Licenciatura em Dietética e Nutrição

Objetivos do Curso

O principal objectivo da Licenciatura em Dietética e Nutrição consiste na formação com elevado nível de competência técnica e científica O ciclo de estudos pretende dotar os alunos de competências para “aplicação de conhecimentos de nutrição e dietética na saúde em geral e na educação de grupos e indivíduos, quer em situação de bem-estar quer na doença, designadamente no domínio da promoção e tratamento e da gestão de recursos alimentares ”, desenvolvendo o seu sentido prático alicerçado em sólidos conhecimentos teóricos. O ciclo de estudos consiste numa formação de largo espectro, abrangendo diversas áreas da Dietética e Nutrição, permitindo aos licenciados aptidão para exercer a sua atividade na área Clínica, Comunitária e Gestão, num exercício profissional independente, integrado e cooperativo em equipas multidisciplinares. Pretende-se ainda que adquiram formação adequada para que possam prosseguir os seus estudos em cursos de Mestrado, Doutoramento e/ou na área da investigação.

Condições de Acesso e Ingresso

Concurso nacional de acesso ao ensino superior público, com as provas de ingresso num dos seguintes conjuntos:
Um dos seguintes conjuntos:
02 Biologia e Geologia
07 Física e Química
ou
02 Biologia e Geologia
16 Matemática

Para a candidatura é necessária a classificação mínima de 95 pontos nas provas de ingresso e na nota de candidatura, expressa numa escala de 0 a 200 pontos.

A fórmula de cálculo contempla 50% da média do secundário e 50% das provas de ingresso.

A preferência regional corresponde a 20% das vagas, para as áreas de influência de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

A conclusão do plano de estudos da licenciatura em Dietética e Nutrição dá direito ao acesso à profissão de Dietista regulamentada pelo Decreto-Lei 320/99 de 11 de Agosto.

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Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Portuguesa

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O perfil de competências genéricas a adquirir tem como referência as definidas na Portaria nº 782/2009 O perfil definido deve respeitar os conteúdos profissionais constantes na legislação portuguesa para o Dietista (Decreto-Lei nº564/99) Um aspecto essencial é não só o facto de esta ser a profissão/ensino mais antigo em Portugal, no âmbito da Nutrição e Dietética, mas também esta formação estar perfeitamente contextualizada a nível europeu. A integração no espaço europeu onde estão bem definidos os profissionais que desenvolvem actividade nesta área – Dietitians, com códigos de ética definidos e com um ensino regulado e que está acessível através do documento da The Quality Assurance Agency for the Higher Education. O relatório da EFAD: Education programmes and work of dietitians in the member states of EFAD, define as áreas de intervenção e define directrizes para esta área Espera-se que o licenciado tenha capacidade técnica para intervir na áreas: Clínica,Saúde Pública ou Comunitária, Gestão e Restauração Pública e Colectiva. As competências são adquiridas ao longo do ciclo de estudos, desenvolvem-se desde um ensino mais teórico de bases cientificas da Dietética e Nutrição no 1º ano (saber-saber) para um ensino com uma grande componente prática em que o aluno tem oportunidade de realizar as diferentes técnicas de intervenção nutricional mas também contactar com as diferentes equipas multidisplinares e populações. No 2ºano desenvolve-se as competências da comunicação/empatia (saber estar e saber ser). O 2.º e o 3.º ano centram-se em unidades curriculares com especificidade prática promovendo a capacidade de reflexão, raciocínio critico sistemático e capacidade de resolução de problemas assim como, a capacidade de compreender as circunstâncias individuais/colectivas sobre o ponto de vista nutricional. No 2.º semestre do 3.º ano do ciclo de estudos, no Estágio em Nutrição e Dietética I, os alunos contactam e compreendem as diversas áreas de intervenção do Dietista, nomeadamente: área Clínica, área da Saúde Publica, área da Pediatria, área da Restauração e a área da Nutrição Comunitária. O 4.º ano do ciclo de estudos é a aplicação prática em contexto real de trabalho de toda a formação adquirida nos anos anteriores do ciclo de estudos. Assim como, a Investigação Aplicada é o culminar da componente cientifica na vertente da investigação em Dietética e Nutrição Ao longo do ciclo de estudos o aluno é submetido a diferentes avaliações escritas e práticas que permitem saber se os objectivos específicos das unidades curriculares e do ciclo de estudos no geral estão a ser cumpridos. As competências adquiridas são avaliadas na prática com casos clínicos, trabalhos práticos (auditoria) ou em roleplay. A avaliação da unidade curricular de Estágio em Nutrição e Dietética II permite aferir se o aluno atingiu os objectivos e adquiriu as competências exigidas para o ciclo de estudo

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O grau de licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados.

Coordenador(es) do Curso

Tronco Comum

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Anatomofisiologia I 41004570 6 1º S
Bioestatística 41004609 6 1º S
Biologia Celular e Molecular 41004592 4 1º S
Bioética e Deontologia Profissional 41004626 3 1º S
Psicologia das Relações Interpessoais 41004581 4 1º S
Química Alimentar 41004615 3 1º S
Sociologia e História da Alimentação 41004637 4 1º S
Anatomofisiologia II 41004648 6 2º S
Bioquímica I 41004663 5 2º S
Bromatologia 40008602 4 2º S
Composição Nutricional dos Alimentos 41004691 3 2º S
Nutrição Humana 41004674 4 2º S
Patologia Aplicada à Nutrição 41004680 5 2º S
Psicologia da Saúde 41004652 3 2º S

Ano curricular: 4
Unidade curricular Código ECTS Período
Investigação Aplicada em Dietética e Nutrição 41004971 6 Anual
Estágio em Dietética e Nutrição I 41004982 27 1º S
Estágio em Dietética e Nutrição II 41004993 27 2º S