A Licenciatura em Engenharia Informática – Curso Europeu é um curso de 3 anos em Informática para estudantes que desejam estudar em dois países europeus, possibilitando a obtenção de um duplo grau. O objetivo é preparar os alunos para papéis de liderança no desenvolvimento de sistemas de informação necessários numa Europa moderna e digital.
As instituições participantes são universidades e politécnicos na Finlândia (Turku), França (Blois e Metz), Alemanha (Hamburgo), Portugal (Coimbra), Espanha (Burgos), Roménia (Timisoara) e Itália (Veneza). Cada instituição deve fornecer essencialmente as mesmas competências nos primeiros dois anos – núcleo comum, de forma a facilitar a mobilidade dos alunos. No terceiro e último ano, os alunos frequentam um programa de especialização oferecido por cada uma das instituições.
O acordo envolve atualmente as seguintes instituições:
– Turun ammattikorkeakoulu, Turku, Finland;
– Université de Tours, France;
– Université de Lorraine, Metz/Nancy, France;
– Hochschule für Angewandte Wissenschaften, Hamburg, Germany;
– Università Ca’ Foscari Venezia, Venice, Italy;
– Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, Portugal;
– Universitatea de Vest din Timisoara, Timisoara, Romania;
– Universidad de Burgos, Burgos, Spain;
O plano curricular encontra-se organizado em seis semestres académicos, os quatro primeiros com unidades curriculares de base, comuns a todos os alunos. Os dois últimos semestres correspondem a uma especialização.
No ISEC, o último semestre do plano de estudos, inclui a unidade curricular de “Projeto”, no âmbito da qual os alunos têm a possibilidade de realizar um projeto interno com uma componente de investigação, cuja avaliação envolve um relatório e uma apresentação e defesa pública perante um júri.
Classificações Mínimas: Nota de Candidatura: 95 pontos; Provas de Ingresso: 95 pontos
Fórmula de Cálculo: Média do Secundário (65%) + Provas de Ingresso (35%)
Provas de Ingresso
Um dos seguintes conjuntos:
(16) Matemática
ou
(02) Biologia e Geologia
(16) Matemática
Em termos de perfis profissionais, a licenciatura é abrangente no que se refere à área de informática. Os graduados adquirem competências e bases para poderem vir a desempenhar, entre outras, as seguintes profissões na área das tecnologias de informação:
– Engenheiro de software;
– Engenheiro de redes informáticas;
– Engenheiro de sistemas;
– Gestor de sistemas de informação;
– Administrador de bases de dados;
– Engenheiro de multimédia;
– Gestor de Projectos de Software;
– Ensino e formação.
Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui
Português.
No terceiro ano curricular, os estudantes devem escolher uma instituição de acolhimento que ofereça uma língua de ensino diferente do Português (a língua lecionada no ISEC).
O plano de estudos da licenciatura em Engenharia Informática – Curso Europeu desenvolve-se ao longo de seis semestres. Nos quatro primeiros semestres, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos genéricos e práticos na área da Engenharia Informática, Matemática e Contexto-Sócio Profissional que inclui formação em Línguas Estrangeiras e Gestão. Os dois últimos semestres são de especialização, com unidades curriculares que permitem o desenvolvimento de competências específicas.
Paralelamente, o plano de estudos permite a aquisição de competências transversais como sejam: a capacidade de resolver problemas em situações novas e não familiares, a capacidade de aprender ao longo da vida com elevado grau de autonomia, a capacidade de comunicar oralmente e por escrito, a aptidão para trabalhar em equipa, entre outras. De referir que os objetivos de aprendizagem e as competências anteriormente referidas, são adquiridos e desenvolvidos nas diferentes aulas (teóricas, teórico-práticas e práticas/laboratoriais), bem como nas horas de trabalho autónomo.