Sports Animation and Recreation

Base Knowledge

N/A

Teaching Methodologies

▣Classes: TP, expository and experimental physical and sports activity (AFD); PL, assessment in AFD. ▣ Exclusively continuous assessment UC [100% = 20 points]: 1. 40%: Practical exam/oral presentation; 2. 50%: Experimental practice and assessment in AFD; 3. 10%: In-person participation in PL classes (no initial time tolerance in relation to the notified time and place). ▣Frequency/continuous/periodic assessment: Approved if ≥60% out of 2 and ≥80% out of 3. ▣Exam assessment (resource/improvement/special): if you meet the following specific conditions for access to the exam [point 8 of 13. º article of the Academic Regulation of the 1st Cycle of Studies ($)] if classifications in 1 ≥30%; in 2. ≥50%; in 3. ≥ 80%. ▣ Exam with theoretical (40%/100%) and practical (60%/100%) tests. Oral admission: cf. with $.

Learning Results

1.            Adquirir conhecimentos sobre objetivos, conceitos e fundamentos da Animação e Recreação Desportiva (ARD)

2.            Identificar o perfil, as funções e a formação dos profissionais em AR Desportiva

3.            Compreender o enquadramento legal das AR Desportiva

4.            Conhecer modelos de organização de sessões de AR Desportiva e de organização de torneios com equipas 

5.            Vivenciar práticas corporais, Actividade Física e Desportiva a serem implementadas em sessões de AR Desportiva

6.            Conhecer boas práticas de AR Desportiva com vista à promoção da atividade Desportiva e Física em contexto lúdico e a estilos de vida saudáveis

7.            Demonstrar melhoria do nível de desempenho motor em habilidades de coordenação e competência motora e de condição física

8.            Compreender o processo de coadjuvação na dinamização de atividades de AR Desportivas promovidas por profissionais de Ciências do Desporto.

Program

1. Conceitos e fundamentos da Animação e Recreação Desportiva (ARD)

1.1. Origem, conceitos e fundamentos

1.2. perfil, as funções e formação dos profissionais animação e recreação desportiva e em atividades física e lúdicas-motoras

1.3. Enquadramento legal das Atividades de Animação e recreação desportiva

1.4. Modelo de sessão de AR Desportiva e de organização de torneio de equipas

2. Práticas corporais, Atividade Física e Desporto em AR Desportiva

2.1. Jogos:  1) cooperativos, 2) equipa pré-desportivos; 3) tradicionais portugueses

2.2. Percursos e circuitos: 1) orientação; 2) natureza; 3) condição física; 4) Habilidade Gímnicas; 5) Habilidades de deslocamento e equilíbrio; Habilidades de Perícia e Manipulação; 6) Atletismo; 7) Coordenação Motora; 8) Capacidade percetivo-motoras.

Curricular Unit Teachers

Grading Methods

Continuing Evaluation
  • - Laboratory work or Field work - 40.0%
  • - Experimental Assessment in AFD - 50.0%
  • - Attendance and Participation - 10.0%
ex
  • - Practical Component - 60.0%
  • - Theoretical Component - 40.0%

Internship(s)

NAO

Bibliography

 •            Fundação Vale (2013). Caderno de esporte: Pedagogia da cooperação .   Brasil. Ver em caderno-de-esporte-12-pedagogia-cooperacao.pdf   https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000225005 – Fundação Vale – Brasil.  

•             Huizinga, J. (1999). Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva.

•             Lança, R. (2004). Animação Desportiva e Tempos Livres, uma perspectiva de organização. Lisboa: Editorial Caminho.

•             Lança, R. (2007). O Desporto e o Lazer. Lisboa: Editorial Caminho.

•             Mendes, R., & Dias, G. (2013). Vamos aprender com jogos tradicionais portugueses. Santa Comba Dão: Edições Convite à Música.   Ortí, J. (2004). La animación deportiva, el juego y los deportes alternativos. Barcelona:Inde.

•             Ramos, A. et al (2001). Animação desportiva para jovens. Coimbra: Almedina.