Objetivos do Curso
– Oferecer uma formação que desenvolva e aprofunde os conhecimentos obtidos ao nível do ensino secundário na área de marketing, apoiada em materiais de ensino de nível avançado, que proporcionem, em alguns domínios daquela área, saberes considerados de ponta;
– Fomentar a aplicação de conhecimentos e competências adquiridos na área de marketing, evidenciando uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido nessa área;
– Permitir a resolução de problemas na área de marketing, devidamente fundamentada numa argumentação adequada;
– Fornecer a capacidade de colher e tratar informação relevante que baseie a emissão de juízos e a construção de soluções numa lógica multidimensional, considerando aspetos sociais, científicos e éticos;
– Fomentar a capacidade de comunicação com clareza e sem ambiguidades com diferentes públicos;
– Desenvolver as competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Condições de Acesso e Ingresso
Provas de ingresso (uma das seguintes provas):
04 Economia ou 18 Português ou 16 Matemática;
Classificação mínima:
Nota de candidatura: 95 pontos;
Provas de ingresso: 95 pontos.
Fórmula de cálculo:
Média do secundário: 65 %
Provas de ingresso: 35%.
Pré-requisitos de seriação – Não aplicável.
Preferência regional (área de influência): Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu; percentagem de vagas: 30%.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
O licenciado em Marketing fica habilitado a desempenhar, num amplo espetro de organizações, públicas ou privadas, um conjunto bastante diversificado de funções, designadamente:
– Diretor de marketing;
– Diretor comercial;
– Gestor de marca;
– Gestor de produto;
– Gestor de clientes;
– Gestor comercial;
– Gestor de pontos de venda;
– Gestor de comunicação de marketing;
– Especialista de marketing digital;
– Especialista de pesquisa de marketing;
– Consultor de marketing.
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português.
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Tendo em vista os objetivos gerais do ciclo de estudos, a estrutura curricular e o plano de estudos foram concebidos de modo a que o licenciado em Marketing desenvolva os seguintes objetivos de aprendizagem e competências:
– Possuir uma base alargada de conhecimentos na área da Gestão, em geral, e do Marketing, em particular, que vão para além dos obtidos ao nível do ensino secundário;
– Aplicar os conhecimentos e as competências adquiridos na resolução de problemas da sua área de intervenção, evidenciando uma abordagem profissional e desenvolvendo soluções fundamentadas numa argumentação adequada;
– Ter capacidade de recolher e tratar informação relevante que baseie a emissão de juízos e a construção de soluções, considerando aspetos sociais, científicos e éticos;
– Ter capacidade de trabalhar individualmente e em grupo;
– Ter capacidade de comunicar de forma adequada com diferentes públicos;
– Ter capacidade de aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O grau de licenciado permite o acesso ao 2.º ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre.
Coordenador(es) do Curso
Tronco Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Comportamento do Consumidor | 31000044 | 6 | Anual S |
Estatística | 31000983 | 6 | Anual S |
Gestão de Produtos e Marcas | 31000056 | 6 | Anual S |
Introdução à Gestão | 31000939 | 6 | Anual S |
Introdução ao Marketing | 31000033 | 6 | Anual S |
Macroeconomia | 31000945 | 6 | Anual S |
Matemática | 31000950 | 6 | Anual S |
Microeconomia | 31000972 | 6 | Anual S |
Multimédia | 31000067 | 6 | Anual S |
Tecnologias de Informação | 31000961 | 6 | Anual S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Avaliação e Gestão de Projetos | 31000121 | 6 | Anual S |
Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos | 31000994 | 6 | Anual S |
Comunicação de Marketing | 31000089 | 6 | Anual S |
Contabilidade Financeira | 31001001 | 6 | Anual S |
Direito Comercial | 31001023 | 6 | Anual S |
Gestão da Distribuição | 31000078 | 6 | Anual S |
Gestão de Preços | 31000110 | 6 | Anual S |
Gestão de Vendas | 31000104 | 6 | Anual S |
Gestão Estratégica | 31001012 | 6 | Anual S |
Pesquisa de Marketing | 31000095 | 6 | Anual S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Contabilidade de Gestão e Sistemas de Controlo | 31000132 | 6 | Anual S |
Direito de Marketing | 31000157 | 6 | Anual S |
Empreendedorismo e Criação de Empresas | 31001034 | 6 | Anual S |
Estágio | 31000179 | 18 | Anual S |
Marketing de Serviços | 31001040 | 6 | Anual S |
Marketing Digital | 31000143 | 6 | Anual S |
Marketing Internacional | 31000168 | 6 | Anual S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Controlo de Marketing | 31000185 | 3 | Anual S |
Direito do Consumidor | 31000231 | 6 | Anual S |
Economia da Empresa | 31000220 | 3 | Anual S |
Finanças | 31000214 | 3 | Anual S |
Gestão da Qualidade | 31001055 | 6 | Anual S |
Marketing Territorial | 31000203 | 3 | Anual S |
Simulação de Marketing | 31000196 | 3 | Anual S |