Management and Conservation of Ecosystems

Teaching Methodologies

Os conteúdos programáticos foram elaborados a partir dos objectivos de aprendizagem.

Learning Results

As a result of the learning process is intended that the student:
1. Knows the framework of the conservationists movements;
2. Knows the scientific facts and foundations that have stimulated the development of legal measures for the conservation of nature;
3. Knows the legal and administrative organization of conservationism in Portugal;
4. Knows the main values to preserve the specific level in Portugal;
5. Knows the main values to preserve the ecosystem level in Portugal and in the World;
6. Knows the means for the management of biodiversity.

Program

1. Enquadramento cultural. 1.1 Filosofia ética do conservacionismo. 1.2 Origens e motivações literárias das primeiras classificações de “monumentos naturais” 1.3 Consequências culturais da perda de biodiversidade.
2. Fundamentos científicos do conservacionismo. 2.1 Especiação e extinção 2.2 Análise comparativa das taxas pré-históricas e históricas de extinção. 2.3 Consequências materiais da perda de biodiversidade. 2.4 Medidas a implementar para a Conservação.
3. Enquadramento jurídico-administrativo do conservacionismo ambiental. 3.1 Legislação nacional e internacional. 3.2. Organização das áreas classificadas em Portugal.
4. Biodiversidade específica. 4.1 Ecologia, corologia e gestão das espécies ameaçadas da flora portuguesa. 4.2 Ecologia, corologia e gestão das espécies ameaçadas da fauna portuguesa.
5. Biodiversidade ecossistémica. 5.1 As grandes categorias de habitats naturais e semi-naturais ao nível mundial, europeu e ibérico. 5.2 Ecologia, corologia e Gestão

Grading Methods

Avaliação por Exame
  • - Exame Teórico-Prático - 75.0%
  • - Trabalho Prático - 25.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste Teórico-Prático - 75.0%
  • - Trabalho Prático - 25.0%

Internship(s)

NAO

Bibliography

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Lomolino, M.V., Riddle, B.R. & Brown, J.H. 2006. Biogeography. Sunderland: Sinauer Associates, Inc.

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