Genetic Resources Conservation

Teaching Methodologies

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular, o processo de ensino aprendizagem assenta nas seguintes metodologias de ensino:
1. Lecionação de aulas teórico-práticas;
2. Execução de trabalhos práticos: 1) no campo; 2) em laboratório e 3) em viveiro;
3. Na pesquisa bibliográfica e na análise de artigos e relatórios sobre os conteúdos da UC;
4. Na elaboração de relatórios e apresentações relacionados com os aspetos tratados no âmbito desta unidade curricular;
Para uma melhor consolidação dos conceitos e realização dos projetos os alunos são acompanhados semanalmente em aulas de orientação tutorial.
É exigida a presença dos alunos nas aulas. O valor minímo de presenças é de 75% do número de aulas leccionadas.

Program

A citologia do cromossoma. O DNA e a informação genética. A genómica e o melhoramento florestal.
A genética qualitativa, as características qualitativas e as Leis de Mendel. A Genética quantitativa.

A Heritabilidade e as variâncias devidas ao genótipo, ao meio ambiente e sua interação. A aptidão à combinação (geral e específica).
Os Fatores de evolução, forças que afetam a variabilidade genética das populações. Os sistemas de cruzamento e a variabilidade.
A genética das populações. População em equilíbrio de Hardy-Weinberg. A seleção e o ganho genético. O melhoramento e a conservação dos recursos genéticos. As correlações genéticas.
Conservação (in situ, ex situ e adopção de estratégias de subpopulações e amostragem) e a gestão global dos recursos genéticos

Grading Methods

Avaliação Contínua
  • - Laboratory work or Field work - 10.0%
  • - Mini Tests - 80.0%
  • - Individual and/or Group Work - 10.0%

Internship(s)

NAO

Bibliography

Commission of Forest Genetic Resources. (2001). Forest Genetic Resources Management and Conservation. France as a case study. INRA, Paris, E. Teissier Cros (ed.)
Eriksson, G.; Ekberg, I., & Clapham, D. (2006). An introduction to forest genetics. SLU. http://vaxt.vbsg.slu.se/forgen/, Uppsala.
White, T.L., Adams, W.T., & Neale, D.B. (2007). Forest Genetics. CAB Internacional Oxfordshire

Collard, B., Jahufer, M., Brouwer, J., & Pang, E. (2005). An introduction to markers, quantitative trait loci (QTL) mapping and marker-assisted selection for crop improvement: The basic concepts. Euphytica 142, 169-196.
Zobel, B., & Talbert, J. (2003). Applied Forest Tree Improvement: Blackburn Press.