Base Knowledge
N/A
Teaching Methodologies
▣Classes: TP, expository and experimental physical and sports activity (AFD); PL, assessment in AFD. ▣ Exclusively continuous assessment UC [100% = 20 points]: 1. 40%: Practical exam/oral presentation; 2. 50%: Experimental practice and assessment in AFD; 3. 10%: In-person participation in PL classes (no initial time tolerance in relation to the notified time and place). ▣Frequency/continuous/periodic assessment: Approved if ≥60% out of 2 and ≥80% out of 3. ▣Exam assessment (resource/improvement/special): if you meet the following specific conditions for access to the exam [point 8 of 13. º article of the Academic Regulation of the 1st Cycle of Studies ($)] if classifications in 1 ≥30%; in 2. ≥50%; in 3. ≥ 80%. ▣ Exam with theoretical (40%/100%) and practical (60%/100%) tests. Oral admission: cf. with $.
Learning Results
1. Adquirir conhecimentos sobre objetivos, conceitos e fundamentos da Animação e Recreação Desportiva (ARD)
2. Identificar o perfil, as funções e a formação dos profissionais em AR Desportiva
3. Compreender o enquadramento legal das AR Desportiva
4. Conhecer modelos de organização de sessões de AR Desportiva e de organização de torneios com equipas
5. Vivenciar práticas corporais, Actividade Física e Desportiva a serem implementadas em sessões de AR Desportiva
6. Conhecer boas práticas de AR Desportiva com vista à promoção da atividade Desportiva e Física em contexto lúdico e a estilos de vida saudáveis
7. Demonstrar melhoria do nível de desempenho motor em habilidades de coordenação e competência motora e de condição física
8. Compreender o processo de coadjuvação na dinamização de atividades de AR Desportivas promovidas por profissionais de Ciências do Desporto.
Program
1. Conceitos e fundamentos da Animação e Recreação Desportiva (ARD)
1.1. Origem, conceitos e fundamentos
1.2. perfil, as funções e formação dos profissionais animação e recreação desportiva e em atividades física e lúdicas-motoras
1.3. Enquadramento legal das Atividades de Animação e recreação desportiva
1.4. Modelo de sessão de AR Desportiva e de organização de torneio de equipas
2. Práticas corporais, Atividade Física e Desporto em AR Desportiva
2.1. Jogos: 1) cooperativos, 2) equipa pré-desportivos; 3) tradicionais portugueses
2.2. Percursos e circuitos: 1) orientação; 2) natureza; 3) condição física; 4) Habilidade Gímnicas; 5) Habilidades de deslocamento e equilíbrio; Habilidades de Perícia e Manipulação; 6) Atletismo; 7) Coordenação Motora; 8) Capacidade percetivo-motoras.
Curricular Unit Teachers
Grading Methods
- - Laboratory work or Field work - 40.0%
- - Experimental Assessment in AFD - 50.0%
- - Attendance and Participation - 10.0%
- - Practical Component - 60.0%
- - Theoretical Component - 40.0%
Internship(s)
NAO
Bibliography
• Fundação Vale (2013). Caderno de esporte: Pedagogia da cooperação . Brasil. Ver em caderno-de-esporte-12-pedagogia-cooperacao.pdf https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000225005 – Fundação Vale – Brasil.
• Huizinga, J. (1999). Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva.
• Lança, R. (2004). Animação Desportiva e Tempos Livres, uma perspectiva de organização. Lisboa: Editorial Caminho.
• Lança, R. (2007). O Desporto e o Lazer. Lisboa: Editorial Caminho.
• Mendes, R., & Dias, G. (2013). Vamos aprender com jogos tradicionais portugueses. Santa Comba Dão: Edições Convite à Música. Ortí, J. (2004). La animación deportiva, el juego y los deportes alternativos. Barcelona:Inde.
• Ramos, A. et al (2001). Animação desportiva para jovens. Coimbra: Almedina.