Teaching Methodologies
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias
Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Resolução de exercícios/problemas e Textos Escritos;
No que diz respeito á avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação periódica, compreendendo: a) Prova escrita individual. 2) Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual.
Learning Results
O objetivo central é que os alunos aprendam a pensar como economistas, enquanto decisores empresariais em diferentes tipos de mercados, desenvolvendo nos alunos a capacidade de utilizarem ferramentas de análise económica aplicada para a tomada de decisões de gestão empresarial mais eficientes e adequadas. Concretamente:
a) Compreender a dinâmica dos mercados e a sua estrutura, e as consequências da interacção estratégica entre as empresas em termos de poder de mercado, eficiência e bem-estar.
b) Em mercados concorrenciais os alunos deverão ser capazes de prever as entradas e saídas das empresas e deduzir a oferta das empresas e do mercado.
c) Devem ser capazes de determinar os preços em empresas com poder de mercado e identificar as circunstâncias em que se pode praticar diferentes preços.
Program
1. Estruturas de mercado
1.1. Empresas em mercados concorrenciais.
1.2. Monopólio: a empresa com poder de mercado
1.3. Poder de mercado e conluio
2. Modelos de Oligopólios
Curricular Unit Teachers
Internship(s)
NAO
Bibliography
Barros P. (1998); Exercícios de Economia Industrial; Mc Graw-Hill Cabral L. (2001); Economia Industrial; Mc Graw-Hill.
Jones, T. (2004), Business Economics and Managerial Decision Making, John Wiley & Sons. Leão P. (2011); Economia dos Mercados e da Empresa; Escolar Editora
Mata, J. (2010); Economia da Empresa; Fundação Calouste Gulbenkian. Mata, J. (2000), Economia da Empresa, Lisboa: Fundação Gulbenkian.
Valente H., Jorge S., Resende J., Sarmento P., Varum C. e Pinho M. (2016); Economia Industrial; Teoria e exercícios práticos; Edições Sílabo.
Webster, T. (2014) Managerial economics: tools for analyzing business strategy, Lexington Books.Tirole, Jean (1994); The theory of industrial organization. Cambridge, Mass. : MIT Press.