Economia da Empresa

Teaching Methodologies

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias

Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Resolução de exercícios/problemas e Textos Escritos;

No que diz respeito á avaliação estão previstos os seguintes métodos:

1) Avaliação periódica, compreendendo: a) Prova escrita individual. 2) Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual.

Learning Results

O objetivo central é que os alunos aprendam a pensar como economistas, enquanto decisores empresariais em diferentes tipos de mercados, desenvolvendo nos alunos a capacidade de utilizarem ferramentas de análise económica aplicada para a tomada de decisões de gestão empresarial mais eficientes e adequadas. Concretamente:

a)      Compreender a dinâmica dos mercados e a sua estrutura, e as consequências da interacção estratégica entre as empresas em termos de poder de mercado, eficiência e bem-estar.

b)      Em mercados concorrenciais os alunos deverão ser capazes de prever as entradas e saídas das empresas e deduzir a oferta das empresas e do mercado.

c)      Devem ser capazes de determinar os preços em empresas com poder de mercado e identificar as circunstâncias em que se pode praticar diferentes preços.

Program

1. Estruturas de mercado

1.1. Empresas em mercados concorrenciais.

1.2. Monopólio: a empresa com poder de mercado

1.3. Poder de mercado e conluio

2. Modelos de Oligopólios

Curricular Unit Teachers

Internship(s)

NAO

Bibliography

Barros P. (1998); Exercícios de Economia Industrial; Mc Graw-Hill Cabral L. (2001); Economia Industrial; Mc Graw-Hill.

Jones, T. (2004), Business Economics and Managerial Decision Making, John Wiley & Sons. Leão P. (2011); Economia dos Mercados e da Empresa; Escolar Editora

Mata, J. (2010); Economia da Empresa; Fundação Calouste Gulbenkian. Mata, J. (2000), Economia da Empresa, Lisboa: Fundação Gulbenkian.

Valente H., Jorge S., Resende J., Sarmento P., Varum C. e Pinho M. (2016); Economia Industrial; Teoria e exercícios práticos; Edições Sílabo.

Webster, T. (2014) Managerial economics: tools for analyzing business strategy, Lexington Books.Tirole, Jean (1994); The theory of industrial organization. Cambridge, Mass. : MIT Press.