Objetivos do Curso
A Licenciatura em Educação Básica tem essencialmente vocação preparatória para os mestrados profissionalizantes que conferem habilitação para a docência no Pré-escolar e Ensino dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português), com base o Decreto-lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro. Visa-se promover uma formação de profissionais com competências de resolução de problemas, de trabalho em equipa, desenvolvendo-lhes comportamento ético. Pretende-se preparar cidadãos intelectualmente exigentes, informados, responsáveis e etivamente envolvidos no desenvolvimento cultural, educacional e social da comunidade.
Com esta licenciatura, o/a estudante sairá com competências que lhe permitirão, por exemplo,
participar em projetos educativos em contextos formais ou não formais e desempenhar funções de
apoio, de acompanhamento e integração socioeducativa em diversos contextos educativos como
creches, jardins-de-infância e escolas.
Condições de Acesso e Ingresso
PROVAS DE INGRESSO
Um dos seguintes conjuntos:
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais + 18 Português OU
19 Matemática A + 18 Português OU
16 Matemática + 18 Português
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Média do ensino secundário: 50% Prova(s)de ingresso: 50%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável
PREFERÊNCIA REGIONAL:
Área de influência: Aveiro, Coimbra
Percentagem das Vagas: 50%
PREFERÊNCIA HABILITACIONAL:
Cursos com acesso preferencial: 602 – Cursos Técnico-Profissionais (Todos os Cursos), 842 – Agrupamento 4 / Animação Social, G80 – Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL nº 74/2004
Percentagem de Vagas: 30%
Saídas Profissionais e Empregabilidade
– Ingressar em cursos de 2.º Ciclo (mestrado) que habilitam para o exercício profissional docente ao nível da Educação Pré-Escolar e dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico;
– Desempenhar funções de técnico de educação em diversos contextos educativos como creches, jardins de infância e escolas;
– Participar em projetos educativos em situações formais e não-formais;
– Acompanhar atividades educativas (e.g., estudo acompanhado);
– Prestar apoio a bibliotecas;
– Participar em projetos de inovação pedagógica e de investigação;
– Elaborar e avaliar recursos didáticos;
– Elaborar recursos de divulgação e formação cultural;
– Promover atividades de salvaguarda do ambiente, património, saúde, identidade cultural e linguística;
– Prestar apoio a imigrantes na sua inserção, tendo em conta, nomeadamente, a aprendizagem da língua e da cultura.
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os/as alunos/as de Educação Básica deverão desenvolver conhecimentos nos domínios científicos de língua portuguesa, matemática e expressões. Para além disso, desenvolverão aptidões nas áreas
científicas das ciências sociais, ciências da natureza e ciências da educação. São ainda objetivos preparar os/as estudantes para as realidades de ensino do pré-escolar ao 2º ciclo do ensino básico.
Estes objetivos operacionalizam-se através de unidades curriculares teórico-práticas, com componentes prática e laboratorial e de estágio, destes domínios científicos, com o peso, em ECTS, correspondente à representatividade dessas áreas científicas, de acordo com o Decreto-lei 79/2014 de 14 de maio.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Licenciatura em Educação Básica dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Tronco Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Artes Visuais | 21016669 | 6 | 1º S |
Expressão Dramática | 21016675 | 6 | 1º S |
Fundamentos do Pensamento Educativo | 21016697 | 3 | 1º S |
Matemática I | 21016704 | 6 | 1º S |
Português I | 21016710 | 6 | 1º S |
Sociedade e Cultura | 21016721 | 3 | 1º S |
Educação Física e Didática da Educação Física | 21016732 | 9 | 2º S |
Literatura I | 21016743 | 6 | 2º S |
Matemática II | 21016757 | 6 | 2º S |
Observação e Intervenção Educativa I | 21016768 | 3 | 2º S |
Saúde, Ambiente e Consumo | 21016779 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
História e Geografia I | 21016785 | 6 | 1º S |
Matemática III | 21016796 | 6 | 1º S |
Observação e Intervenção Educativa II | 21016800 | 3 | 1º S |
Português II | 21016811 | 6 | 1º S |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação | 21016822 | 6 | 1º S |
Tecnologias Digitais em Educação | 21016833 | 3 | 1º S |
Dança | 21016844 | 6 | 2º S |
Literatura para a Infância | 21016856 | 6 | 2º S |
Matemática IV | 21016867 | 6 | 2º S |
Música | 21016878 | 6 | 2º S |
Observação e Intervenção Educativa III | 21016889 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Ambiente e Educação | 21017039 | 3 | 2º S |
Laboratório de Primeiros Socorros | 21017028 | 3 | 2º S |
Resiliência e Saúde | 21017045 | 3 | 2º S |
Sexualidade, Saúde e Educação | 21017050 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Ciências da Natureza | 21016895 | 6 | 1º S |
História e Geografia II | 21016901 | 6 | 1º S |
Literatura II | 21016912 | 6 | 1º S |
Matemática V | 21016923 | 6 | 1º S |
Observação e Intervação Educativa IV | 21016934 | 3 | 1º S |
Didática da História e da Geografia | 21016940 | 3 | 2º S |
Didática da Matemática | 21016955 | 3 | 2º S |
Didática das Ciências da Natureza | 21016966 | 3 | 2º S |
Didática das Expressões Artísticas | 21016977 | 3 | 2º S |
Didática do Português | 21016988 | 3 | 2º S |
Educação Inclusiva e Intercultural | 21016999 | 3 | 2º S |
Observação e Intervação Educativa V | 21017006 | 6 | 2º S |
Pedagogia e Currículo | 21017017 | 6 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Comunicação e Expressão Oral | 21017061 | 3 | 1º S |
Representações na Matemática Elementar | 21017072 | 3 | 1º S |