Learning Results
• Analisar a “inovação” como processo interactivo e dinâmico.
• Discutir o contexto inovador nacional e competitivo, tendo presente a sociedade e economia baseadas no
conhecimento.
• Apresentar a inovação como função estratégica, focando as diferentes alternativas de uma empresa aceder à
tecnologia e à inovação.
• Caracterizar o processo de desenvolvimento de novos produtos.
• Compreender as diferentes formas de proteger a propriedade intelectual e os mecanismos de financiamento
da I&D e da inovação.
• Identificar as características culturais da empresa inovadora.
Competências a adquirir:
Descrever o processo de inovação
Efectuar auditorias tecnológicas
Distinguir diferentes modos e estratégias de inovação
Program
1- Innovation and process management
2- National and competitive context of innovation
3- Strategic management of innovation
4- New product development
5- Intellectual property and its protection
6- Marketing and new product development
7- Funding innovation
8- The innovative firm’s culture
Internship(s)
NAO
Bibliography
Trott, Paul (2008) “Innovation Management and New Product Development”, 4ª ED, Pearson.
Tidd, J., Bessant, J. e Pavitt, K. (2003), Gestão da Inovação – Integração das mudanças tecnológicas, de
mercado e organizacionais, Monitor, Lisboa.
Takahashi, S. e Takahashi, V. P. (2007) Gestão de Inovação de Produtos, Campus, Rio de Janeiro.
Neves, Eurico (1997), “Inovar sem risco”, editorial Presença, Lisboa.