Princípios de Gestão

Métodos de Ensino

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real. 

Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados, sempre que possível, diversos meios audiovisuais.

Será disponibilizado material de apoio aos alunos.

A avaliação é feita de duas formas alternativas à escolha do aluno:

1- Exame final nos termos e condições em vigor no Instituto;

2- Avaliação distribuída ao longo do semestre, consistindo em vários testes e um trabalho. 

Resultados de Aprendizagem

a)      Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de gestão que permitam adquirir uma visão global do funcionamento das empresas e da importância da gestão para o sucesso.

b)      Pretende-se também apresentar ao aluno algumas funções empresariais críticas qualquer empresa – Inovação e Recursos Humanos.

c)      Finalmente querem-se integrar os conhecimentos através do pensamento estratégico.

Competências a desenvolver pelos alunos:

a)      Compreender o processo de gestão

b)      Compreender a importância da inovação para o sucesso empresarial.

c)      Compreender o papel central das pessoas nas organizações.

d)      Compreender a necessidade de desenvolver a estratégia que define o caminho a seguir.

Programa

1. A Gestão e os gestores

a.         A Gestão e gestores

b.         A Globalização e internacionalização de empresas

2.         Funções dos gestores:

a.         Planear

b.         Organizar

c.         Liderar e motivar

d.         Controlar

3.         Funções empresariais

a.         Inovação

b.         Marketing

c.         Recursos Humanos

4.         Integração: A Estratégia

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho, JE (2011) “Gestão de Empresas – Princípios Fundamentais”, Ed. Sílabo.

Ferreira, MF, Santos, JC, Reis N e Marques, T (2010) “Gestão Empresarial”, ED. Lidel.

Robbins S. e Culter M. (2012) “Management”, Prentice-Hall, 11ª Ed.

Robbins, S. e Decenzo, D. (2004) “Fundamentos de Administração – conceitos essenciais e aplicações”, Pearson Edition, 4ª Ed.

Silva, G e Silva JT. (2019) “Estratégia”, Atual Editora.

Sousa, A. (1988) “Introdução à gestão de empresas”, Verbo

Stoner, J., Freeman, E. e Gilbert Jr, D. (1995) “Management”, Prentice-Hall, 6ª Ed.

Teixeira, Sebastião (2013) “Gestão das organizações”, Escolar Editora, 3ª ed.

Weinrich (1994) “Global management”, McGraw-Hill, 3ª Ed.

Textos a disponibilizar aos alunos:

Abreu, M (2012) “Marketing Conceitos Fundamentais”.

Abreu, M., Silva, G. e Marques, JP. (2019) “O Método do Caso”.

Calheiros A. (2015) “Liderança”.

Calheiros, A. (2019) “A Gestão de pessoas”.

Marques, JP. e Silva, G. (1998) “A motivação dos recursos humanos”.

Silva, G. (2020) “Caderno de casos”.