Objetivos do Curso
O principal objectivo da Licenciatura em Dietética e Nutrição consiste na formação com elevado nível de competência técnica e científica O ciclo de estudos pretende dotar os alunos de competências para “aplicação de conhecimentos de nutrição e dietética na saúde em geral e na educação de grupos e indivíduos, quer em situação de bem-estar quer na doença, designadamente no domínio da promoção e tratamento e da gestão de recursos alimentares ”, desenvolvendo o seu sentido prático alicerçado em sólidos conhecimentos teóricos. O ciclo de estudos consiste numa formação de largo espectro, abrangendo diversas áreas da Dietética e Nutrição, permitindo aos licenciados aptidão para exercer a sua atividade na área Clínica, Comunitária e Gestão, num exercício profissional independente, integrado e cooperativo em equipas multidisciplinares. Pretende-se ainda que adquiram formação adequada para que possam prosseguir os seus estudos em cursos de Mestrado, Doutoramento e/ou na área da investigação.
Condições de Acesso e Ingresso
Concurso nacional de acesso ao ensino superior público, com as provas de ingresso num dos seguintes conjuntos:
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
ou
02 Biologia e Geologia
16 Matemática
Para a candidatura é necessária a classificação mínima de 95 pontos nas provas de ingresso e na nota de candidatura, expressa numa escala de 0 a 200 pontos.
A fórmula de cálculo contempla 50% da média do secundário e 50% das provas de ingresso.
A preferência regional corresponde a 20% das vagas, para as áreas de influência de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
A conclusão do plano de estudos da licenciatura em Dietética e Nutrição dá direito ao acesso à profissão de Dietista regulamentada pelo Decreto-Lei 320/99 de 11 de Agosto.
Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aquiLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Portuguesa
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
O perfil de competências genéricas a adquirir tem como referência as definidas na Portaria nº 782/2009 O perfil definido deve respeitar os conteúdos profissionais constantes na legislação portuguesa para o Dietista (Decreto-Lei nº564/99) Um aspecto essencial é não só o facto de esta ser a profissão/ensino mais antigo em Portugal, no âmbito da Nutrição e Dietética, mas também esta formação estar perfeitamente contextualizada a nível europeu. A integração no espaço europeu onde estão bem definidos os profissionais que desenvolvem actividade nesta área – Dietitians, com códigos de ética definidos e com um ensino regulado e que está acessível através do documento da The Quality Assurance Agency for the Higher Education. O relatório da EFAD: Education programmes and work of dietitians in the member states of EFAD, define as áreas de intervenção e define directrizes para esta área Espera-se que o licenciado tenha capacidade técnica para intervir na áreas: Clínica,Saúde Pública ou Comunitária, Gestão e Restauração Pública e Colectiva. As competências são adquiridas ao longo do ciclo de estudos, desenvolvem-se desde um ensino mais teórico de bases cientificas da Dietética e Nutrição no 1º ano (saber-saber) para um ensino com uma grande componente prática em que o aluno tem oportunidade de realizar as diferentes técnicas de intervenção nutricional mas também contactar com as diferentes equipas multidisplinares e populações. No 2ºano desenvolve-se as competências da comunicação/empatia (saber estar e saber ser). O 2.º e o 3.º ano centram-se em unidades curriculares com especificidade prática promovendo a capacidade de reflexão, raciocínio critico sistemático e capacidade de resolução de problemas assim como, a capacidade de compreender as circunstâncias individuais/colectivas sobre o ponto de vista nutricional. No 2.º semestre do 3.º ano do ciclo de estudos, no Estágio em Nutrição e Dietética I, os alunos contactam e compreendem as diversas áreas de intervenção do Dietista, nomeadamente: área Clínica, área da Saúde Publica, área da Pediatria, área da Restauração e a área da Nutrição Comunitária. O 4.º ano do ciclo de estudos é a aplicação prática em contexto real de trabalho de toda a formação adquirida nos anos anteriores do ciclo de estudos. Assim como, a Investigação Aplicada é o culminar da componente cientifica na vertente da investigação em Dietética e Nutrição Ao longo do ciclo de estudos o aluno é submetido a diferentes avaliações escritas e práticas que permitem saber se os objectivos específicos das unidades curriculares e do ciclo de estudos no geral estão a ser cumpridos. As competências adquiridas são avaliadas na prática com casos clínicos, trabalhos práticos (auditoria) ou em roleplay. A avaliação da unidade curricular de Estágio em Nutrição e Dietética II permite aferir se o aluno atingiu os objectivos e adquiriu as competências exigidas para o ciclo de estudo
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O grau de licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados.
