Objetivos do Curso
Objetivos gerais do CE:
Oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde os conhecimentos obtidos ao nível da licenciatura nas áreas do marketing e da comunicação, possibilitando a sua aplicação e desenvolvimento em contextos originais, complexos e multidisciplinares;
Fomentar a investigação aplicada e o desenvolvimento de natureza profissional de alto nível;
Dotar os alunos de métodos e técnicas de análise, planeamento, implementação e controlo atualizados e avançados;
Estimular a reflexão e o espírito crítico no diagnóstico e desenvolvimento de soluções;
Fomentar a comunicação de conclusões, bem como dos conhecimentos e dos raciocínios a elas subjacentes, com clareza e sem ambiguidades a diferentes públicos;
Ter desenvolvido as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de modo auto-orientado e autónomo.
Possibilitar o prosseguimento de estudos de jovens licenciados e de profissionais com necessidades de aprofundamento de competências, com vista à melhoria do seu desempenho.
Estrutura curricular:
O ciclo de estudos, que tem como áreas científicas predominantes o Marketing e as Ciências da Comunicação, com a Classificação Nacional das Áreas de Educação e Formação (CNAEF) de 342 (principal) e 347 (secundária), assegura, predominantemente, a aquisição, pelo estudante, de uma especialização de natureza profissional.
O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra: a) Um curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, denominado curso de mestrado, a que corresponde 60 créditos; b) Uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final, consoante os objetivos específicos visados, nos termos que sejam fixados pelas respetivas normas regulamentares, a que corresponde 48 créditos e uma unidade curricular articulada com a primeira de 12 créditos.
A estrutura do curso assenta num conjunto de 30 ECTS de tronco comum contento as matérias estruturantes para as áreas do Marketing e da Comunicação e o 2º semestre apresenta a divisão da turma por Especializações. Cada ramo apresenta duas UC obrigatórias e três optativas (podendo estas corresponder às UC obrigatórias do outro ramo). O 2º ano é inteiramente dedicado à elaboração do trabalho final, numa das três tipologias que a lei prevê (Estágio/Projeto/Dissertação). Nesse ano, são ainda oferecidos seminários sobre metodologias de investigação, para suporte ao trabalho final. O trabalho final é defendido perante um júri, nos termos do regulamento do ciclo de estudos.
Condições de Acesso e Ingresso
O acesso faz-se conforme o disposto no Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do IPC.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Gestor de Marketing e Comunicação
Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aquiLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Com uma abordagem integradora das variáveis fundamentais que constituem o marketing-mix, o Mestrado em Marketing e Comunicação conjuga numa formação pós-graduada as competências em termos de inovação e desenvolvimento de produtos e marcas (product), gestão de preços (price) e gestão dos canais de distribuição (placement), com as que dizem respeito às diferentes ferramentas que constituem a comunicação integrada de marketing (promotion).
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Mestrado em Marketing e Comunicação, Especialização Comunicação de Marketing dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Especialização: Comunicação de Marketing
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Comportamento Organizacional | 20040077 | 6 | 1º S |
Identidade, Cultura e Mercados | 20039977 | 6 | 1º S |
Marketing Estratégico | 20039955 | 6 | 1º S |
Marketing Research | 20039999 | 6 | 1º S |
Planeamento e Gestão Estratégica da Comunicação | 20021935 | 6 | 1º S |
Gestão e Comunicação da Marca | 20040012 | 6 | 2º S |
Técnicas de Comunicação de Marketing | 20021954 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Análise de Dados Multivariada | 20040195 | 6 | 2º S |
Comunicação e Responsabilidade Social Empresarial | 20021993 | 6 | 2º S |
Direito de Marketing | 20038438 | 6 | 2º S |
e-Marketing | 20040055 | 6 | 2º S |
Gestão de Equipas de Trabalho | 20040099 | 6 | 2º S |
Inovação e Desenvolvimento de Produtos | 20040034 | 6 | 2º S |
Relações com os Media | 20021971 | 6 | 2º S |
Sistemas de Apoio à Decisão em Marketing | 20040210 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Projecto/Estágio | 20022033 | 48 | Anual |
Seminário | 20022011 | 12 | 1º S |