Licenciatura em Educação Básica

Objetivos do Curso

A Licenciatura em Educação Básica tem essencialmente vocação preparatória para os mestrados profissionalizantes que conferem habilitação para a docência no Pré-escolar e Ensino dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português), com base o Decreto-lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro. Visa-se promover uma formação de profissionais com competências de resolução de problemas, de trabalho em equipa, desenvolvendo-lhes comportamento ético. Pretende-se preparar cidadãos intelectualmente exigentes, informados, responsáveis e etivamente envolvidos no desenvolvimento cultural, educacional e social da comunidade.
Com esta licenciatura, o/a estudante sairá com competências que lhe permitirão, por exemplo,
participar em projetos educativos em contextos formais ou não formais e desempenhar funções de
apoio, de acompanhamento e integração socioeducativa em diversos contextos educativos como
creches, jardins-de-infância e escolas.

Condições de Acesso e Ingresso

PROVAS DE INGRESSO
Um dos seguintes conjuntos:
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais + 18 Português OU
19 Matemática A + 18 Português OU
16 Matemática + 18 Português

CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Média do ensino secundário: 50% Prova(s)de ingresso: 50%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável
PREFERÊNCIA REGIONAL:
Área de influência: Aveiro, Coimbra
Percentagem das Vagas: 50%
PREFERÊNCIA HABILITACIONAL:
Cursos com acesso preferencial: 602 – Cursos Técnico-Profissionais (Todos os Cursos), 842 – Agrupamento 4 / Animação Social, G80 – Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL nº 74/2004
Percentagem de Vagas: 30%

Saídas Profissionais e Empregabilidade

– Ingressar em cursos de 2.º Ciclo (mestrado) que habilitam para o exercício profissional docente ao nível da Educação Pré-Escolar e dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico;
– Desempenhar funções de técnico de educação em diversos contextos educativos como creches, jardins de infância e escolas;
– Participar em projetos educativos em situações formais e não-formais;
– Acompanhar atividades educativas (e.g., estudo acompanhado);
– Prestar apoio a bibliotecas;
– Participar em projetos de inovação pedagógica e de investigação;
– Elaborar e avaliar recursos didáticos;
– Elaborar recursos de divulgação e formação cultural;
– Promover atividades de salvaguarda do ambiente, património, saúde, identidade cultural e linguística;
– Prestar apoio a imigrantes na sua inserção, tendo em conta, nomeadamente, a aprendizagem da língua e da cultura.

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Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os/as alunos/as de Educação Básica deverão desenvolver conhecimentos nos domínios científicos de língua portuguesa, matemática e expressões. Para além disso, desenvolverão aptidões nas áreas
científicas das ciências sociais, ciências da natureza e ciências da educação. São ainda objetivos preparar os/as estudantes para as realidades de ensino do pré-escolar ao 2º ciclo do ensino básico.
Estes objetivos operacionalizam-se através de unidades curriculares teórico-práticas, com componentes prática e laboratorial e de estágio, destes domínios científicos, com o peso, em ECTS, correspondente à representatividade dessas áreas científicas, de acordo com o Decreto-lei 79/2014 de 14 de maio.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Licenciatura em Educação Básica dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso

Tronco Comum

Ano curricular: 1
Unidade curricular Código ECTS Período
Artes Visuais 21016669 6 1º S
Expressão Dramática 21016675 6 1º S
Fundamentos do Pensamento Educativo 21016697 3 1º S
Matemática I 21016704 6 1º S
Português I 21016710 6 1º S
Sociedade e Cultura 21016721 3 1º S
Educação Física e Didática da Educação Física 21016732 9 2º S
Literatura I 21016743 6 2º S
Matemática II 21016757 6 2º S
Observação e Intervenção Educativa I 21016768 3 2º S
Saúde, Ambiente e Consumo 21016779 6 2º S

Ano curricular: 2
Unidade curricular Código ECTS Período
História e Geografia I 21016785 6 1º S
Matemática III 21016796 6 1º S
Observação e Intervenção Educativa II 21016800 3 1º S
Português II 21016811 6 1º S
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação 21016822 6 1º S
Tecnologias Digitais em Educação 21016833 3 1º S
Dança 21016844 6 2º S
Literatura para a Infância 21016856 6 2º S
Matemática IV 21016867 6 2º S
Música 21016878 6 2º S
Observação e Intervenção Educativa III 21016889 3 2º S
Opção 1 (2º Ano - 2º Semestre)
Unidade curricular Código ECTS Período
Ambiente e Educação 21017039 3 2º S
Laboratório de Primeiros Socorros 21017028 3 2º S
Resiliência e Saúde 21017045 3 2º S
Sexualidade, Saúde e Educação 21017050 3 2º S

Ano curricular: 3
Unidade curricular Código ECTS Período
Ciências da Natureza 21016895 6 1º S
História e Geografia II 21016901 6 1º S
Literatura II 21016912 6 1º S
Matemática V 21016923 6 1º S
Observação e Intervação Educativa IV 21016934 3 1º S
Didática da História e da Geografia 21016940 3 2º S
Didática da Matemática 21016955 3 2º S
Didática das Ciências da Natureza 21016966 3 2º S
Didática das Expressões Artísticas 21016977 3 2º S
Didática do Português 21016988 3 2º S
Educação Inclusiva e Intercultural 21016999 3 2º S
Observação e Intervação Educativa V 21017006 6 2º S
Pedagogia e Currículo 21017017 6 2º S
Opção 2 (3º Ano - 1º Semestre)
Unidade curricular Código ECTS Período
Comunicação e Expressão Oral 21017061 3 1º S
Representações na Matemática Elementar 21017072 3 1º S