha do aluno:
1- Exame final nos termos e condições em vigor no Instituto;
2- Avaliação distribuída ao longo do semestre, consistindo em vários testes e um trabalho.
Resultados de Aprendizagem
a) Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de gestão que permitam adquirir uma visão global do funcionamento das empresas e da importância da gestão para o sucesso.
b) Pretende-se também apresentar ao aluno algumas funções empresariais críticas qualquer empresa – Inovação e Recursos Humanos.
c) Finalmente querem-se integrar os conhecimentos através do pensamento estratégico.
Competências a desenvolver pelos alunos:
a) Compreender o processo de gestão
b) Compreender a importância da inovação para o sucesso empresarial.
c) Compreender o papel central das pessoas nas organizações.
d) Compreender a necessidade de desenvolver a estratégia que define o caminho a seguir.
Programa
1. A Gestão e os gestores
a. A Gestão e gestores
b. A Globalização e internacionalização de empresas
2. Funções dos gestores:
a. Planear
b. Organizar
c. Liderar e motivar
d. Controlar
3. Funções empresariais
a. Inovação
b. Marketing
c. Recursos Humanos
4. Integração: A Estratégia
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carvalho, JE (2011) “Gestão de Empresas – Princípios Fundamentais”, Ed. Sílabo.
Ferreira, MF, Santos, JC, Reis N e Marques, T (2010) “Gestão Empresarial”, ED. Lidel.
Robbins S. e Culter M. (2012) “Management”, Prentice-Hall, 11ª Ed.
Robbins, S. e Decenzo, D. (2004) “Fundamentos de Administração – conceitos essenciais e aplicações”, Pearson Edition, 4ª Ed.
Silva, G e Silva JT. (2019) “Estratégia”, Atual Editora.
Sousa, A. (1988) “Introdução à gestão de empresas”, Verbo
Stoner, J., Freeman, E. e Gilbert Jr, D. (1995) “Management”, Prentice-Hall, 6ª Ed.
Teixeira, Sebastião (2013) “Gestão das organizações”, Escolar Editora, 3ª ed.
Weinrich (1994) “Global management”, McGraw-Hill, 3ª Ed.
Textos a disponibilizar aos alunos:
Abreu, M (2012) “Marketing Conceitos Fundamentais”.
Abreu, M., Silva, G. e Marques, JP. (2019) “O Método do Caso”.
Calheiros A. (2015) “Liderança”.
Calheiros, A. (2019) “A Gestão de pessoas”.
Marques, JP. e Silva, G. (1998) “A motivação dos recursos humanos”.
Silva, G. (2020) “Caderno de casos”.