Internship

Base Knowledge

NÃO HA.

Teaching Methodologies

O Estágio irá desenvolver-se à volta de um projeto de espetáculo, a partir de um texto, de preferência, em 3 momentos fundamentais:
1. Sessões coletivas orientadas pelo professor/encenador;
2. Sessões em pequenos grupos em função da distribuição das personagens e tarefas a realizar;
3. trabalho individual, da responsabilidade de cada aluno que deve ser partilhado.
O professor/encenador enquadrará sempre as diferentes fases de trabalho.

A avaliação. privilegiará o trabalho de cada aluno desenvolvido ao longo do processo, assente nos seguintes critérios:
Cumprimento dos prazos estabelecidos, disciplina de trabalho, assiduidade e pontualidade – 30%;
Qualidade artística na prestação final, durante a apresentação do espetáculo – 40%;
Atitude no trabalho coletivo – 30%
Por se tratar de um estágio não é possível a avaliação por exame (Regulamento do Estágio).

Learning Results

1. Praticar/sintetizar as aprendizagens adquiridas nas unidades curriculares nucleares do trabalho artístico, nomeadamente: Análise de Texto, Articulação do Corpo e da Voz, Interpretação, Improvisação…
2. Familiarizar-se com a prática teatral em contexto profissional, no que respeita à disciplina de trabalho, trabalho coletivo, produção, cenografia, contacto com os públicos, estratégias de comunicação e demais aspetos.
3. Dominar e praticar as diferentes fases da criação de um espetáculo: projeto, escolha do texto, ensaios de mesa, ensaios no palco e a sua metodologia, de detalhe, gerais, espetáculo, correções de um espetáculo para o seguinte.
4. Criar e apresentar um espetáculo a ser apresentado ao público, se possível, entre 8 a 10 apresentações.

Program

1. Integração grupal
2. O trabalho coletivo – funções e responsabilidades
3. As diferentes valências na criação de um espetáculo
4. As competências específicas de um ator na criação de um espetáculo: seu reconhecimento e prática
5. Os contextos da prática teatral profissional
6. O público como parte integrante do processo de criação e comunicação de um espetáculo

Curricular Unit Teachers

Grading Methods

Continuing Evaluation
  • - Attendance and Participation - 30.0%
  • - Attidudes in Collective Work - 30.0%
  • - Artistic Quality - 40.0%

Internship(s)

SIM

Bibliography

Dado que o estágio será lecionado/orientado por um professor/encenador e o trabalho se centrará à volta de um texto/autor proposta da responsabilidade desse professor/encenador remete-se para o início da unidade curricular a indicação bibliográfica.