Coordenador(es) do Curso
Tronco Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Anatomofisiologia I | 41004570 | 6 | 1º S |
Bioestatística | 41004609 | 6 | 1º S |
Biologia Celular e Molecular | 41004592 | 4 | 1º S |
Bioética e Deontologia Profissional | 41004626 | 3 | 1º S |
Psicologia das Relações Interpessoais | 41004581 | 4 | 1º S |
Química Alimentar | 41004615 | 3 | 1º S |
Sociologia e História da Alimentação | 41004637 | 4 | 1º S |
Anatomofisiologia II | 41004648 | 6 | 2º S |
Bioquímica I | 41004663 | 5 | 2º S |
Bromatologia | 40008602 | 4 | 2º S |
Composição Nutricional dos Alimentos | 41004691 | 3 | 2º S |
Nutrição Humana | 41004674 | 4 | 2º S |
Patologia Aplicada à Nutrição | 41004680 | 5 | 2º S |
Psicologia da Saúde | 41004652 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Alimentação Colectiva e Restauração | 41004727 | 4 | 1º S |
Bioquímica II | 41004705 | 5 | 1º S |
Educação Alimentar e Modulação do Comportamento | 41004738 | 4 | 1º S |
Epidemiologia Nutricional | 41004716 | 4 | 1º S |
Imunologia | 40008698 | 4 | 1º S |
Metodologias de Avaliação do Estado Nutricional | 41004751 | 4 | 1º S |
Microbiologia Alimentar | 41004749 | 5 | 1º S |
Empreendedorismo e Marketing em Nutrição | 41004828 | 3 | 2º S |
Farmacologia | 41004817 | 5 | 2º S |
Gestão de Recursos e Sustentabilidade Alimentar | 41004762 | 3 | 2º S |
Higiene e Segurança Alimentar | 41004806 | 4 | 2º S |
Nutrição Materno-Infantil | 41004773 | 5 | 2º S |
Planeamento e Avaliação de Refeições | 41004784 | 5 | 2º S |
Terapêutica Nutricional e Dietética I | 41004790 | 5 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Alimentação Funcional e Nutracêuticos | 41004861 | 4 | 1º S |
Gastrotecnia e Dietética Experimental | 41004845 | 4 | 1º S |
Nutrição Comunitária e Saúde Pública | 41004883 | 4 | 1º S |
Nutrição no Envelhecimento | 41004894 | 5 | 1º S |
Qualidade Alimentar e Certificação | 41004839 | 4 | 1º S |
Terapêutica Nutricional e Dietética II | 41004872 | 5 | 1º S |
Toxicologia Alimentar | 41004850 | 4 | 1º S |
Genética e Epigenética | 41004929 | 5 | 2º S |
Metodologias de Investigação | 41004954 | 4 | 2º S |
Nutrição Entérica e Parentérica | 41004946 | 4 | 2º S |
Nutrição no Desporto | 41004935 | 4 | 2º S |
Política Nutricional | 41004960 | 4 | 2º S |
Tecnologia e Inovação Alimentar Aplicada à Nutrição | 41004907 | 4 | 2º S |
Terapêutica Nutricional e Dietética III | 41004918 | 5 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Investigação Aplicada em Dietética e Nutrição | 41004971 | 6 | Anual |
Estágio em Dietética e Nutrição I | 41004982 | 27 | 1º S |
Estágio em Dietética e Nutrição II | 41004993 | 27 | 2º S |